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News Context: Como atrair e reter talentos no canal de vendas

Nossa indústria está em constante evolução. E a cada avanço – tecnológico ou não – surge a necessidade de novos tipos de talentos para manter os negócios rodando. Mas a questão é a seguinte: Como trazer bons profissionais para dentro de sua empresa?

19/10/2017 18:20:22
Canal de vendas

A CONTEXT foi convidada a participar do novo formato do Channel Live Conference, que entre outras coisas discutiu um tópico de interesse geral: atraindo e retendo novos talentos no canal de vendas do mercado de tecnologia

Apresentado por Adam Simon, diretor da CONTEXT em Londres, o painel contou com a experiência de pessoas como David Jones, Chief People Officer do Daisy Group; Leon Conway, Co-fundador do Channel People; David Pitts, Sócio e Fundador do Trust Business Partners; e a CONTEXT.

Nossa indústria está em constante evolução e a cada avanço – tecnológico ou não – surge a necessidade de novos tipos de talentos para manter os negócios rodando.

A CONTEXT recentemente conduziu uma pesquisa de mercado e mostrou à indústria como isso pode ser um desafio, com a abordagem dos seguintes tópicos:

– Treinamento e aprendizagem
– Ter um bom processo de recrutamento
– Atrair e reter os ‘millennials’
– A importância da cultura corporativa na retenção de talentos

Treinamento e Aprendizagem

Treinamento não é apenas o mais indicado meio de se garantir que você tenha o melhor conjunto de habilidades que seus negócios requerem, mas é também a chave do caminho para se atrair os melhores talentos.

Os negócios deveriam oferecer mais oportunidades de aprendizagem. Isso significa ter mais novos talentos com o devido conhecimento dos produtos com que estão trabalhando e que os empregados ganham a confiança e conhecimento dos produtos de que precisam para executar seu trabalho.

Tudo entendido, certo? Mais ou menos! Muitas empresas do nosso ramo sofrem com o medo de perder os novos funcionários em quem investiram tanto tempo e treinamento. Inclusive o CEO de um grande distribuidor recentemente disse:

“Assim que nós treinamos alguém com novas habilidades, um revendedor ou fabricante se aproxima desse funcionário!”

O que as empresas podem fazer para combater isso? O grupo concordou que esse é um risco que se deve correr- o importante então é entender por que essas pessoas deixam as empresas e trabalham nisso.

Empresas devem investir em micro ações de liderança, dando a direção e inspirando os colaboradores, mas deixando que eles deem o passo à frente. Criando o sentimento de propriedade sobre determinado projeto ou tarefa em que estão trabalhando e então a sensação do dever cumprido.

Nesse caso, os empregados se sentirão valorizados. Ao permitir que eles liderem uma parte de um projeto ou negociação, será dada também a certeza da contribuição que eles estão trazendo para empresa.

Phil Jones, Gerente de distribuição da Brother UK disse:
“As pessoas querem crescer, não apenas estar empregadas”

Ter um bom processo de recrutamento

Um bom processo de recrutamento é importante. Leon Conway recentemente trabalhou com dois fabricantes concorrentes que estavam considerando o mesmo candidato. Depois de três semanas discutindo sobre seu CV, a primeira agência chamou para uma entrevista, mas nesse momento a outra agência já havia feito duas entrevistas com ele e estava para fazer uma oferta.

É essencial tratar novas contratações como se estivesse tratando um cliente. Se você está vendendo um serviço a alguém e já explicou tudo o que precisava para o cliente realizar a compra, mas espera 3 semanas para ligar e fechar o pedido, você não espera que vá realmente vender algo.

Atraindo e Retendo os Millennials

Nossas carreiras são mais do que apenas o trabalho que realizamos em uma organização. Mídias sociais mostram todas as realizações que tivemos e cada evento de que participamos. A próxima realização é sempre importante e nós ‘precisamos’ compartilhar isso, como se houvesse uma pressão em manter nossa marca pessoal em alta e assim atingir as metas em nossas carreiras.

É possível trabalhar ainda mais de perto com seus empregados “Millennials” e entender suas perspectivas sobre os negócios, para onde se poderia ir etc. Leve um deles para almoçar! Poderia ser um bom investimento do seu tempo.

Dar espaço ao espírito empreendedor pode ser a chave para manter os empregados e fazer seus negócios mais prósperos.

A Google, por exemplo, permite que 20% do tempo de trabalho semanal seja dedicado aos projetos pessoais de seus funcionários. Em essência, não apenas encorajando a ter novas ideias e compartilhá-las, mas dando tempo para desenvolvê-las e implementá-las. Na verdade, foi assim que a Google criou alguns de seus produtos mais populares, incluindo Gmail e Google News.

A Importância da cultura corporativa na retenção de talentos

Uma cultura verdadeira aumenta a taxa de retenção. Isso é fato! Talvez todos nós tenhamos nossos ideais pregados na parede, mas se nós não os seguimos no dia a dia, nossa cultura corporativa poderá se perder ou acabar distante do que queríamos que ela fosse.

Cultura é uma jornada eterna – está em tudo o que se faz. Na Daisy, toda a equipe de gerenciamento se encontra com cada empregado pelo menos 3 ou 4 vezes ao ano. Essa é uma maneira de não apenas eles fornecerem e receberem um imensurável feedback, mas também de manter a diretoria da empresa focada em realizar o que foi prometido.

Líderes devem sempre se lembrar de manter contato com sua equipe, que suas ações mantêm e inspiram a cultura dentro da corporação.

Um caso interessante vem do gerente de Distribuição da Softcat, que regularmente visita a sala da equipe de vendas: assim, ele mantém contato com o time e pode ser visto trabalhando junto com eles em busca dos mesmos objetivos. Jack Welch, famoso CEO da GE, sempre pregou a ideia de visitar todos os setores da empresa para saber tudo o que estava acontecendo.

“É preciso mais que altos salários para se manter bons funcionários e é preciso mais que preços baixos para se manter bons clientes”

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