Notícias

Como a Abradisti apoia seus associados

Associação reforça atuação de todos seus Grupos de Trabalho e prepara novos estudos sobre o setor para nortear o planejamento estratégico das empresas

31/05/2021 16:50:20

O segundo semestre está chegando e continuamos imersos em um ano que impõe dificuldades, mas que segue com oportunidades aquecidas. Enquanto no ano passado grande parte das companhias brasileiras modernizaram suas infraestruturas de TI para responder às demandas de trabalho remoto e híbrido, o que refletiu no crescimento de dois dígitos no mercado de distribuição, nos próximos meses esses investimentos se mantêm entre as prioridades frente aos desafios do futuro pós-pandemia.

Diante desse cenário, a Abradisti aposta na construção de conexões mais sólidas entre todos os stakeholders da indústria e baseadas na troca de conhecimento como premissa para a entrega de valor e de experiências positivas aos clientes. Para consolidar essas relações, a entidade reafirma seu compromisso à medida que busca atuar como catalisadora de oportunidades por meio de iniciativas que visam desenvolver o capital relacional, estrutural e intelectual dos associados.

Por isso, preparamos esta síntese para você acompanhar as ações realizadas recentemente e entender quais são nossos próximos passos.

No último ano, ampliamos o Programa de Logística Reversa que concede acesso ao sistema coletivo da gestora ambiental Green Eletron, responsável pela coleta, transporte, reciclagem e destinação correta de produtos eletroeletrônicos. Desde o início de 2021, 18 empresas associadas haviam aderido ao programa, que agora já conta com 21 participantes. Um forte indicativo de que estamos no caminho certo na construção de um senso de responsabilidade coletiva sobre o destino dos resíduos eletroeletrônicos.

No aspecto jurídico, intensificamos as atividades do Grupo de Trabalho de LGPD (GT LGPD), para fornecer consultoria aos associados para implementação da Lei Geral de Proteção de Dados em parceria com o escritório de advocacia LJD, por meio do Dr. Leandro Netto, advogado especialista em direitos cibernéticos, consultor jurídico da Abradisti e sócio do LJD. O Apoio Jurídico aos associados também segue sendo assessorado pelo Dr. Halim Neto, advogado, consultor jurídico da entidade e sócio do LJD.

Cabe ressaltar o significativo resultado da atuação da entidade como articuladora na defesa dos interesses dos distribuidores de TI, impulsionando a Representatividade Setorial. É o caso da vitória na ação sobre a classificação fiscal de placas de vídeo, que fez com que a carga tributária aplicada fosse de 2% e não de 31%; da decisão judicial favorável à Abradisti, que ingressou com um mandado de segurança para impedir a cobrança de ICMS sobre software no estado de São Paulo contra os efeitos do decreto estadual que alterava a tributação; e também do Mandado de Segurança contra a Classificação Fiscal dos Drones.

Para discutir e aprofundar nos temas relacionados à tributação de softwares no país, o GT Fiscal e Tributário criou o Comitê do Software como Serviço. O objetivo é fazer com que essa agenda ganhe celeridade com reuniões independentes.

Além disso, buscamos estimular o diálogo com o setor durante toda a pandemia, aproximando os associados do GT de Crédito e incentivando o uso do Portal de Crédito da Abradisti, criado em parceria com o Boa Vista SCPC. Essa tem sido uma ferramenta importante para oferecer apoio à tomada de decisão do associado no enfrentamento da crise econômica, ajudando a fechar negócios com segurança e promovendo a sustentabilidade financeira.

E por falar em decisões desafiadoras, realizamos estudos sólidos sobre o setor para permitir às empresas serem mais estratégicas nesse contexto. No início do ano, lançamos a mais recente edição da Pesquisa Salarial da Abradisti, conduzida pelo GT de Recursos Humanos em parceria com a consultoria Remunerar. O levantamento contou com a participação de 21 distribuidores associados e trouxe um panorama sobre as práticas de RH do segmento, indicando que o setor vem investindo mais em qualificação e remuneração de especialistas e lideranças durante a pandemia.

Já o Censo das Revendas, realizado há dez anos pela Abradisti por meio da parceria com o IT Data, em conjunto com o Estudo Setorial 2021, será divulgado em julho e servirá como um termômetro para guiar o planejamento estratégico dos distribuidores no próximo semestre.

“Esses dados, sobretudo, permitem um melhor alinhamento entre as necessidades dos clientes, os esforços comerciais dos revendedores e o ajuste de expectativas junto aos fabricantes, tornando tais relações mais sólidas”, afirma Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti.

Todas essas iniciativas convergem para nosso propósito de promover diálogos, parcerias comerciais e governamentais e de atuar como representante do setor de TI, articulando debates, defendendo vantagens competitivas, gerando conhecimento e compartilhando informação juntamente com outros associados.

Saiba mais sobre cada um dos Benefícios, Grupos de Trabalho e as demais iniciativas da Abradisti em nosso site e participe!

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar