Notícias

Case DesenvolveRH | Associados contam como o Ciclo Futuro do Trabalho ampliou parâmetro para a gestão em 2022

“Estamos no caminho certo”, “sinal de risco pela frente”, “mudança de clima”, “alerta de descoberta”. O que uma entidade como a Abradisti faz é ter uma plataforma neutra para promover um olhar ampliado. Nela, os navegantes podem cooperar e compartilhar conhecimento para fazer a diferença em sua jornada e definir […]

08/02/2022 16:00:56
banner case Ciclo Futuro do Trabalho DesenvolveRH da Abradisti

“Estamos no caminho certo”, “sinal de risco pela frente”, “mudança de clima”, “alerta de descoberta”. O que uma entidade como a Abradisti faz é ter uma plataforma neutra para promover um olhar ampliado. Nela, os navegantes podem cooperar e compartilhar conhecimento para fazer a diferença em sua jornada e definir o sucesso de sua rota. Utilizar a plataforma é uma estratégia para construir o futuro

A construção do futuro das empresas já deixou muitos escritórios com cara de coworking, alguns porta-retratos sem mesa fixa para morar e outros tantos colaboradores em home-office permanente. É com um suspiro aliviado que os integrantes do Ciclo do Futuro do Trabalho demonstram que passaram as turbulências e os cenários de 2020 e 2021.

Agora, com a experiência debaixo do braço, a crise econômica e pandêmica possibilitou parar – por algumas horas – o barco para entender acertos e erros da gestão, e partir para o futuro que 2022 promete já em outro patamar.

Quem participou do 1º Ciclo do Programa DesenvolveRH da Abradisti (criado para debater e aprofundar quatro grandes problemas de Recursos Humanos), sabe que a experiência destes dois últimos anos pilotando um departamento ou uma empresa durante o cenário pandêmico e econômico como o enfrentado no País é única e intransferível.

O papel na cooperação e colaboração

Segundo Rejane Silva, gerente de RH da SND, quando você participa de um programa rico em conteúdo e em análise, ele o eleva para um patamar superior em relação ao seu dia a dia. E dá uma visão ainda mais alta e mais ampliada.

“Para mim, particularmente, a participação no ciclo validou muita coisa que vínhamos fazendo. O programa dá essa oportunidade de validar e, no final, [vimos que] não estamos devendo nada para um RH atualizado. Mas, sem um parâmetro, não teríamos como fazer essa avaliação. Você acha que está tudo bem se comparando com você mesmo?”, questiona Rejane.

Para Glaucio Lima, gerente de RH no Grupo All Nations, a experiência de estar trabalhando essas temáticas e saber que é possível validá-las com os conteúdos que estão por vir também é muito importante.

“O programa nos traz a possibilidade de acrescentar algo que talvez não tenha sido abordado com a mesma riqueza ou ótica sobre determinado assunto”.

Segundo Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti, um programa como esse, dentro de várias coisas, traz essa questão da colaboração, da interação.

“O primeiro ciclo provocou a aproximação, estimulou a ideia do trabalho em conjunto, entendendo que o espírito é de provocar essas discussões, não entregar a solução pronta, O que fazemos é estimular essa reflexão, trazer conteúdo, pessoas de fora, tendências e, depois disso, as pessoas conseguem filtrar dizendo: ‘A que legal, isso vai fazer diferença dentro da minha empresa”, explica.

O desafio

Desde 2010, a Abradisti conta com o Grupo de Trabalho de Recursos Humanos, o mais antigo da associação, e, recentemente, tornou-se clara a necessidade de reunir um conjunto de temas que hoje desafiam os gestores de RH para estruturar um aprofundamento e debate sobre eles.

Rejane Silva, que também é uma das coordenadoras do GT, conta que foi realizada uma pesquisa entre os gestores da área, em 2020, sobre trazer para dentro do grupo técnico assuntos de fato pertinentes ao dia a dia dos profissionais.

“Perguntamos quais seriam os temas que gostariam de tratar e tivemos um retorno de questões muito relevantes”, relata a coordenadora. “Durante o primeiro ano, exploramos bastante a temática da pandemia. Aquele foi um ano focado na gestão do contexto de impactos, mas para 2021 pudemos olhar para a frente e antever o que o futuro nos acena”.

Qual foi a estratégia adotada?

O GT de RH estava vivendo as grandes transformações exigidas pela pandemia e sentiu a necessidade de buscar uma inovação e de sair do lugar comum. Estruturar um programa de 16 meses se somava à ideia de trazer pessoas de fora para obter uma visão diferente. Por fim, a escolha dos quatro temas foi feita avaliando os critérios Futuro e Contribuição.

A rota, então, foi traçada com quatro ciclos (Futuro do Trabalho, Cultura Remota, Saúde Mental e Diversidade e Inclusão). O conteúdo foi elaborado especialmente para o setor da Distribuição de TIC. Os encontros mesclam teoria e prática e são realizados on-line uma vez por mês.

O objetivo da estruturação do programa foi interligar os assuntos, evitando a abordagem dos temas em encontros desconectados, bem como, certificar os participantes em cada etapa.

“O debate estruturado proporciona uma conexão entre os assuntos que torna o resultado do que o participante recebe ao final do programa muito mais valioso”, defende Mariano.

O benefício oferecido pelo DesenvolveRH está relacionado com a realidade das empresas que estão participando e, com os convidados consultores externos trazendo conhecimento, o que permite que o associado participante some as peças e tenha no final do ano uma leitura de quatro grandes problemas de RH, mas que a empresa inteira vai ter de enfrentar. Nessa hora o RH é catalisador!

DesenvolveRH como solução

O conceito do programa foi elaborado pelo próprio Grupo de Trabalho de RH da Abradisti, coordenado por Rejane Silva e Fabiana Reche, gerente de RH da AGIS. A ShareRH, consultoria responsável pelo projeto e também pelos consultores envolvidos.

Luiz Drouet, fundador e managing partner da ShareRH, como responsável pela aplicação do programa, explica que o DesenvolveRH se diferencia muito de outras oportunidades que existem no mercado por alguns aspectos, entre eles, a profundidade.

O primeiro encontro trouxe uma introdução, um painel sobre o Fórum Econômico Mundial e tendências do setor. O segundo encontro, teve Patrick Schneider como convidado (consultor e especialista no tema com Certificação Executiva em Leading the Future of Work pelo MIT Sloan School of Management, Massachusetts/USA).

Para finalizar, no terceiro encontro, foram apresentados casos de sucesso de grandes empresas, mas também de realidades próximas dos associados, para mostrar que esse assunto não está distante, e sim já está aqui presente. De acordo com Drouet, o programa envolve a agenda de habilidades na troca que existe entre os participantes, no como fazer, em como colocar em prática.

“Os participantes são constantemente provocados a fazer algo diferente, é um programa que tem a potência de provocar o desenvolvimento profissional dos participantes. Aí está o grande valor, porque é óbvio que cada iniciativa tem o seu propósito, sua característica, mas diferentemente de um MBA de mercado ou uma pós-graduação, esse programa é muito voltado para aplicação prática”, explica Drouet.

RH e outros gestores

O DesenvolveRH, como o próprio nome diz, é um programa de desenvolvimento voltado, principalmente, aos profissionais de RH, mas não exclusivamente para eles.

O primeiro ciclo do DesenvolveRH foi um grande sucesso!

“A gente percebeu que é muito importante incluir a participação de mais áreas nesse tema e abrimos as inscrições para gestores de outras áreas, além do RH”, explica Mariano Gordinho. “Queremos garantir que os principais gestores estejam envolvidos com as mudanças, validando estratégias e agregando valor dentro da empresa, e o programa que desenvolvemos pode ajudá-los na missão de construir o futuro do trabalho”.

Rejane completa: “o objetivo é permitir que mais pessoas usufruam dessa oportunidade única, porque esse é um programa feito sob medida para a Abradisti. Esse programa é um carinho para o associado, para fortalecer o segmento da Distribuição”.

Resultados

Quando um gestor participa de um programa como este em uma entidade e volta no dia seguinte para a empresa, ele vê que não está mais sozinho. Ele volta para a empresa com uma bandeira do que ouviu nas discussões para compartilhar internamente, trazendo o assunto para a pauta. Levantar a bandeira sozinho, seria um risco. Mas ele volta fortalecido.

“Se tem mais gente fazendo, porque nós não estamos fazendo?”.

Depoimentos: Saiba o que os participantes disseram sobre o Ciclo Futuro do Trabalho

O primeiro Ciclo foi uma grande abertura para mudar o mindset, entender que o que estamos vivenciando agora já é o futuro. No caso do Grupo All Nations, já vínhamos investindo em tecnologias que nos permitiram manter os times conectados, com o distanciamento social, por meio de registros de jornadas on-line e em tempo real, reuniões on-line e capacitação contínua através de uma plataforma de desenvolvimento gamificada.

Dessa forma, participar do curso e validar as estratégias que estamos adotando é algo muito valioso e nos dá a segurança e a convicção de que estamos no caminho certo. Os temas propostos pelo curso da Abradisti são muitos atuais e de extrema importância para os desafios do dia a dia, e para os próximos anos, assim, as expectativas são muito positivas, pois participar desse grupo de discussão certamente nos acrescentará novos conhecimentos e embasará cada vez mais as nossas práticas”.

Glaucio Lima, gerente de RH no Grupo All Nations

É comum acontecer, tanto para profissionais de RH quanto de outras áreas, tornarem-se especialistas na empresa e na função em que atuam e perderem o contato com as boas práticas do mercado. Por isso, é importante manter o networking com grupos como esse para ter insights, questionar a si mesmos, as coisas que fazem e como fazem, a fim de entender o que pode ser feito de diferente e inovador.

Não há dúvidas que o RH é uma área que exerce grande influência em uma empresa, devido ao seu papel estratégico. Em um cenário de mudanças, o que se espera é isso mesmo: se reunir, discutir, entender as melhores práticas e influenciar positivamente todas essas transformações que estão acontecendo no Brasil e no mundo. Vejo que um grande desafio que nós, do RH, enfrentamos hoje na empresa é justamente a ‘virada de chave’ da cultura. A alta liderança também está vivendo esse momento de transformação. Por isso, o próximo módulo – Cultura Remota – vai nos ajudar muito a atravessar com sucesso esta fase de migração e consolidação do ‘remote first’.

Kelly Soares, coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento em Recursos Humanos na SND

“A minha maior expectativa era entender como os demais profissionais estavam enxergando o tema Futuro do Trabalho. Com certeza o primeiro módulo já ajudou muito e nos fez ver que não estamos sozinhos nesse desafio, e os próximos módulos são importantíssimos para o nosso dia a dia”.

Niria Fiorenzano, gerente de Recursos Humanos na Mazer

“O objetivo da entidade ao criar um programa como o DesenvolveRH é levar um conteúdo de valor para as empresas associadas, de tal forma que os gestores daquela área, ao participar, possam aplicar e replicar as informações dentro das suas empresas.

Como Abradisti, eu acredito que o programa superou a expectativa. O primeiro ciclo provou que o modelo proposto pela ShareRH, muito participativo e que instiga as pessoas a interagirem, vai dar muito resultado. Ele cria um ambiente para que as pessoas se sintam à vontade para se colocar e interagir mais. Ao final, o profissional absorve todo aquele conhecimento”.

Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti


Quer saber mais detalhes sobre os próximos ciclos? Envie um e-mail para mkt@abradisti.org.br

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar