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Desafios e Oportunidades: a Distribuição de TI em 2016

O ano de 2016, para o Brasil, trouxe à tona uma série de preocupações e desafios: inflação, recessão e dificuldade de se atrair novos negócios, por exemplo, ganharam espaço no cotidiano dos mais diversos setores. E o mercado de Distribuição de Tecnologia também teve de lidar com todas essas questões. Mas nem só de más notícias nós vivemos neste ano: boas oportunidades também ganharam destaque e abriram espaço para melhores perspectivas de futuro.

13/12/2016 11:21:02

Em meio às oscilações políticas e econômicas, 2016 marcou o fortalecimento de opções como a Venda de Serviços e a Segmentação de Atendimento para as Distribuidoras de TI

O ano de 2016, para o Brasil, trouxe à tona uma série de preocupações e desafios: inflação, recessão e dificuldade de se atrair novos negócios, por exemplo, ganharam espaço no cotidiano dos mais diversos setores. E o mercado de Distribuição de Tecnologia também teve de lidar com todas essas questões. Mas nem só de más notícias nós vivemos neste ano: boas oportunidades também ganharam destaque e abriram espaço para melhores perspectivas de futuro.

Novas opções para a área de tecnologia

Entre as opções que se fortaleceram neste ano, a Venda de Soluções e Serviços teve destaque especial. Isso porque um dos efeitos imediatos da crise econômica foi o aumento da seletividade dos clientes, em relação a seus investimentos. Com isso, tornou-se essencial desenvolver opções mais econômicas e completas. Não por acaso, alguns levantamentos apontam que quase 40% dos negócios da cadeia de distribuição, hoje, já não venham mais da venda de Hardware, por exemplo.

Outro item explorado foi o desenvolvimento de ferramentas de suporte e de diversificação de atendimento das distribuidoras, com unidades segmentadas para mercados específicos – como os nichos Gamer e de Segurança, por exemplo. A ideia, assim como na prestação de serviços, é conseguir atender mais e melhor os clientes, como diferencial.

2016: a Distribuição e a variação econômica

Entre trocas de comando político e novos modelos econômicos, alguns fatores práticos foram fundamentais para os desafios que vivemos: a alta do dólar, sem dúvida, é um deles. Com a valorização da moeda americana, muitos produtos e soluções tiveram reajustes maiores do que o previsto e puxaram a inflação de diferentes mercados – entre eles, o de tecnologia.

Outros velhos problemas também influíram nessa tempestade: a questão fiscal e tributária, que oneram o trabalho de distribuição de forma direta, por exemplo. E para acertar essa questão, aliás, muitas empresas distribuidoras passaram a trabalhar com novos serviços e centrais logísticas – em medidas que tanto visavam aumentar a capilaridade de cobertura quanto de diminuir os impactos de transporte e emissão de notas, por exemplo.

O que esperar de 2017 na Distribuição de TI?

Apesar de lenta, a economia brasileira dá sinais de recuperação. Ainda assim, toda cautela é necessária. Pontos que devem seguir como prioridade no radar de todo profissional que trabalha com vendas ou gestão de distribuidora de TI são a melhora contínua da relação de crédito, para concessão ou contratação, e a identificação de tendências que gerem retorno.

A expectativa é que os novos mercados, como Nuvem e Serviços, sigam alicerçando boas opções de vendas, com valor agregado ao atendimento. Vale insistir, portanto, em um quesito-chave para qualquer período (seja de crise ou não): a preparação.

Garanta que seu time – e você – esteja bem preparado para formar estratégias competitivas e, mais do que isso, alcançar bons resultados.

O que você espera de 2017 para a Distribuição de TI? Nós, desejamos que você tenha bons negócios e muitas informações!

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