Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Presença regional das revendas: oportunidades de distribuição nos quatro cantos do Brasil

Atualmente, o Brasil conta com mais de 31 mil revendas de TI, distribuídas geograficamente em 58% na Região Sudeste, 20% na Região Sul e 15% no Nordeste. Com 5% e 2% estão as Regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente.

19/08/2014 16:12

Mariano Gordinho, presidente da Abradisti

Atualmente, o Brasil conta com mais de 31 mil revendas de TI, distribuídas geograficamente em 58% na Região Sudeste, 20% na Região Sul e 15% no Nordeste. Com 5% e 2% estão as Regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente. Esse dado apresentado no último estudo da associação é interessante para os distribuidores poderem traçar estratégias regionais, identificando oportunidades locais e buscando desenvolver regiões onde a TI ainda não é tão popular como no Sudeste.

O Sul, por exemplo, formado por Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, que detém o segundo maior PIB do País, abriga um dos principais polos de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) do Brasil. Além disso, é o maior celeiro para treinamento e formação de profissionais voltados para o desenvolvimento de TI.

Com a mão de obra deficitária no segmento e o mercado clamando por pessoas especializadas, os bootcamps de formação se aquecem, tendo os Estados do Sul como a região que poderá acabar com o apagão de profissionais do setor.

No Nordeste, na região formada por Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, o foco das oportunidades começa a ser traçado. Prova disso é o relatórioIndicadores de Desenvolvimento Brasileiro, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que apontou que a renda domiciliar per capita na Região Nordeste foi a que mais cresceu entre 2010 e 2011, com alta de 2,9%. Essa elevação foi 1,2 ponto percentual acima do crescimento médio do País e 1,7 ponto percentual à frente da Região Sudeste.

Esses números, então, nos dão uma grande perspectiva de que, pelo menos para os próximos três anos, o Nordeste continuará crescendo e, com isso, a demanda por equipamentos de tecnologia e informática também crescerá bem acima da média nacional.

Esse contexto do mercado representa uma grande oportunidade para os distribuidores e revendas: projetos especiais em cada região serão requisitados e caberá a nós capacitar nossas equipes para atendê-los. Sabendo atuar neste momento favorável, agregando valor e expertise, as Regiões Sul e Nordeste poderão se consolidar como os novos grandes centros de crescimento para o segmento de distribuição de produtos de TI nos próximos anos.