Notícias

News Context – Compartilhamento de dados, informação e análise: o sucesso nos negócios

Veja como a gestão e o compartilhamento de dados tem ajudado a construir e potencializar as estratégias de negócios no mercado corporativo

03/04/2018 13:02:18

Todo mundo que trabalha na indústria de inteligência de mercado vive, hoje, afogado em dados, armazenados em todos os tipos de documentos e data centers.

Mas ter acesso a uma quantidade muito maior de informações não significa, porém, que todos os itens coletados estejam se tornando mais úteis do que em 2013, quando se dispunha de cerca de 1/8 do armazenamento que temos atualmente.

A chave, portanto, não está em só armazenar mais informação. Está em entender se:

1) Os dados são analisáveis, ou seja, tem procedência, foram processados, categorizados e disponibilizados com clareza;

2) Se as informações foram analisadas corretamente.

O que fazemos com o compartilhamento de dados?

Neste cenário, a CONTEXT vem refinando seu processo por 35 anos para garantir que a análise dos dados seja algo natural e prático – o ponto 1, acima, no caso.

A jornada para se chegar ao topo no quesito 2, porém, é mais complicada. Sempre tem uma metodologia ‘melhor’ surgindo com o poder de processamento exponencial que as máquinas atingem e um software de BI mais sofisticado.

Além disso, dados analisados corretamente também é uma questão bastante subjetiva. Muitos analistas concordam, contudo, que existem algumas bases para que os dados sejam apresentados e de onde se extraia algum valor.

Por exemplo: nós sabemos que se queremos analisar a evolução da participação de mercado de um fabricante, temos de usar um gráfico de colunas. Ou se queremos ver apenas as tendências de preços em um trimestre (ASPs) usamos um gráfico de linhas.

As ferramentas de análise que recomendam esses padrões estão disponíveis no mercado.

Mas e se você quer tirar realmente valor de seus dados? Softwares de BI modernos oferecem muitas opções e com melhores visualizações para facilitar o consumo dos dados. Claro, o pré-requisito ainda é o compartilhamento dos dados e mais do que nunca achar formas para torná-los analisáveis.

Value Chain Analytics (VCA) – a plataforma de BI da ContextWorld

A plataforma de BI da CONTEXTValue Chain Analytics (VCA) – permite analisar três métricas simultaneamente. Nós podemos cruzar os dados de vendas por unidade, media de preço e contribuição na receita durante o ano, por exemplo.

Outra possibilidade é checar os líderes de mercado em um determinado segmento e analisar onde estão os “sweet spots” em suas vendas de maior sucesso.

newscontext_abril

 

Usando as capacidades do VCA, nós podemos ir mais fundo em cada uma dessas áreas de maior relevância, para entender onde estão os produtos que lideram o mercado e qual é a relação preço X performance.

Hoje, encontrar a resposta para o cliente – interno ou externo – não é apenas uma tarefa do dia a dia, mas um processo de utilização dos dados e informações para se chegar em uma situação de uso prático.

Uma ferramenta de BI, portanto, é de enorme ajuda nesse sentido, pois transforma dados em informações e mostra com clareza onde estão as oportunidades para crescimento dos negócios.

Graças a evolução tecnológica e a maturidade do mercado que passou a compartilhar seus dados entendendo que o retorno é muito mais vantajoso hoje do que era no passado.

Por Lucas Porto, da Context World

Para saber mais notícias e dicas sobre como tirar o melhor resultado de seu trabalho, siga a News Context, todo mês, aqui  no blog da Abradisti! 

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar