Notícias

News Context: O Melhor do Mobile World Congress 2018

Realizado entre 26 de fevereiro e 1º de março, em Barcelona, o Mobile World Congress (MWC) reuniu mais de 100.000 visitantes para mostrar as últimas novidades em aparelhos inteligentes e conectividade.

06/03/2018 12:57:18

Realizado entre 26 de fevereiro e 1º de março, em Barcelona, o Mobile World Congress (MWC) reuniu mais de 100.000 visitantes para mostrar as últimas novidades em aparelhos inteligentes e conectividade

Apesar dos relatórios do final do ano passado terem mostrado uma pequena queda nas vendas globais de smartphones e mobile, a verdade é que o caso de amor entre os consumidores e os dispositivos móveis está longe de terminar.

Pelo menos é isso o que mostrou a Mobile World Congress (MWC), que na última semana reuniu mais de 100 mil pessoas para mostrar diversos tipos de aparelhos e tecnologias conectadas.

Então, vamos falar um pouco de mercado de valor agregado e apresentar os principais novidades do evento:

 

Smartphones

Em Janeiro de 2018, não houve queda na demanda por “smartphones premium”, garantindo a receita da distribuição. Podemos dizer que os consumidores continuam buscando inovações, mas estão cada vez mais irritados com os preços que os fabricantes têm exigido por essas novidades.

Isso, porém, parece que não incomoda a Samsung, que anunciou seus novos aparelhos (S9 e S9+), com uma câmera bem melhorada e o processador Snapdragon 845, da Qualcomm.

Outras novidades foram a renovação da linha de smartphone da Sony, vários novos tablets da Huawei e a revelação do Nokia 8 Sirocco, da Nokia.

 

Internet of Things 

O evento deixou claro, ainda, a importância da Internet of Things (IoT) (Internet das Coisas) para o futuro dos negócios, tanto do lado do consumidor quanto do fornecedor.

Entre os lançamentos, destaque para a Cisco, que revelou uma nova plataforma de banda larga para IoT, que deverá garantir um crescimento enorme para esse mercado.

Chamada de NB-IoT, a solução foi criada para cobrir grandes áreas, com baixo consume de energia – com esse recurso, a ideia é que as empresas não tenham de colocar os equipamentos de IoT na mesma rede que os grandes “comedores de banda”, como os smartphones.

A Cisco disse, no MWC, que já gerencia 70 milhões de provedores de serviço de IoT hoje e o cliente China Unicom está prevendo adicionar 100 milhões nos primeiros dois anos de utilização do NB-IoT.

E isso não é tudo.

A Qualcomm disse que teve $1 Bilhão de vendas do chip de IoT em 2017, fornecendo mais de um milhão de chips por dia. Esses são grandes números e mostram como nosso mundo está se tornando cada vez mais conectado.

 

5G

A corrida pela novidade também é inevitável na rede móvel novamente nesse ano. O presidente-CEO da Ericsson, Börje Ekholm, disse no congresso que a tecnologia 5G está pronta para ser comercializada e que começará a chegar nos parceiros no final desse ano.

Para não ficar de fora, Huawei trouxe o que eles dizem ser o primeiro chipset comercial com 5G para celulares do mundo. Espera-se que o Balong 5G01 permita velocidade de download de 2.3 gigabits por segundo.

 

Inteligência Artificial

A IA vem sendo cada vez mais usada no contexto móvel, então não é surpresa ela aparecer na MWC novamente esse ano. A Mercedes-Benz, por exemplo, incorporou a tecnologia em sua Experiência do Usuário da Mercedes-Benz (MBUX) no sistema de multimídia que foi desenvolvido para aprender e se adaptar ao usuário. Ele também está presente no assistente digital “Ask Mercedes”.

 

AR/VR

O mundo da Realidade Aumentada e Realidade Virtual também foi mostrado na MWC. Talvez o mais significante tenha sido o Google ARcore: uma estrutura de AR que permite smartphones comuns rodar os apps de AR.

Essas são algumas das novidades da MWC 2018. Para saber outros números e dados do mercado, fique de olho na News Context, aqui, no Blog da Abradisti!

Por Lucas M. Porto- CONTEXT World

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar