Notícias

Ibyte é nova associada Abradisti

Com um modelo de distribuição omnichannel centrado no Nordeste e com capilaridade nacional, a especialista em tecnologia e informática reforça a representatividade da região entre as associadas da entidade

07/07/2021 16:15:00

A chegada da Ibyte como nova associada da Abradisti endossa a visão que a companhia vem trilhando em direção ao futuro desde sua fundação em 2000. Guiada pelo propósito de construir relações sólidas na distribuição de tecnologia e informática para todo o Brasil, a companhia, sediada no Nordeste, busca contribuir para o desenvolvimento do segmento de revendas, ao mesmo tempo que expande sua participação no mercado.

“Estamos muito otimistas para o segundo semestre. Acreditamos que juntos somos mais fortes e o mercado só tem a evoluir com o trabalho colaborativo desenvolvido pela entidade”, compartilhou Nelson Gurgel, Diretor de Marketing da Ibyte. “A Ibyte se junta à Abradisti para somar e realmente fazer a diferença, participando efetivamente dos grupos de trabalho e discussões”.

Essa visão positiva se reflete em planos audaciosos para 2021, um ano em que a empresa planeja superar o crescimento de 20% conquistado no ano passado apesar dos desafios impostos pela pandemia. Segundo Gurgel, o objetivo é aumentar tanto o share de mercado – seja por meio do core business (produtos de informática e para provedores de internet) quanto de novos segmentos como energia solar e segurança eletrônica – e expandir a representatividade da distribuição dentro do faturamento global.

Além de atuar como distribuidora, a Ibyte estreou no varejo em 2006, com a abertura de sua primeira loja, em Fortaleza, no Ceará. De lá para cá, criou uma rede de canais B2B suportada por seis lojas de atacado localizadas em Juazeiro do Norte, Teresina, São Luís (foto), Natal e Campina Grande, que juntas atendem a mais de 25 mil clientes entre distribuidores e revendas, além de uma rede B2C apoiada por 42 lojas de varejo espalhadas pela região Nordeste.

Para Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti, a nova associada traz mais representatividade para o grupo de associados, ampliando as discussões sobre os desafios da indústria para além do Sul e Sudeste do país.

“Sabemos da importância que a Ibyte exerce em todo o Nordeste, gerando quase mil empregos diretos. Desse modo, a empresa vem fortalecer o quadro de representantes da região e contribuir com questões características desse mercado que vem crescendo exponencialmente”, diz Gordinho. 

Distribuição omnichannel

Além de sua ampla atuação regional, a Ibyte também possui uma marca própria de produtos de informática, a Goldentec, cujo mix engloba desde computadores e acessórios de tecnologia até bicicletas elétricas. A distribuição dos produtos da fabricante é feita por meio das lojas próprias do grupo e de terceiros. A companhia também conta com um site de e-commerce com entregas em território nacional e quatro lojas iOne, rede especialista em produtos Apple.

“O fato de sermos fabricantes é um diferencial, já que conseguimos repassar ao nosso cliente um preço bom e aumentar a nossa fatia de mercado na região. Outro diferencial é o fato de estarmos presentes não apenas nas capitais, mas também no interior”, destaca Gurgel, enfatizando a aposta na interiorização como motor para a estratégia de crescimento.

Assim como todo o mercado de TI foi impactado com o início da pandemia, em março do ano passado, a Ibyte também teve que encontrar caminhos para se adaptar às restrições sanitárias, tanto no varejo quanto no atacado. O ritmo dos negócios foi recuperado logo no segundo semestre de 2020, quando toda a indústria passou a colher os frutos da demanda acelerada por digitalização diante da nova realidade de trabalho remoto e híbrido.

“Um ponto positivo da pandemia é que ficamos muito mais próximos dos clientes e passamos a nos relacionar de maneira mais profunda”, compartilha o diretor de Marketing.

Para moldar e consolidar essas novas conexões, ele revela que houve um grande trabalho junto a distribuidores e revendas por meio de webinars e programas de treinamento.

Passado o período de incertezas, agora a companhia vivencia grandes oportunidades frente a um mercado aquecido. “Nosso foco é manter essas relações que construímos mais sólidas para alcançar uma receita superior a este ano”, acrescenta.

Para tanto, a Ibyte investe na ampliação de seu portfólio de notebooks e acessórios correlatos, bem como de equipamentos para provedores de internet, como modens, roteadores e fibras ópticas. Sobretudo, também concentra esforços em segmentos promissores, como o de energia solar, apoiada na expansão de parcerias com integradores.

Logística reversa e benefícios

Desde o ano passado, a Abradisti vem ampliando o Programa de Logística Reversa que fornece acesso ao sistema coletivo da gestora ambiental Green Eletron, responsável pela coleta, transporte, reciclagem e destinação correta de produtos eletroeletrônicos. Nos últimos meses, diversas associadas aderiram ao programa, que agora também conta com a associada Ibyte.

“A logística reversa é um grande desafio. Além da legislação, temos uma obrigação socioambiental e um compromisso com nossos consumidores de dar uma destinação correta aos equipamentos eletroeletrônicos descartados”, pontua Gurgel.

“Atualmente, já realizamos a coleta desses resíduos sólidos e temos um programa de logística reversa. A parceria com a Abradisti/Green Eletron nos ajudará a avançar ainda mais nosso programa e acompanhar as melhores práticas do mercado”.

O executivo também acredita que a participação na Abradisti permitirá que a Ibyte atue de forma mais estratégica em diversos temas, como LGPD, aspectos regulatórios, sistema tributário, dentre outros. “Temos a certeza de que fazer parte dessa coletividade vai nos trazer inúmeros benefícios e já estamos comprometidos com as bandeiras levantadas pela associação, como a logística reversa”.

De acordo com Mariano Gordinho, a forma com que a Ibyte já vem se aproximando dos grupos de trabalho e discussões da Abradisti apenas reforça a missão da entidade e serve como incentivo para a elevação das relações no setor de distribuição.

“A associação existe para operar como uma plataforma coletiva, em que as empresas trocam conhecimento e experiência e todos saem ganhando. A Ibyte tem muito a acrescentar e contribuir com a riqueza do conhecimento acumulado nas últimas décadas de atuação no Nordeste”, conclui o Presidente-Executivo da Abradisti.

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar