TP-Link se associa à Abradisti e tem interesse em discutir possíveis propostas e pautas relevantes para o segmento de TI no Brasil
Multinacional fabricante de roteadores e outros produtos de estrutura de rede e conexão anuncia sua entrada no quadro associativo da entidade e pretende fortalecer relações com outras empresas associadas à Abradisti
A TP-Link, multinacional líder em Wi-Fi, e uma das mais reconhecidas empresas fabricantes de tecnologias de estrutura de rede, como roteadores, switches e pontos customizados de acesso à internet, associou-se ao quadro de empresas parcerias da Associação Brasileira de Distribuição de Tecnologia da Informação (Abradisti), tornando-se a segunda companhia fabricante de produtos a unir-se à entidade, que já conta com nomes de peso como AMD, AOC, Philips e outras 36 empresas.
O objetivo da TP-Link com essa associação é aproximar-se do grupo e participar de discussões e propostas que possam ser relevantes e impactar positivamente o segmento de TI no Brasil. Além de contar com a representatividade setorial da associação que estuda implementar reduções e alívios tributários para a fabricação e importação de produtos de tecnologia para o Brasil.
O nosso blog teve a oportunidade de conversar com Marcello Liviero, diretor comercial da TP-Link, sobre as expectativas da empresa ao se juntar à Abradisti. Leia a entrevista com o profissional que atua no setor há cerca de 20 anos:
Como vocês esperam se beneficiar ao se associarem à Abradisti?
Atualmente cerca de 80% dos negócios da TP-Link no Brasil estão apoiados em nossos parceiros distribuidores. Ou seja, nós vendemos para nossos distribuidores que, por sua vez, vendem para as revendas.
Assim, os distribuidores têm um papel fundamental na nossa cadeia de negócio. Nosso objetivo com nossa associação à Abradisti é justamente estar mais próximos de nossos parceiros estratégicos.
Outro ponto importante é a relevância que a Abradisti tem em uma série de ações em prol da indústria de TI brasileira, das quais podemos destacar a boa representatividade junto ao Governo. Sabe-se que a carga tributária incidente sobre nossos produtos, hoje, chega a ser um limitador de venda. E, por meio de estudos que a Abradisti realizou sobre produtos (não apenas roteadores), vimos que é possível realizar revisões fiscais, desonerando produtos e equipamentos e, consequentemente, oferecer preços mais atrativos para o consumidor final.
E quanto aos benefícios que a associação pode tirar de vocês?
Como associados queremos avaliar as demandas e as possibilidades que a Abradisti espera. Certamente nosso papel é colaborar e ser um facilitador na conexão entre fabricante e fornecedor. Mas para ambos, a maior vantagem é a colaboração e aprimoramento mútuo.
Como associada da Abradisti, a TP-Link agora se coloca em contato direto com outros fabricantes, mas também distribuidores de produtos: como enxerga essa relação?
Queremos ampliar o contato com os distribuidores. Tanto com os que já são nossos parceiros quanto com os que ainda não realizam negócios conosco. Queremos melhorar parcerias existentes e, se possível, conquistar novas.
Existe expectativa de que outras associadas se beneficiem de seus negócios e expertise?
Com certeza! Uma vez que nossa associação à Abradisti visa a ampliar e estreitar relacionamentos. Queremos nos aproximar dos associados e participar de discussões relevantes para o segmento de TI no Brasil.
Como vocês estão se antecipando à chegada do 5G? A TP-Link tem algo nessa área?
Embora a tecnologia 5G seja voltada ao mercado móvel, estamos sempre atentos às evoluções e movimentações do mercado. Atualmente a TP-Link conta com roteadores que oferecem suporte à tecnologia 4G direcionados à conexão compartilhada. Com a evolução da velocidade, teremos uma nova demanda e, certamente, estaremos preparados com produtos que atendam as novas especificações.
Importante ressaltar que nossas demandas atuais se concentram no suporte à fibra ótica, conexões via cabo e home routing
E quanto a cloud computing?
A TP-Link tem uma solução em cloud computing sendo comercializada e em uso nos Estados Unidos. Ainda não a trouxemos para o Brasil, mas está em nosso radar estratégico. No momento adequado devemos abrir algumas conversas com distribuidores para viabilizarmos nossa oferta e, nesse contexto, a Abradisti será fundamental.
Hoje vocês oferecem seus produtos a quantos distribuidores?
Atualmente contamos com cerca de 20 distribuidores que oferecem nossas soluções para PME, small office-home office e provedores de internet. Alguns distribuidores comercializam produtos de todos os segmentos informados, enquanto outros atuam de forma mais segmentada. Através destes distribuidores parceiros nossos equipamentos chegam aos varejistas e, por meio dos varejistas, chegam ao consumidor final.
Você gostaria de anunciar alguma novidade para o mercado brasileiro?
Estamos com novidades para dois segmentos: provedores e consumidor final.
Uma das nossas grandes novidades é a ferramenta Agile Config. que resolve um problema muito comum dos provedores. Com a ferramenta Agile, o provedor consegue personalizar os roteadores TP-Link com suas próprias configurações que não são perdidas quando o cliente reseta o aparelho. Isso é um diferencial tanto na economia de tempo, já que o Agile permite a configuração de vários roteadores ao mesmo tempo, quanto nos custos com visitas técnicas.
Outra novidade é a ampliação da linha MESH. Fomos a primeira empresa a trazer o MESH para o Brasil em 2017 com o Deco M5 e foi muito bem aceita pelo consumidor. Esse ano estamos trazendo mais dois modelos Deco além do novo Archer C6 que também conta com essa nova tecnologia.
O aumento de planos de internet acima de 100Mbps trouxe uma demanda de roteadores que suportam um alto tráfego de dados, muitos aparelhos conectados simultaneamente e o crescimento de tecnologias como o 4K precisam de uma rede estável e rápida.
A linha MESH atende todas essas necessidades, pois é composta de dois ou mais aparelhos que se comunicam entre si da forma mais eficiente possível. Ou seja, se você montar uma rede com 5 aparelhos Deco espalhados pela sua casa, cada aparelho vai “procurar” a forma mais rápida de se comunicar com outro Deco e transmitir seus dados, criando uma única rede rápida e estável.
Como foi o último ano fiscal de vocês? Apresentaram crescimento? De quanto?
Foi um excelente período para a TP-Link, mas isso não nos deixa acomodados. Pelo contrário! Nos desafia ainda mais para o próximo período. Foi o melhor ano de nossa história no Brasil e nosso resultado global foi de US$ 2,5 bilhões.
Essa foi mais uma entrevista de associados para o Blog da Abradisti. Se você tem interesse em saber mais sobre como se tornar um fabricante associado clique aqui. Se você tem interesse em sugerir novos temas para serem abordados com nossos associados ou queira enviar dúvidas, envie um e-mail para mkt@abradisti.org.br