Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Redução de pirataria traz bons ares para o setor de distribuição

Em 2013 o setor de distribuição de TI registrou um crescimento 2% em relação a 2012, segundo a 4ª Pesquisa Inédita Setorial e Salarial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).

18/01/2014 19:52

Por Mariano Gordinho

Em 2013 o setor de distribuição de TI registrou um crescimento 2% em relação a 2012, segundo a Pesquisa Inédita Setorial e Salarial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).

Esse movimento representou um faturamento de R$ 13,3 bilhões, sendo desse total, 74% referente à venda de Hardwares, 11% software, 1% serviços e 14% de outros produtos, como suprimentos.

O estudo ainda indicou que o setor deve crescer 7% em 2014, mas as boas notícias para o segmento não param por aí: Durante o ano passado houve redução na pirataria, o que traz bons ares para a distribuição.

Antes, componentes como processadores e motherboard e memória DRAM e HDs eram grandes alvos do contrabando, hoje apenas 2% e 6%, respectivamente, desses itens são pirateados.

A verdade é que a pirataria de diversos produtos, principalmente aqueles que oferecerem valor agregado, diminuiu. A indústria nacional passou a ofertar mais e serviços como implantação e suporte passaram a ser vistos como necessários – coisas que o mercado negro não consegue suprir.

Claro, ainda existe uma alta parcela de produtos como Games, Câmeras Digitais, Pen Drives, Receptores de TV Digital que sofrem com a pirataria e contrabando, mas já vemos um bom 2014.

*Mariano Gordinho é presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de TI – Abradisti