Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Representatividade Setorial: o que a ABRADISTI faz pela sua empresa

Saiba qual é o papel da Abradisti como representante do setor de Distribuição de TI no Brasil e quais os diferenciais que esse trabalho traz para toda a cadeia de fornecimento

13/03/2018 16:42

Você sabia que alguns dos principais avanços obtidos pela Distribuição de TI no Brasil foram conquistados com o apoio e trabalho da Abradisti? Foram muitas ações desde 2010, quando a associação foi criada, com o objetivo de representar e lutar pelos direitos de toda a cadeia de fornecimento de TI.

A boa notícia é que, a partir de 2018, a Abradisti passa a atender as necessidades e ser representante não apenas das distribuidoras de Produtos e Serviços de Tecnologia, mas também de fabricantes, integradoras, revendedoras e prestadoras de serviços.

 

Histórico da Abradisti junto ao setor

Ao longo de nossa trajetória, atuamos ativamente nas discussões sobre a carga de impostos (como ICMS e IPI, por exemplo) no Brasil, com conquistas reais na forma de aplicação de taxas e tributações nas vendas de TI.

Participamos em debates, por exemplo, sobre:

• O não enquadramento das distribuidoras de TI no projeto de desoneração da folha de pagamento, evitando que as empresas tivessem de incluir maiores gastos de previdência;
•  A isenção de impostos como PIS e Confins para o setor, seguindo a Lei do Bem, que trouxe economia e competitividade à área;
•  As discussões acerca do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, criado em 2014, e que estabeleceu regras e deveres para o descarte de produtos e para a conservação do meio ambiente;
•  O debate para a criação de regras mais claras para o comércio interestadual de produtos de tecnologia.

Além das questões políticas, atuamos também no debate intersetorial, ampliando a Presença Institucional dos associados para a construção de acordos capazes de elevar o desempenho da distribuição de TI.

Exemplos desse trabalho são a parceria com a ABES, na questão da Bi-tributação do Software, e as tratativas com a AFRAC, para o desenvolvimento de negócios no mercado de automação comercial.

 

Grupos de Trabalho para eficiência jurídica, tributária e operacional

Mais do que isso, a associação também ajuda a disseminar o conhecimento entre os associados, criando formas para regular e melhorar as práticas internas do mercado. Com o novo posicionamento, ampliamos, e muito, nossa atuação e o número de empresas que passamos a representar.

Para disseminar conhecimento, a associação promove Grupos de Trabalho, com encontros que ajudam a levar maior eficiência jurídica, tributária e operacional aos associados. O que passa a ganhar uma agenda ainda mais robusta a partir de agora.

Composto por especialistas que trabalham dentro de empresas associadas, os Grupos de Trabalho visam solidificar boas ideias e fornecer respaldo para as melhorias das empresas.

 

O que sua empresa pode esperar!

Para a Abradisti, todos estes esforços têm como objetivo gerar melhores condições para a venda de equipamentos e soluções de tecnologia em nosso país.

Neste contexto, a Abradisti permite dar coerência e coesão às estratégias e anseios do setor. E isso, por sua vez, ajuda a tornar os associados mais fortes e preparados para conquistar inovações em toda a cadeia de fornecimento.

 

Competência Abradisti em Representação Setorial

Imagine que cada empresa do setor fale, faça e queira uma coisa diferente. Isso pode até fazer sentido em processos internos, mas atrapalharia na hora de discutir questões que envolvam toda a cadeia de fornecimento, certo?

Para resolver questões de interesse conjunto, o que a Abradisti faz é ajudar a unificar o discurso e dar relevância às propostas, tendo um posicionamento diante do mercado e do governo. A Abradisti se concentra em propor ações para:

•  Ajudar a proteger a competitividade do segmento, atuando em legislações regionais e federais que possam afetar negativamente o dia a dia da distribuição;

•  Analisar e discutir os impactos provocados por novos impostos (e luta contra a implementação de tarifas indevidas);

•  Buscar novas formas de crédito às empresas do setor;

•  Estimular a geração de negócios com outros segmentos, ampliando as oportunidades de captação de recurso;

•  Fortalecer o posicionamento político do segmento ao criar conhecimento e gerar informação sobre as atividades dos associados.

Quer saber mais sobre o papel da Abradisti? Fique de olho, então, aqui no Blog e nas redes sociais. Em breve, traremos novidades para você!

*Veja também este tema em destaque no IT Forum 365, em artigo escrito por Mariano Gordinho, diretor-executivo da Abradisti – Representatividade Setorial: Como uma associação pode ajudar a sua empresa

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar