Notícias

Marco Chiquie: nova gestão do Conselho da Abradisti será marcada por educação e expansão

Confira a entrevista com o Presidente do Conselho da Associação, que renovou mandato em fevereiro de 2024

08/03/2024 13:53:02
Entrevista com Marco Chiquie novo conselho de Administração Abradisti

Educação, diversidade e proximidade com os associados, além da valorização das atividades já desempenhadas com sucesso pela Abradisti. Essas são as missões de destaque da nova gestão do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Distribuição de Tecnologia da Informação, iniciada no último mês de fevereiro e que irá até 2026.

A mais recente eleição para composição do Conselho foi realizada no último mês de dezembro. Foram destacados oito conselheiros, além do presidente, Marco Chiquie – que começa seu terceiro mandato à frente do Conselho. O órgão é responsável por, entre outras coisas, avalizar a entrada de novos membros na entidade, aprovar as contas a gestão executiva e definir os rumos estratégicos da Abradisti para os próximos três anos.

Em entrevista ao blog, Chiquie falou da importância do Conselho para o funcionamento da entidade e do trabalho a ser feito no novo mandato. Para ele, é necessário ampliar a representatividade dos associados no Conselho, um dos focos deste trabalho que se inicia.

Confira a seguir os melhores momentos da conversa:

Blog da Abradisti: Qual a importância do Conselho de Administração e como ele mudou ao longo dos anos?

Marco Chiquie: A Abradisti nasceu em 2010 por um motivo tributário. Na época se juntaram os principais distribuidores, porque o governo [de São Paulo] criou a substituição tributária e esqueceu do meio do caminho, não considerou os players do meio deste processo, só pensou nas pontas, ou seja, no consumidor e no fabricante. Isso trouxe dano para o nosso negócio e, por esse motivo empresas saíram do Brasil, outras sucumbiram.

O Conselho na época era formado pelas 10 empresas que se uniram para a formação da entidade, que no início nasceu com os distribuidores de hardware.  A Abradisti ganhou mais relevância e hoje representa 85% do mercado. Hoje os maiores ainda são distribuidores de Hardware, mas já vemos uma tendência de mudança no perfil das associadas.

Nos últimos anos houve pouca alteração no Conselho, quem saiu foi porque deixou de ser sócio, ou vendeu sua empresa. Não houve desistência. Quem saiu foi por conta do estatuto e foram substituídas por pessoas que poderiam trazer riquezas de discussão.

Blog: Qual a importância do Conselho de Administração para a Abradisti?

Chiquie: Nesse momento, a Reforma Tributária é a principal preocupação dos membros de Conselho, do setor e todos os setores da economia. Principalmente nós que estamos em uma área de incentivo fiscal. Como será a implementação da reforma?

Nós, como empresários, membros do conselho e associação, temos no radar a intenção de participar da regulação. Conseguir atuar junto ao governo para não sermos esquecidos de novo. Já estamos nos reunindo e mobilizando para essa atuação.

Além de atuar em questões desse nível, o Conselho tem obrigação de se reunir todo trimestre para deliberar a entrada de associados, por exemplo. Sem maioria, uma empresa não entra.

Também tem a responsabilidade de chancelar a gestão: as contas, a gestão do ano anterior.

Esse ano, especificamente, estamos engajados em um projeto de treinamento e educação. É uma vontade de muitos anos. Chegamos a um modelo interessante!

Vamos implementar um sistema de treinamento e educação para engajamento de revendedores, o PRPA (Programa Revenda Parceira Abradisti). Há ainda o objetivo de manter os associados e os GTs com frequência e relevância.

Blog: Existe um movimento de expansão do Conselho?

Chiquie: Estamos tentando aumentar o conselho anualmente. Eu acho que é preciso expandir para ter maior diversidade. De localização [de regiões no País] já temos, mas não de operação. Ultimamente, estamos expandindo com associados de setores diversos, como os da categoria de Parceiros Estratégicos. Por isso, nessa gestão, vamos estudar modificar o conselho. Não reduzir, mas ampliar com novos integrantes que façam diferença.

Blog: E com relação aos trabalhos já em andamento na Associação?

Chiquie: A Abradisti está com muita relevância, na minha visão. O relacionamento com outras associações como Abinee, ABES e Afrac, por exemplo, sempre nos coloca com grande visibilidade. Em relação a elas, que têm milhares de associados, alcançamos relevância interessante. Evoluímos muito na comunicação.

