Grupos de Trabalho

Grupos de Trabalho

Quer fazer parte de Grupos de Trabalho que promovem a discussão e a sinergia entre as empresas do setor de TI na hora de resolver questões comuns de áreas como Jurídica, Recursos Humanos e Crédito?

A Abradisti oferece suporte especializado, teórico e prático, por meio de Grupos de Trabalho (GTs) aos associados distribuidores, fabricantes, integradores e revendedores de TI.

Os Grupos de Trabalho são divididos em três áreas essenciais: Fiscal e Tributário, Recursos Humanos e Análise de Risco de Crédito.

O Encontro de Gestores de RH foi criado em 2010 e dele nasceu o Grupo de Trabalho de Recursos Humanos. Nas reuniões, os participantes compartilham e discutem sobre as estratégias de gestão de pessoas, processos de recrutamento, retenção de talentos e capacitação interna. Uma das soluções geradas a partir das reuniões deste GT é a Pesquisa Salarial. Trata-se de um levantamento anual que mensura a média do quanto as empresas do setor de TI pagam para cada cargo ou função.

O Grupo de Trabalho Fiscal e Tributário - também formado em 2010 - tem como meta discutir e esclarecer dúvidas sobre formas de recolhimento de impostos, importação e venda interestadual. Além de simplificar o entendimento do associado da Abradisti sobre a rotina fiscal e tributária, as Leis que impactam o setor são tratadas em conjunto. Entre os avanços obtidos por esse Grupo de Trabalho estão: otimização do pagamento de taxas e tributações e o debate inicial de temas como a não desoneração da folha de pagamento das distribuidoras e a isenção de PIS e COFINS dos itens de informática. Atualmente, muitos destes assuntos viraram bandeiras e conquistas do trabalho da Abradisti.

No Grupo de Análise de Risco de Crédito - criado em 2014 – os associados se reúnem periodicamente com especialistas contratados pela Abradisti para discutir formas e questões de concessão de crédito utilizadas pelos clientes. Entre as pautas comuns estão soluções para a análise de perfil de compra dos clientes, gestão de recursos e a maximização das contas a receber. O trabalho desenvolvido por esse GT resulta na melhor da inteligência da análise de crédito do mercado e no combate a inadimplência no setor. A principal conquista do Grupo é a criação do Portal de Crédito, que é uma plataforma operada pela parceira Boa Vista SCPC, disponibilizada apenas para os associados da Abradisti.

Vantagens dos Grupos de Trabalho

  • 1 Os Grupos de Trabalho têm por objetivo promover debates que buscam identificar e avaliar desafios, práticas e oportunidades que contribuam para a maior competitividade e rentabilidade do setor.
  • 2 Por meio dos Grupos de Trabalho, os associados buscam de forma organizada e fortalecida soluções de temas que são comuns e fundamentais para o progresso das empresas do setor de TI.
  • 3 Nas reuniões, o associado conta com a experiência de especialistas do mercado e consultores, que esclarecem dúvidas e trazem respostas para o sucesso da sua operação.
  • 4 Quando a pauta dos Grupos de Trabalho exige uma discussão mais abrangente, a Abradisti convida participantes que não são nem associados ou ligados à Abradisti para fazerem palestras e trazerem um novo olhar sobre a questão.
  • 5
    Como associado, você pode compartilhar dúvidas e sugestões de ações que serão analisadas pelos responsáveis dos grupos para serem incluídas na pauta de discussões dos encontros agendados.
  • 6
    Ao participar dos Grupos de Trabalho, você tem a oportunidade de trocar experiências com seus concorrentes e outras empresas do setor de TI de diferentes portes e regiões brasileiras. Nos Grupos de Trabalho o networking acontece de verdade.
  • 7
    Você e os colaboradores da empresa podem participar das reuniões presenciais na cidade de São Paulo ou remotamente por meio de vídeo e audioconferência em qualquer lugar do Brasil.

Depoimentos

“Junto aos consultores jurídicos da associação, discutimos as últimas publicações da legislação, normas atualizadas, notícias e outros assuntos comuns aos distribuidores e assim contribuímos para tornar mais rentável a distribuição em todo o Brasil.”.

