A Distribuição busca eficiência
A edição Especial da Infor Channel (Junho/24) analisa como o segmento de Distribuição se agita, e continua crescendo, mesmo diante de desafios como acesso ao crédito, desoneração da folha de pagamentos, sistema tributário, mão de obra e nível de empregos e remunerações em TI
A edição Especial da Revista Infor Channel (Junho/24) traz uma reportagem de capa especial sobre o setor de Distribuição no País, com uma visão completa sobre o segmento e mostra como está o mercado do ponto de vista de especialistas e entidades que acompanham de perto seus altos e baixos, entre elas a Abradisti e a IT Data, consultoria especializada que realiza anualmente o Censo das Revendas e o Estudo Setorial para a associação.
Segundo a publicação, ‘em ritmo acelerado, o segmento de Distribuição de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) segue reinventando seus modelos de negócio e ganhando eficiência e maturidade, -pautando assim suas iniciativas e suas estratégias visando agregar valor ao imenso ecossistema no qual está inserido, beneficiando fabricantes, revendas, integradores e clientes finais neste processo. É desta forma que ele vem contribuindo direta e efetivamente para a Transformação Digital das empresas, da economia e das esferas de governo no País.’
Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti, não tem dúvidas a respeito. O segmento está cada vez mais atuando como um grande facilitador de acesso à tecnologia, apoiando de forma concreta todas as ações que têm por objetivo a migração dos negócios para o Digital, tanto na área pública como na privada.
“Atualmente, um número crescente de distribuidoras vem agregando serviços aos seus portfólios, visando permitir que seus Canais possam trabalhar ofertas de soluções completas para seus clientes”, pontua.
Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado da IT Data e consultor da Abradisti, nota que este setor deixou de ser tão-somente um Canal que comercializa produtos de pequeno valor agregado: “Hoje ele dá suporte às suas revendas na tarefa de ajudar o cliente final a ser mais eficiente, produtivo e competitivo”. Este fato, na realidade, já vem ocorrendo há alguns anos.
O fato concreto verificado nos últimos anos – com desdobramentos diretos no business da Distribuição – é que muitos revendedores estão se concentrando no mercado corporativo:
“As Revendas de Valor Agregado (Value-Added Resellers VARs) estão investindo muito em capacitação, cada vez mais atuando em clientes maiores e oferecendo soluções mais sofisticadas”, explica Rodrigues.
Já as revendas de volume, Automação Comercial e representantes comerciais, contrapõe o entrevistado, estão buscando contemplar os clientes menores, que os VARs não conseguem atender.
Confira nesta mesma edição da Infor Channel sobre o Mercado Brasileiro de Distribuição, a reportagem especial Canais se reinventam e direcionam transformações na Distribuição.
Reforma Tributária na Pauta
Esta edição especial da Infor Channel traz ainda um complemento da reportagem abordando o tema da Reforma Tributária, que é foco de debate no Congresso e na sociedade, e mobiliza as entidades do setor de TIC, inclusive, claro, a Abradisti, que mantém seu Grupo de Trabalho Tributário acompanhando de perto o assunto permanentemente.
“Temos procurado estar próximos das frentes parlamentares que discutem todas as reivindicações do setor”, resume Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti.
Halim José Abud Neto, sócio do escritório LJD e consultor da Abradisti, resume os requisitos colocados pelos demais entrevistados na matéria:
“Se o setor de TI quiser agregar valor, não ofertar só commodities, será indispensável criar uma estrutura tributária que permita executar essa estratégia para beneficiar os clientes e toda a cadeia produtiva”, afirma o advogado.
Para ler a reportagem especial na íntegra, acesse a revista Infor Channel #80 (junho/2024) versão impressa e no site por meio do link: https://revista.inforchannel.com.br/80/