Alcançamos representatividade de 70% do faturamento na Distribuição de TIC no Brasil
Neste balanço de fim de ano, Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti, avalia os avanços e os resultados alcançados nos últimos 12 meses de trabalho da entidade
Por Mariano Gordinho*
Fechamos 2022 com mais de 60 associados, um crescimento de 20% sobre o ano anterior no total de empresas que fazem parte do ecossistema da Abradisti. Em termos de faturamento, a expectativa é que as associadas encerrem o ano com números acima de R$ 28 bilhões, um aumento de mais de 10% sobre 2021. Isso representa aproximadamente 70% do faturamento total da Distribuição de TIC no Brasil e demonstra a importância da nossa representatividade para o desenvolvimento do setor.
Nesse ano, retomamos os eventos presenciais. Pela primeira vez, estivemos com espaços próprios da Abradisti, em formato de lounge compartilhado com associadas, na feira Autocom e, mais recentemente, na Futurecom. No primeiro, realizamos ainda o 12º Encontro Anual Abradisti no espaço de congresso, onde apresentamos em primeira mão os resultados do Censo das Revendas 2022.
Além do Censo, realizamos também o Estudo Setorial e a Pesquisa Salarial. Ano a ano, mantemos a regularidade na produção desses indicadores, que se transformam em verdadeiros termômetros do comportamento do mercado para o nosso setor. O que tem fortalecido ainda mais a Abradisti como fonte de referência pela imprensa especializada e nacional. Nos últimos 12 meses, a entidade acumulou cerca de 40 exposições espontâneas em portais, jornais e revistas.
Ainda no âmbito de comunicação, no segundo semestre, criamos o Grupo de Trabalho de Marketing para os associados, um ambiente criativo e de colaboração dos gestores das áreas que já abarcam a estratégia das empresas. Já em relação a aprimoramento, certificamos mais de 30 profissionais ao longo de 2022, com a realização do DesenvolveRH, um programa com quatro grandes temas, em ciclos de três palestras cada um: Futuro do Trabalho, Cultura Remota, Saúde Mental e Diversidade e Inclusão.
Fomos até os nossos associados. Com a volta dos encontros presenciais, iniciamos uma rodada de reuniões no Paraná, com visitas em Curitiba e Maringá, passando por 10 empresas associadas e também mais duas distribuidoras relevantes.
Nossa parceria com Afrac se fortaleceu no projeto da questão tributária para a Lei complementar PLP 178/2021 da Simplificação Tributária Digital e na realização de estudos em conjunto. Cresceu a exposição institucional da Abradisti como apoiadora dos eventos realizados por outras entidades, pela imprensa e por associadas.
Cada uma dessas ações demonstra a nossa atuação institucional. São resultados que marcam presença e dão a dimensão do quanto a entidade está consolidada.
*Mariano Gordinho é Presidente-Executivo da Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação (Abradisti)