Alexandra Viana é gerente controller da Agis

“Ao longo destes anos já somamos grandes vitórias, como exemplo cito a redução significativa por mais de uma vez das margens de valor agregado as operações praticadas no Estado de São Paulo, por meio de um trabalho em equipe conseguimos um resultado positivo.”

Mércia Barbosa é gerente fiscal da SND

“Lembro das primeiras reuniões em 2009 e já se passaram 10 anos. Muitos trabalhos realizados pela Abradisti possibilitaram a ampla discussão entre os associados de temas relevantes e estratégicos para o setor”.

Halim J. Abud Neto é advogado, sócio do escritório LJD e consultor jurídico da Abradisti desde 2009

O Grupo de RH foi criado com o intuito de compartilharmos as melhores práticas, solucionar problemas em comum ao nosso mercado de distribuição e também organizar nossas demandas aos fabricantes. Ao longo dos anos tivemos muito sucesso no GT de RH com a participação das empresas associadas, elevando o nível das conversas entre nós de RH e fazendo-as chegar aos nossos CEOs.

Ricardo A. Rodrigues é director & chre human resources da Ingram Micro

Encontrei na Abradisti um ambiente de cooperação e colaboração para defender e potencializar os interesses em comum da área de recursos humanos. Os materiais desenvolvidos pelo grupo têm sido de grande valia para melhoria dos processos e redução de custo na empresa. 

Simone Mazoco é gerente de RH da Alcateia

Já participei de outros grupos de discussões tributárias em outras entidades também importantes, mas foi na Abradisti que encontrei apoio, segurança e informações mais atualizadas para nossas dúvidas diante das leis no nosso país.

Delba Batista é gerente fiscal e tributária da Scansource Brasil

Desde o início confiei que uma atividade integrada entre os profissionais de RH deste segmento faria a diferença para quebrar paradigmas e também nos colocaria numa posição mais evoluída e de maior influência junto aos gestores e donos das empresas associadas. O que de fato aconteceu. As empresas se beneficiaram, mas também os profissionais e a área de RH.

Rejane Silva é assessora de Recursos Humanos da SND

A gestão bem-sucedida da área de crédito depende de informação, agilidade e segurança na concessão do crédito. A criação do Grupo de Crédito Abradisti permite aos associados compartilharem informações em tempo real. Informação de qualidade é fundamental no processo de avaliação e no monitoramento de riscos de crédito.

Maria Aparecida dos Santos é gerente de crédito e cobrança da Mazer

Quando conheci o projeto Abradisti, fiquei muito entusiasmado, pois trabalhava no ramo de crédito há 12 anos e nunca tinha tido acesso a uma ferramenta tão rica de informações como é o Portal de Crédito Abradisti. Ele nos possibilita maior rapidez e segurança nas análises de crédito.

Daniel Vieira é gerente de crédito e cobrança da Kernel

A ferramenta de crédito criada pelo Grupo de Crédito da Abradisti junto ao Boa Vista SCPC fornece informações importantes, que são compartilhadas entre os associados de forma transparente, trazendo maior agilidade e confiança ao analisar e conceder crédito.

Flávia Lorene é supervisora de crédito da Agis

ESPAÇO DO ASSOCIADO

Utilize seu Benefício:
DISTRIBUIDOR
INTEGRADOR
FABRICANTE
REVENDEDOR
Agenda
Agenda SOLICITAR
GRUPO DE RECURSOS HUMANOS
GRUPO DE RECURSOS HUMANOS RECEBER CONVITE
GRUPO DE ANÁLISE DE RISCO E CRÉDITO
Agenda RECEBER CONVITE
GRUPO FISCAL E TRIBUTÁRIO
Agenda RECEBER CONVITE

NOSSOS CASES

  • Mais de 40 distribuidores, que representam cerca de 100 fabricantes e fazem negócios com aproximadamente 300 integradores e 15.000 revendas atuam no ecossistema de Distribuição de TI brasileiro.
  • R$ 10 Bilhões de vendas por ano é a média de quanto os associados da Abradisti representam num mercado total de mais de R$ 13 bilhões.
  • 35 Mil consultas de crédito são realizadas, mensalmente, pelos usuários do Portal de Crédito Abradisti.
  • 120 Mil CNPJs estão cadastrados e previamente avaliados no Portal de Crédito Abradisti, que possui base de dados para análise de vendas, concessão de crédito e análise de riscos.