O distribuidor pode se tornar parceiro da CONTEXT e participar do Painel de Análise de Vendas, formado por empresas do setor de TI – associadas da Abradisti – que concordam em compartilhar seus dados de vendas regularmente. Ao compartilhar os dados, a distribuidora conta com um acordo de confidencialidade sobre seus dados individuais.
Cada participante acessa os dados gerais tratados em dois relatórios online atualizados semanalmente.
No primeiro relatório, estão disponíveis suas próprias vendas, as vendas do mercado todo e as suas vendas com relação ao mercado. Tais dados podem ser verificados por unidades ou por receitas em três moedas diferentes. Os dados também podem ser cruzados pelos filtros: categoria de produto, setor da indústria ou fabricante.
No segundo relatório, o distribuidor acessa suas próprias vendas detalhadas por período, produto, quantidade, preço, entre outros detalhes. Este é muito utilizado em reuniões semanais de vendas.
Desse modo, é possível fazer uma leitura do comportamento de sua própria empresa em comparação com o mercado no Brasil e, assim, decidir qual é a melhor estratégia para o seu negócio. Outro uso da solução é para entender a tendência do mercado, onde a concorrência está maior ou menor, ou mesmo quais os efeitos da estratégia de um fabricante do mercado de TI.
A Abradisti é a viabilizadora dessa ferramenta para os distribuidores de TI no Brasil desde 2014. Ao identificar que a Context atuava em muitas empresas na Europa e nos EUA, a associação fez o convite para ela desenvolver o Painel de Vendas para o mercado brasileiro. A partir de então, a Context passou a fazer a coleta, a análise, a gestão e o compartilhamento de dados pela sua plataforma de BI (Business Intelligence).
A Context é uma empresa britânica de inteligência de mercado especializada no segmento de distribuição de tecnologia, que atua há mais de 35 anos em 22 países e possui mais de 300 distribuidores alimentando a base de dados no mundo todo.