Notícias

NHS, especialista em soluções de energia, alavanca política de canais com entrada na Abradisti

Sediada em Curitiba (PR), a empresa pioneira na produção de nobreaks e com uma recente divisão de energia solar mira na expansão de seu programa de distribuição para todo o Brasil

22/10/2021 14:45:46

Com 33 anos de experiência em soluções de energia, a curitibana NHS é referência na produção de nobreaks no país. Nos últimos anos, reestruturou sua política de canais com intuito de expandir sua atuação em todo o território brasileiro. A chegada da NHS à Abradisti coincide com a consolidação da estratégia de distribuição que vem sendo desenhada há três anos, com base nos pilares: regras claras, relacionamento e apoio ao canal.

Mesmo com a pandemia, que dificultou o acesso a componentes dos produtos e a redução da produtividade fabril devido às medidas de isolamento social, a NHS registra, ano após ano, um crescimento constante.

“Nossa prioridade é investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos de alta qualidade e, por meio da gestão LEAN, buscamos a melhoria contínua em nossos processos para fornecer o melhor custo-benefício e atender às particularidades de nossos clientes. Por isso, estamos focados em construir relações sólidas e estreitas com nossos parceiros diretos e indiretos”, afirma Fabio Moro, Diretor Comercial e de Marketing da NHS (foto).

O executivo ressalta que a demanda pelos produtos vem crescendo e, mesmo com a falta de componentes no mercado, a NHS está preparada para atender estas demandas. Reforça que atualmente os canais têm grandes oportunidades de negócio com produtos de energia de segurança, já que para cada venda de uma solução de TI, cabe a venda de um nobreak na composição da solução que será ofertada ao cliente. Segundo ele, isso amplia o portfólio, aumenta o ticket médio e gera mais valor para o cliente. E, com a NHS, o distribuidor tem a certeza e tranquilidade de trabalhar com produtos de qualidade entregando alta performance em energia com os menores índices de RMA do mercado.

“Estamos melhorando nossa participação nos mercados como Nordeste, Centro-Oeste e Norte, com ampliação do portfólio e reestruturação da política de distribuição”, afirma Moro, e completa: “Esta é a prova de que estamos no caminho certo, e o ingresso na Abradisti vem para chancelar esta nova fase, nos permitindo alcançar mais visibilidade”.

Para Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti, a chegada da NHS reforça a multiplicidade da entidade no segmento de energia, uma vez que o player se diferencia de outras empresas que atuam na vertical por meio de ofertas customizadas. O executivo também destaca o trabalho da associação de fomentar a regionalidade do mercado, viabilizando relações e oportunidades entre associadas além dos “muros” de suas regiões de atuação. 

Política de distribuição

A NHS nasceu em 1989 com a produção de um pequeno nobreak de 500VA e hoje abrange um amplo portfólio de produtos contando com 1.200 part numbers que são produzidos em Curitiba no seu parque fabril de mais de 9 mil metros quadrados. O DNA inovador da organização permitiu a conquista de uma posição consolidada na venda de nobreaks, acessórios e módulos de bateria no mercado brasileiro, bem como o lançamento da divisão NHS Solar, voltada para a produção de inversores solares e comercialização de geradores fotovoltaicos.

“Nosso diferencial consiste em atender os clientes com soluções de energia que podem ser customizadas de acordo com a necessidade de cada projeto. Para tanto, estamos buscando parceiros dispostos a trabalhar com essa visão integrada, unindo diferentes produtos do portfólio para entregar uma oferta sob medida e mais eficiente do ponto de vista energético”, acrescenta Moro.

Após três anos de esforços no desenvolvimento de uma equipe comercial, da reformulação da política e do programa de canais, além de investimento na capacitação técnica e comercial dos parceiros, os frutos estão sendo colhidos. “Alguns de nossos distribuidores já conseguiram dobrar a média de faturamento e aumentar o giro. O diferencial da NHS é trabalhar com a particularidade de cada região e essa estratégia tem sido vencedora”.

Segundo Mariano Gordinho, “a NHS agregou valor à oferta de energia para se diferenciar, porém, a ponta nem sempre está preparada para oferecer a melhor solução de acordo com cada necessidade. O caminho escolhido pela empresa de treinar e capacitar os parceiros para fortalecer essa diferenciação resultará em inúmeras oportunidades”.

O futuro da energia

Buscando ampliação na oferta de soluções em energia, a NHS identificou a oportunidade de trabalhar com energia fotovoltaica. Esse mercado no Brasil avançou mais de 212% em 2021, segundo a Associação Nacional de Energia Elétrica (Aneel), totalizando a marca de 2,4 GW instalados. Apesar da pandemia, o segmento teve um enorme crescimento e promete se manter aquecido à medida que as empresas buscam diminuir sua dependência da energia elétrica e adotar fontes de energias renováveis. A estimativa da Aneel é que o país alcance 1.200.000 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em 2024.

A NHS mira nessa oportunidade por meio da oferta de inversor solar híbrido, que é capaz de armazenar energia e opera tanto no modo off-grid (independente da rede elétrica) quanto on-grid (conectado à rede).

“Temos um produto com um potencial de mercado gigante e nosso foco é estruturar os canais para trabalhar com essa linha. No fim do dia, queremos que nossos parceiros saibam fazer um diagnóstico completo do armazenamento de energia dos clientes antes de vender uma solução”, detalha o Diretor Comercial e de Marketing da NHS.

Desse modo, o executivo acredita que a Abradisti será uma importante fonte de informações sobre o mercado para auxiliar no planejamento estratégico, possibilitando uma melhor compreensão do setor distribuição como um todo. “Essa troca de informações será fundamental para ajustar nossos próximos passos e alavancar nosso alcance para distribuidores de todas as regiões”.

Diante disso, Mariano Gordinho endossa o papel da entidade de aproximar empresas que partilham da mesma visão estratégica, operando como plataforma catalisadora de negócios.

“Nossa missão é auxiliar as empresas com visões estratégicas, como a NHS, a solidificarem relações em um contexto nacional, ampliado as oportunidades de negócio”.

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar