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Gomaq: futuro do mercado de impressão está na gestão de documentos

Distribuidora especializada em impressoras e copiadoras – e nova associada da Abradisti – aposta na digitalização e na gestão inteligente de documentos como estratégia para se transformar em um mundo cada vez mais “paperless”

02/12/2020 15:46:32
Gomaq Abradisti

Conforme avança a tendência do paperless e as empresas reduzem o consumo de papel – e, por tabela, de equipamentos de impressão –, distribuidores e revendas especializados em impressoras, copiadoras e suprimentos começam a transformar os negócios de olho no futuro. Um bom exemplo é a Gomaq, um dos distribuidores mais tradicionais no segmento e que acaba de se associar à Abradisti.

“A transformação digital já é uma realidade para muitas empresas”, diz Danilo Munhos, gerente de marketing e vendas da distribuidora. E não se trata de simplesmente copiar um documento físico para o formato digital. “O mercado não sabia que o negócio de scanner não é vender apenas os equipamentos, mas explorar os softwares que facilitam os gerenciamentos de documentos eletrônicos.”

Este gerenciamento de documentos digitalizados é uma das estratégias da Gomaq, pois simboliza o começo de uma transformação maior. Segundo o executivo, os documentos físicos que precisam se tornar digitais são muitos, mas há dúvida sobre como e por onde.

“Quando se fala de digitalização de legado estamos falando de salas bagunçadas, papeis úmidos e manchados. Aí vem nossas soluções: softwares que limpam a imagem, eliminam folhas em branco e tiram manchas, para termos uma digitalização mais limpa, legível e confiável”, explica Munhos.

Gerenciamento eletrônico de documentos (GED), softwares que automatizam o fluxo desses papeis digitalizados, armazenando e indexando por palavras-chave e temas e facilitando buscas, também fazem parte dessas soluções. Robôs para automação com inteligência artificial (RPA) também podem integrar projetos do tipo.

A Gomaq tem apostado em ampliar o portfólio com fabricantes que vão ao encontro dessa estratégia, incluindo hardware e software. Atualmente a empresa trabalha com Lexmark, Brother, Xerox, Fujitsu, Epson, Canon, Elgin, Unibind e Dascom, entre outras.

Outra parte do trabalho é capacitar as revendas, que atualmente representam cerca de 80% da receita da distribuidora. O objetivo é que elas tenham capacidade comercial e técnica para ofertarem essas soluções mais complexas para verticais de mercado como governo, educação, escritórios de advocacia, logística e departamentos de recursos humanos.

“Hoje a Gomaq não está categorizada como distribuidor de volume, mas de valor agregado. Abrimos o portfólio, dizemos onde conseguimos ajudar e juntos desenvolvemos os projetos”, diz Munhos. “Não é consultoria, mas parceria.”

História e estratégia

Fundada em 1965, a Gomaq nasceu como assistência técnica de máquinas de contabilidade e prestava serviços para revendedores. Cresceu e acompanhou as mudanças do mercado – trabalhou com calculadoras, máquinas de fax, fotolitos, impressoras analógicas, digitais e, finalmente, soluções de digitalização.

Atualmente, mantém sede administrativa em São Paulo, com pequena parte do estoque na capital paulista e a maior parte da operação concentrada em Vitória, Espírito Santo. O centro de distribuição capixaba detém entre 70 e 80% da mercadoria da empresa, que dali alcança abrangência nacional.

Muito embora a pandemia tenha trazido uma “freada inevitável”, foram registrados bons resultados em 2020 graças ao movimento registrado no começo do ano. Desde janeiro a empresa passou a estocar para canais e clientes, antevendo os efeitos nefastos da crise sobre as importações.

“Fizemos um primeiro trimestre muito bom para essa época do ano, foi recorde de vendas. Mas abril e maio registraram quedas bruscas, com 50% menos faturamento. Agora estamos sentindo uma recuperação”, conta o executivo, que espera superar os resultados do ano passado graças ao planejamento bem executado.

Associação

O ingresso da Gomaq na Abradisti começou com o interesse da área de crédito da distribuidora pelo Portal de Crédito, ofertado em parceria com a Boa Vista. “Temos a característica de sempre buscar melhorar nossos processos”, explica Munhos, que a partir daí iniciou conversas para o processo de associação. “Acreditamos que o objetivo da parceria é encontrar benefícios e desenvolvimento mútuo.”

O executivo diz enxergar na Abradisti potencial para que a empresa adote melhores práticas que beneficiem seus serviços e, consequentemente, os clientes. Também elogia a possibilidade de se reunir com os concorrentes, que ele chama de “parceiros”, em um espaço franco de debates capazes de contribuir com o desenvolvimento de todo o setor.

Munhos também vê na Abradisti um espaço de informação a respeito do mercado brasileiro de tecnologia da informação. “Acredito muito na assertividade das informações, e quem tem informação, tem tudo”, diz.

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