Notícias

Novo coordenador do GT de Crédito da Abradisti estimula diálogo para setor enfrentar pandemia

Monir Mourtada assume coordenação do GT de Crédito da Abradisti e tem como missões estimular uso do Portal de Crédito e aumentar participação dos associados

06/07/2020 12:59:42
Monir Mourtada coordenador de crédito

Concessão de crédito tem novos desafio durante crise econômica causada pela pandemia de COVID-19. Monir Mourtada assume coordenação do GT de Crédito da Abradisti e tem como missões estimular uso do Portal de Crédito e aumentar participação dos associados

Durante os 28 anos em que atuou como executivo de contas em alguns dos principais bancos brasileiros, e há 12 na função de gerente de Crédito e Risco da Agis Distribuidora, Monir Mourtada acumulou sólida experiência sobre o assunto que está sendo fundamental em 2020: opções e riscos de concessão de crédito. Há 10 anos ele participa do Grupo de Trabalho (GT) de Risco de Crédito na Abradisti. Portanto, não é por acaso que foi convidado para assumir, a partir deste mês de julho, a coordenação do GT.

Mourtada é um dos três novos coordenadores que assumem os GTs da entidade – além do grupo de Crédito, há o Tributário e o de Recursos Humanos. O modelo é inédito na história da Abradisti, e as lideranças foram escolhidas entre os próprios integrantes dos grupos. Eles ficarão responsáveis tanto pelas agendas e temas de estudo das reuniões, mas também pela proposição de outras atividades.

O novo modelo promete aproximar os associados do trabalho dos GTs e aumentar sua produtividade, além de criar referências e lideranças entre os membros. “O primeiro desafio que temos no GT de Crédito é fazer com que todos os associados utilizem o Portal de Crédito da Abradisti, feito em parceria com a Boa Vista SCPC. Quanto mais utilizarmos, mais fiéis se tornam as consultas”, explica o especialista.

A ferramenta da Boa Vista tem como principal vantagem validar, quase em tempo real, as possiblidades de concessão de crédito para os clientes – diferente de ferramentas baseadas em dados do passado. Mas isso é melhorado quando um grande número de distribuidores utiliza e “alimenta” o sistema com dados recentes.

“Se houver uma negativa ou uma restrição de um cliente, temos como comunicar o grupo inteiro de imediato, informando que aquele CNPJ está restrito. Se ele tentar comprar em outro fornecedor, o crédito será negado”, explica a dinâmica que tem acontecido entre os associados que já aderiram à ferramenta.

Outro desafio importante do GT, segundo Mourtada, é o enfrentamento da atual crise econômica causada pela pandemia de COVID-19, que afeta sobretudo as revendas. A ideia é que o grupo discuta formas de auxiliar os clientes dos distribuidores quando eles mais precisam de crédito e, ao mesmo tempo, são incapazes de preencher os requisitos normalmente solicitados pelas instituições financeiras.

Como gerente de Crédito e Risco da Agis Distribuidora, ele relata que a análise dos créditos está sendo feita de forma mais conservadora, mas com mais entendimento. “Colocamos mais inteligência nas análises”, explica. “Estamos tentando disponibilizar para o cliente, caso não consigamos dar crédito, ferramentas para que ele compre. Cartão de crédito ou BNDES, operações de leasing, CDC, e até Meios de Pagamento, são algumas das várias ferramentas que estamos tentando disponibilizar para ajudar e não perder negócios.”

Agenda de eventos

As primeiras iniciativas que conciliam os objetivos do Grupo de Crédito são dois eventos virtuais. A live aberta ao público e intitulada “Novos desafios para o mercado de crédito e consumo” agendada para 7 de julho, às 10h. Flávio Estevez Calife, economista da Boa Vista SCPC, apresentará o cenário de crédito brasileiro atual.

“A ideia é trazer dados para uma melhor tomada de decisão do associado e mostrar a inteligência por trás do Portal de Crédito da Abradisti”, explica Mourtada. “O objetivo é fazer com que os associados utilizem e compreendam a ferramenta, e que os usuários se relacionem e tirem suas dúvidas.”

A inscrição podem ser feita em https://page.abradisti.org.br/live-credito-e-consumo.

O segundo, que acontece no dia 14 de julho, é um treinamento exclusivo para associados que já utilizam ou querem aderir ao portal. O objetivo é tirar dúvidas sobre o uso e apresentar os módulos disponíveis, que trazem valor para os usuários. A inscrição para podem ser feita pelo e-mail monir.mourtada@abradisti.org.br

Você também pode baixar o ebook para conhecer mais detalhes sobre Portal de Crédito!

1 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


Anônimo Há 3 anos

Bom trabalho!!