Notícias

Reforma tributária pode tornar Manaus a ‘Meca’ da indústria eletrônica, diz CEO da Venttos

Para Luciano Benitah, entrada da empresa amazonense na Abradisti traz oportunidades de parcerias e aumento de valor oferecido aos clientes

20/12/2023 15:06:06
Venttos é nova associada Abradisti

Se a reforma tributária aprovada em novembro no Senado for promulgada mantendo o espírito de simplificação de impostos e as vantagens conferidas à Zona FrancaManaus tem tudo para se tornar ‘a Meca da indústria eletrônica’. É no que acredita Luciano Benitah, CEO na Venttos Electronics, indústria não por acaso localizada na capital amazonense – e mais recente associada à Abradisti.

“Estamos ouvindo falar de outras indústrias se movendo para cá. Se a reforma tributária seguir adiante da forma que está, e tudo indica que vai acontecer, a perspectiva é de sucesso da Zona Franca”, diz Benitah, que também é fundador e sócio da Venttos, junto com Antonio Carlos Silva, presidente da companhia. “Mas se os impostos forem unificados e se igualarem em todas as regiões, essa perspectiva fica cancelada.”

As instalações da empresa ficam no polo industrial de Manaus desde que foi fundada, em 2008. A Venttos é especialista na manufatura de placas e produtos eletrônicos sob encomenda, os OEM – ou seja, fabrica para outras marcas consagradas. É uma empresa incentivada da Zona Franca, usufruindo dos benefícios fiscais relacionados à cadeia produtiva da capital amazonense e do Processo Produtivo Básico (PPB).

Atende empresas instaladas não só em Manaus, mas também no resto do Brasil. Segundo o CEO, as que estão na ZF consomem serviços de outsourcing, ou seja, confiam a montagem de parte de produtos, e também compram componentes para cumprimento do PPB.

Já os contratantes de serviços de OEM estão todos fora de Manaus. São marcas que encomendam o desenvolvimento de uma linha de negócio e se encarregam das vendas. São clientes a coreana LG, por exemplo, além da TCL, Motorola Security, Midea e Eletrolux, entre outras, boa parte no segmento de informática.

Nova estratégia

“A empresa sempre cresceu em um modelo baseado em networking. Vencendo pela reputação com os clientes. Nunca fizemos propaganda ou participamos de eventos”, lembra o CEO.

Mas a empresa agora tem nova estratégia e vem se preparando para alçar voos maiores. O projeto de crescimento incluiu a capacitação das lideranças com ajuda da Fundação Dom Cabral (FDC) e a ida inédita às feiras do setor, incluindo a Eletrolar Show e uma estratégia focada no atendimento de marcas nacionais e internacionais interessadas em nacionalizar seus produtos.

“O resultado foi maravilhoso. Temos vários contratos assinados para 2024, e a empresa projeta um crescimento muito bom, bem grande mesmo, até maior do que eu esperava no roadmap”, comemora o executivo. “Mas vamos precisar que nosso País continue tomando as decisões certas. Estamos preocupados com a economia como todo mundo, mas do ponto de vista da estratégia nosso otimismo está alto.”

Parte dessa estratégia de crescimento passa pela entrada na Abradisti. Para o executivo, a aliança com uma associação formada principalmente por distribuidores promove a união entre os diversos players do mercado de tecnologia, e pode trazer aos clientes brasileiros mais valor – além de oportunidades de mercado.

A Venttos, aliás, é a primeira indústria operando em OEM a fazer parte da Associação.

“Estamos entrando [na Abradisti] como um parceiro. Não somos distribuidores, mas queremos participar desse esforço e ajudar os associados com nossos serviços e know-how”, explica o executivo.

Distribuição e indústria

Benitah avalia que, nos últimos anos, alguns distribuidores apostaram no lançamento de marcas próprias de eletroeletrônicos no mercado nacional se valendo de manufatura chinesa. Mas os custos de fabricação no gigante asiático já não são mais os mesmos, tanto devido às tensões geopolíticas como pelo encarecimento da produção naquele mercado.

Assim a fabricação nacional ganha valor pelos preços competitivos, qualidade obtida e pós-venda mais ágil e humanizado.

“Muitos players da Abradisti hoje importam. Será que não é mais interessante ter produtos nacionais? Podemos ajudar nisso”, avalia o CEO.

“Nossa entrada na Abradisti, além de podermos ser uma opção [de parceiro] para quem já está [associado], vai ser um grande aprendizado para a Venttos. Aprender com o mercado de distribuição e levar para nossos laboratórios, encontrando soluções inteligentes para esse mercado.”

Para Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti, a entrada da indústria amazonense na Associação é positiva ao agregar valor ao conjunto de associados, sendo mais um elo da cadeia a estar presente. Segundo ele, a Venttos vai além do puro e simples “montador”, pois entende como fazer a modelagem de uma solução.

“A gente se aproximou da Venttos enxergando essa oportunidade para o canal: juntos podemos identificar produtos tecnológicos que podem ser mais eficientes se fabricados no Brasil do que na China. Falamos a mesma língua, conhecemos as barreiras, entendemos o que o consumidor está buscando”, ressalta Mariano.

“Nossa expectativa, enquanto entidade, é estimular essa aproximação e criar condições para que o relacionamento progrida”, conclui.

➡️ Para saber como tornar sua empresa uma associada ABRADISTI, entre em contato conosco no e-mail: mkt@abradisti.org.br


Conheça a atuação da Abradisti na definição de Margens de Valor Agregado (MVAs) do Regime de Substituição Tributária do ICMS no Estado de São Paulo, acesse o conteúdo da Série ICMS – ST pelo link abaixo:

Abradisti contribui para a definição das novas margens de valor agregado do Regime da Substituição Tributária do ICMS do Estado de São Paulo

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar