Notícias

News Context: Novo mercado impulsiona vendas de impressoras 3D em 2017

De acordo com os levantamentos feitos pela Context, o fornecimento de impressoras 3D aumentou 38% ao ano na primeira metade de 2017 – principalmente pelo crescimento da nova sub-categoria Profissional que rompe com as classificações tradicionais Industriais e Desktop/Pessoal.

28/09/2017 16:35:05
Venda de impressoras 3D

O fornecimento de impressoras 3D aumentou 38% ao ano na primeira metade de 2017 principalmente pelo crescimento da nova sub-categoria Profissional que rompe com as classificações tradicionais Industriais e Desktop/Pessoal, de acordo com os levantamentos feitos pela CONTEXT

Se em um primeiro momento parecia que o Mercado se guiaria pelo volume de modelos Desktop/Pessoal que aumentou suas vendas em 39% (enquanto as de uso Industrial/Profissional caíram 6%), a verdade é que um novo grupo de impressoras 3D apareceu e mudou esse panorama.  Outra subclasse surgiu para se destacar: as impressoras de uso pessoal abaixo de $2,500, que cresceram 36%.

Produtos de uso profissional podem ser encontrados em ambos os mercados, Pessoal/Desktop e Industrial/Profissional, com preços variando entre $2.500-$20.000. Os líderes nessa subclasse incluem Ultimaker, Formlabs, Leapfrog, MakerBot (Stratasys) e Markforged e as impressoras de uso pessoal abaixo de $2.500 respondem pela grande maioria do fornecimento (85%) do total de 200.509 do mercado de categoria Pessoal/Desktop na primeira metade de 2017.

No T2 2017 também vimos o surgimento de um novo líder no segmento Pessoal/Desktop: a Monoprice, que obteve um crescimento anual de mais de 450% e foi responsável por 19% das 107 mil unidades fornecidas no trimestre.

A Monoprice continua ditando as regras de preço para os produtos de entrada, com média ponderada de seus produtos em $288 no T2 2017 – a segunda na comparação chega com os $410 da XYZprinting. Porém, a XYZprinting não quis ficar para trás e lançou um novo modelo de impressora colorida nesse trimestre.

Além de Monoprice e XYZprinting, outros que vem se destacando na primeira metade do ano são Wanhao, Formlabs Prusa Research, Dagoma e Markforged: todas viram seus fornecimentos aumentarem em mais de 50% comparado ao ano anterior.

Já do lado Industrial/Profissional, muitas empresas de capital aberto – mais notadamente Stratasys e 3D Systems – viram seus volumes diminuírem novamente na primeira metade do ano, mesmo quando o fornecimento por unidade aumentou para outros fabricantes como EOS, GE Additive, Carbon e HP.

O fato é que todos os fabricantes continuam a buscar a impressão em 3D para fabricação em massa, mas mesmo que a impressão em metal seja uma realidade, a fabricação em plástico na indústria continua sendo a principal opção para protótipos.

O Mercado global de impressoras 3D que inclui também os materiais e serviços relacionados a ele, deve atingir $5.6 Bi em 2017- um aumento de 15% comparado a 2016, ainda que com a relativamente fraca primeira metade do ano para o segmento Industrial/Profissional, que corresponde a aproximadamente 78% de toda receita em termos de hardware apenas.

Conforme o Mercado vai se voltando para o uso de impressoras 3D na produção em massa, espera-se que as receias atinjam US$17 Bi em 2021, mas vamos checar os números do que está acontecendo agora nesse mercado:

Tabela 1: Top 5 fabricantes: Impressoras 3D por unidades e receita com impressoras, Global Personal/Desktop** Printers 1/2 2017 

3DP RU - 26 Sept(1) (002)

Tabela 2: Top 5 fabricantes: Impressoras 3D por receita de Industrial/Profissional** Máquinas fornecidas em 1/2 2017 

3DP RU - 26 Sept(2) (002)

* Classes (sub-categorias): Pessoal = $2.500 ou menos; Profissional = $2.5K–$20K; Design = $20K–$100K; Industrial = $100K+

** Pessoal/Desktop = todas as impressoras (independente de sub-classe) vendidas por até $5,000; Industrial/Profissional = acima de $5,000

*** Receita em geral considerada para equipamentos de impressão, mas podem incluir materiais, softwares ou outros produtos


Todos os dados desse material foram retirados do relatório CONTEXT AM3DP, disponível para assinatura. Se você quiser mais informações e detalhes desse serviço, por favor, entre em contato com Danielle Cohen no dcohen@contextworld.com.

Por CONTEXT World

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar