Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Pilares do Planejamento e energia a soma perfeita

Podemos afirmar que os negócios não prosperam sem planejamento? Se isso fosse uma verdade com certeza algumas das grandes empresas que emergiram pelo mundo da informalidade e das estratégias e planejamentos ocultos não teriam decolado com sustentação e alicerce. Talvez a melhor resposta para se justificar o planejamento é o resultado atingido sem uma orientação clara, que poderia ter acontecido antes? Ou ainda antecipado anos do seu plano informal?

16/12/2014 11:30

Por Julio Amorim*

Podemos afirmar que os negócios não prosperam sem planejamento? Se isso fosse uma verdade com certeza algumas das grandes empresas que emergiram pelo mundo da informalidade e das estratégias e planejamentos ocultos não teriam decolado com sustentação e alicerce. Talvez a melhor resposta para se justificar o planejamento é o resultado atingido sem uma orientação clara, que poderia ter acontecido antes? Ou ainda antecipado anos do seu plano informal?

De qualquer maneira o melhor planejamento, sem a energia positiva do empreendedor, não sustenta o sucesso a longo prazo e o pior, pode desencadear uma derrota antecipada concretizando as estatísticas das empresas que se esvaíram no máximo em três anos da sua curta jornada.

Sim, é preciso acreditar, acordar de manhã e ter a certeza que iremos conseguir, e se algo não está legal, pense que esta situação pode ser aparentemente ruim. Porém, pense que algo pior sempre poderia acontecer, sendo assim nada melhor do que um comportamento positivo e sistêmico dentro da organização. Para alicerçar o caminho e dar asas aos sonhos, o planejamento estratégico é a forma mais direta de alinhar os sentimentos e a racionalidade, onde os pilares principais da estratégia são:

Objetivos Financeiros: Quais recursos preciso para atingir meus objetivos?;

Objetivos Clientes: Quais mercados e clientes iremos atacar?;

Objetivos Processos: Que processos internos precisar descrever e comunicar?;

Objetivos Pessoais: Como iremos cuidar do nosso principal acervo?.

Já ouviram falar na frase “a empresa morre pelo caixa?” Claro que é uma verdade, porém esquece-se de escrever que o caixa foi apenas a consequência de uma sequência de fatos, de tentativas, de apostas e de lançamentos no mercado sem embasamento sustentável. O caixa é apenas a constatação da doença grave instalada após vários sintomas repetitivos, e o que fazemos? Renegamos o exame preventivo e continuamos, pois afinal acreditamos sempre. O que quero defender é que a soma é necessária, ou seja, um planejamento sem energia positiva ou os pensamentos positivos sem o planejamento, levam ao mesmo resultado, a chance de não dar certo é muito grande.

Faça agora um teste, pense quantas vezes nos últimos três meses você planejou seus passos e controlou o resultado? Pense nos últimos três meses quantas vezes seu planejamento não deu certo e seu pensamento foi negativo?

Mude agora, afinal você é um empreendedor da sua vida e empresa. No mínimo um rumo claro é respeitoso e um pensamento energético positivo…é obrigação.

*Julio Amorim é diretor presidente do Great Group, especializado em Consultoria e Gestão Empresarial (julio@greatgroup.com.br)