Mas acredito que possa crescer mais. A restrição é financeira, não tem como fazer tudo. Então como fazer de forma orgânica, que caiba no bolso? É trazendo temas de importância para o mercado. Apresentamos pesquisas já muito consolidadas, com a mesma metodologia há muitos anos, como Censo das Revendas, o Estudo Setorial e a Pesquisa Salarial. São muito sólidas, fidedignas, e podem ser usadas por todo o setor.

Temos grupos de trabalho montados há bastante tempo. Temos também um grupo tributário muito forte. Com cadência de mais de 10 anos, temas que vêm desde o início e nunca acabam. A missão da Abradisti sempre é de aumentar o engajamento.

Vamos passar a trabalhar também com o engajamento do programa de educação, que não é simples, vai demandar muto trabalho, mas é um programa que vai amadurecer. O programa não é de graça, o distribuidor irá patrocinar para trazer revendedores, porém, os benefícios são muitos e, em partes, até imensuráveis.

Blog: E o futuro? O que reserva para a Abradisti e seu Conselho?

Chiquie: A TI geralmente cresce mais que o País por ser uma demanda constante. E cresce porque uma tecnologia mata a outra, por ser uma renovação destrutiva. E assim vai movimentando esse mundo que tem cada vez mais players e canais.

Nesse momento de disrupção trazido pela inteligência artificial, eu enxergo de maneira positiva a demanda para o ano. Cibersegurança é a bola da vez, pela mesma razão da IA, é preciso proteger o desenvolvimento da tecnologia. Acho que vai ser um ano melhor que o passado, que teve mudança de governo, o que sempre causa um retrocesso de investimentos do setor privado e público. O governo começou a gastar orçamento só no terceiro trimestre [de 2023]. Teremos um crescimento da ordem de dois dígitos, mas não muito acima de 10%. O que é muito bom para uma expectativa de PIB de 2%.

Blog: Para finalizar, como diretor-presidente da AGIS, você pode nos dizer qual é a importância do Conselho de Administração da Abradisti para sua empresa?

Chiquie: O conselho de administração é composto integralmente pela alta administração de importantes empresas do mercado de distribuição de TI do Brasil, incluindo empresas multinacionais.

A maior importância que enxergo é a troca de experiências que a interação entre os membros do conselho proporciona. Esse relacionamento traz ganhos importantes na capacidade de gestão da Agis e na capacidade de enxergar as mudanças que ocorrem constantemente no setor e, assim, antever tendências e planejar os rumos para o futuro.

Conheça os integrantes do Conselho ABRADISTI – Gestão 2024-2026:

Conselho de Administração

  • Marco Chiquie – Presidente do Conselho de Administração da Abradisti e Diretor-Presidente da AGIS Distribuição
  • Antonio Jorge dos Santos – Conselheiro da Abradisti e CFO da Golden Distribuidora
  • Fabio Zorzo – Conselheiro da Abradisti, CEO da INPOWER e Presidente da USI
  • José Bublitz – Conselheiro da Abradisti e Diretor-Presidente da SND
  • Marcos Coimbra – Conselheiro da Abradisti e Diretor-Presidente da All Nations
  • Paulo Roberto Ferreira – Conselheiro da Abradisti e Presidente da Scansource
  • Reinaldo Pires – Conselheiro da Abradisti e Presidente da Velans
  • Rodrigo Gonçalves – Conselheiro da Abradisti e Diretor da Evolusom
  • Rogério Fluzer – Conselheiro da Abradisti e Presidente da Mazer

Conselho Fiscal

  • Alexandra Viana de Souza – Presidente do Conselho Fiscal da Abradisti, Coordenadora do GT Tributário da Abradisti e Gerente Controller da AGIS Distribuição
  • Mércia Andrade Barbosa – 1ª Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Abradisti e Gerente de Planejamento Tributário e Custos da SND Distribuição
  • Malaquias Filho – Conselheiro Fiscal da Abradisti e Gerente de Controladoria Grupo Phonoway

Diretoria Executiva

  • Mariano Gordinho – Presidente-executivo da Abradisti
  • Reinaldo Passini – Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócios da Abradisti


➡️ Para saber mais sobre como sua empresa pode se tornar uma Associada à Abradisti, entre em contato por meio do mkt@abradisti.org.br

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar