News Context: os resultados do mercado de TI no 1º Trimestre 2018
Confira os números do mercado de TI no primeiro trimestre de 2018 e o que foi destaque para as vendas do setor ao redor do globo
Um quarto do ano já se foi: e o que pudemos observar até aqui foi um início de ano bem razoável para nosso mercado, em termos globais – embora, não possamos dizer que tenha sido tão excitante aqui no Brasil.
Vimos, por exemplo, o aumento no volume de negócios pelo mundo, especialmente em janeiro, e por aqui o canal de distribuição também demostrou tendência de alta. Mas é preciso dizer, porém, que, no geral, nós ainda estamos recuperando o nível de receita de outros anos.
E, para dar o salto e voltar a crescer, temos vários desafios, é claro.
Desafios para o mercado de TI no 1º trimestre de 2018
Várias fusões e aquisições alteraram a distribuição e revenda em 2017. E neste ano, ao que parece, essa é uma rotina que não mudou, com diversas empresas anunciando planos de expansão.
No Reino Unido, as incertezas são alimentadas pelo Brexit enquanto aqui, no Brasil, as incertezas são inúmeras no que se refere a governo.
Continuamos com a esperança de que as políticas sociais deixem de ser prioridade e o crescimento econômico do país reapareça, mas não podemos dizer exatamente com quem – já que parece consenso de que as propostas dos presidenciáveis não são muito animadoras.
A demanda está aí e nosso mercado está fazendo sua parte para servir e melhorar nossa infraestrutura.
O que está por vir
Além de eleições, e em meio a tudo isso, o assunto mais comentado tem sido o GDPR (General Data Protection Regulation).
GDPR é a nova estrutura legal criada pela União Europeia para proteger os dados pessoais – o que se torna ainda mais importante, depois do escândalo envolvendo o Facebook e com esse mundo digital e envolvido com mídias sociais, cloud e outros fenomenos modernos.
Entre as melhores expectativas de oportunidades de negócios, hoje nós observamos, em primeiro lugar, o cloud computing, seguido pela segurança. É ótimo ter todos os dados armazenados, mas o acesso a eles pode ser um complicador.
Tecnicamente viável, a segurança também é mais uma oportunidade vendas com uma revisão das bases de dados e práticas no ambiente de negócios.
Sobre o GPDR, a questão que fica é o prazo: afinal, a data limite para a implantação da regra é 25 de Maio e ninguém sabe, ao certo, se todas as corporações estão preparadas para atender esses padrões.
A esperança é que os canais de vendas estejam (este sim) prontos e preparados para suportar seus clientes com as questões geradas pela regulamentação e para seguir os novos padrões.
A CONTEXT está monitorando isso de perto e apresentará seus resultados em breve.
Tendências: o 1º trimestre visto do alto
Por outro lado, as tendências indicam oportunidades. Algumas áreas, inclusive, contam com expectativa de crescimento nesse ano incluem soluções de ponta a ponta.
A ideia é cada vez mais apostar na colaboração mútua entre canais parceiros, permitindo maior abrangência de atendimento com a combinação de produtos e serviços de diferentes fabricantes numa mesma solução e o equipamento como serviço, algo para se observar e discutor com o canal de vendas.
Com todas essas tendências e novidades, 2018 deve ser um ano bem interessante para o Mercado de TI.