Networking: o velho “olho no olho” foi atração especial no Canalys Channel Fórum 2019
Conversar com fabricantes, distribuidores e revendedores, ou conseguir aquela reunião tão esperada. A delegação brasileira diz que o saldo da participação no evento foi positivo e que já aguarda a próxima edição
Empresas são feitas de pessoas, e é por isso que a palavra networking ganha destaque, já que nada supera o bom e velho “olho no olho” para solidificar relações e fechar bons negócios. E foi exatamente essa aproximação que a Abradisti organizou e proporcionou para a delegação de 62 brasileiros presente no Canalys Channel Fórum 2019, realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, em Bogotá, na Colômbia.
Considerado o maior evento independente de canais da América Latina, a iniciativa acontece também na Europa e no Oriente Médio. Os patrocinadores são grandes fabricantes mundiais de tecnologia com o objetivo de apresentar tendências e soluções de valor agregado ao canal. Mas quem escolhe e faz o convite aos revendedores são os distribuidores, ou a associação que os representam.
Talvez essa dinâmica seja o motivo daquilo que foi destaque para os brasileiros em Bogotá. “Raramente os eventos possuem a qualidade de networking constatada no Canalys Channel Fórum 2019. Não havia pressão do anfitrião e as revendas tiveram total autonomia de fazer a agenda delas, conversar entre elas e com os distribuidores”, considera o presidente-executivo da Abradisti, Mariano Gordinho.
Dia certo, no lugar certo
Apesar das plenárias e das trilhas de conteúdo que estavam ótimas, a grande virtude deste evento parece que é o networking que ele proporciona. É o que aponta Gordinho por conta do que recebeu como feedback de seus convidados e associados Agis e SND, além da multinacional Adistec. Foi a associação que fez o elo entre evento, distribuidores e revendedores.
Segundo Guilherme Nogueira, gerente de unidade de negócios da Agis, um dos integrantes da delegação brasileira, o trabalho da Abradisti foi imprescindível para os brasileiros estarem presentes. “Além do convite, a associação também teve um papel importante de fazer com que todos os brasileiros se reunissem e se conhecessem no primeiro dia do evento”.
Essa aproximação proporcionou que o resultado superasse as expectativas do diretor. “Fiz em dois dias o que talvez precisaria de muito tempo de trabalho. Tive contato com revendas que há muito tempo queria ter e ainda não tinha tido a oportunidade. Achei muito bom também que os canais eram extremamente qualificados e em busca de melhorar seus negócios”, detalha Nogueira.
Para Fábio Baltazar, diretor comercial da SND, a experiência de participar no Canalys foi igualmente produtiva. “O que mais me chamou a atenção foi essa oportunidade de falar com pessoas extremamente importantes para o meu negócio. Hoje a SND está muito focada no público corporativo, para revendedores de solução e de projeto. No evento tive a oportunidade de me reunir com essas empresas e com os fornecedores estratégicos”.
O rei do Canalys
Mesmo com as facilidades do digital, Baltazar enfatiza que investe em todas as chances de eventos presenciais. “As empresas são feitas de pessoas e as pessoas se relacionam. A oportunidade de estar com fornecedores e parceiros, fora de seu habitat, em eventos como esse é de suma importância”, diz o executivo da SND.
Sobre o relacionamento interpessoal, é ele que favorece os negócios e traz confiança. Guilherme Nogueira também aposta em conhecer presencialmente a pessoa com quem está fazendo negócio: “além da confiança, você sabe com quem falar se tiver qualquer problema no dia a dia. Todos os elos da cadeia se beneficiam do contato. O fornecedor pode entender melhor o potencial do canal para apoiá-lo no que for necessário para os negócios. Enquanto isso, nada melhor do que conhecer a visão do fabricante e entender para onde ele está indo”.
Apesar de reunir empresas da América Latina, a grande oportunidade foi a de encontrar brasileiros em Bogotá.
Saiba como fazer parte da próxima edição do evento, fale com a Abradisti!