Redução de preços de cloud possibilita às revendas maior acesso à tecnologia
Segundo um levantamento da consultoria especializada em TI IDC, O modelo de cloud computing vem registrando crescimento desde 2010, quando o mercado fechou com alta de 57%. De 2011 para 2012, a nuvem avançou 68,4%, ou seja, mais de 120% em dois anos. …
*Por Marcos Coimbra
Segundo um levantamento da consultoria especializada em TI IDC, O modelo de cloud computing vem registrando crescimento desde 2010, quando o mercado fechou com alta de 57%. De 2011 para 2012, a nuvem avançou 68,4%, ou seja, mais de 120% em dois anos. A estimativa da IDC é que haja crescimento anual de 74,3% até 2015.
A pesquisa ainda apontou que para este ano as receitas de cloud computing devem movimentar US$ 257 milhões no País. Deste valor, US$ 123 milhões serão destinados à infraestrutura (IaaS), US$ 109 milhões para software (SaaS) e US$ 25 milhões para plataforma (PaaS). Até 2015, as empresas nacionais deverão investir US$ 789 milhões em soluções de computação na nuvem.
Outro estudo da Frost & Sullivan, consultoria especializada em TI, indicou que de dois anos para cá aumentou o investimento em TI na nuvem e diminuiu a preocupação dos compradores com as questões de segurança, que se tornaram mais claras. Há dois anos o item segurança ficava com 87% das respostas dos CIOs quando questionados sobre os entraves da adoção da nuvem, hoje o índice é de 72,7%. Atualmente, a maior preocupação é com a infraestrutura de telecomunicações oferecida para as aplicações em nuvem.
Outro fator que fez o cloud crescer significantemente, segundo as pesquisas, foi o baixo custo do investimento, que tornou a tecnologia acessível à pequenas e médias empresas É justamente essa redução de custos que possibilita ao canal maior acesso à tecnologia.
A computação em nuvem não leva só vantagens operacionais para a revenda, que pode se valer internamente da tecnologia, dispensando infraestrutura física e potencializando performance e mobilidade, mas também abre uma nova opção para seu portfólio de vendas. Isso porque com a ascensão do cloud, surge uma oportunidade para negócios com as vendas de servidores e a prestação de serviços na nuvem.
O cloud computing está aí, é uma realidade, e o canal também precisa saber aproveitar essa nova onda.
*Marcos Coimbra é vice presidente da ABRADISTI, Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI