Notícias

Fort Distribuidora agora é parte do grupo de Associadas à Abradisti

A chegada do braço de distribuição da Concórdia Informática, varejista catarinense com mais de 20 anos de atuação, reforça compromisso da entidade com a diversidade entre os associados

29/09/2021 13:59:00

A Fort Distribuidora acaba de ingressar na Abradisti, pouco depois de iniciar suas operações, em junho deste ano, em Palhoça (SC). Este, contudo, é apenas mais um capítulo marcante na jornada de 20 anos da Concórdia Informática. Estabelecida em Concórdia (SC), a varejista especializada no fornecimento de produtos e serviços de tecnologia da informação busca agora consolidar sua atuação em Distribuição por meio da recém-inaugurada empresa.

“Há dois anos abrimos um braço para atender outras revendas e percebemos o potencial deste mercado. A pandemia apenas alavancou as oportunidades e decidimos formalizar neste ano a abertura da Distribuidora”, conta Wagner Casagrande, CEO da Fort Distribuidora (foto).

Nesse sentido, o ingresso na associação reafirma o propósito da Fort para o futuro: tornar a operação de distribuição o maior negócio do grupo. Para tanto, a nova companhia busca na entidade apoio operacional e representatividade setorial para impulsionar seu crescimento no segmento.

“Fazer parte de uma entidade como a Abradisti possibilita ampliar nosso networking e acelerar nossa expansão no mercado, estabelecendo nossa atuação frente a revendas e fabricantes, bem como construindo ações conjuntas com outras associadas para fortalecer o mercado de distribuição como um todo”, completa o executivo.

Segundo Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti, a aproximação com distribuidores menores, fora do eixo Sudeste e que possuem atuação múltipla – varejo e distribuição – permite à entidade cumprir verdadeiramente com seu papel na cadeia de distribuição.

“A Fort representa hoje o associado da Abradisti. A vinda de empresas como esta e outras recentemente associadas indica que representamos um perfil mais amplo. Estamos trabalhando cada vez mais para ser uma entidade que impulsiona este movimento de múltiplo canal, de venda por múltiplas camadas”, ressalta Gordinho.

Foco em logística e planejamento

No ano passado, a Concórdia Informática alcançou um crescimento de 400% em relação ao ano anterior. Já o negócio de distribuição representou 23% do faturamento em 2020, enquanto em 2019 respondia por 5%.

Com a abertura estratégica da Fort Distribuidora na cidade de Palhoça, localizada às margens da BR-101, um importante corredor logístico na região Sul, a expectativa é expandir em 30% o faturamento no primeiro ano, atendendo ao mercado local e à região Sudeste. “Nós já estamos atingindo essa meta mês a mês, mas ainda esperamos aumentar o número de produtos vendidos. O foco agora é investir em contratações, treinar nossa equipe e fortalecer nossa estratégia, ou seja, arrumar a casa para prosperar em 2022”, compartilha Casagrande.

O CEO também destaca que a nova estrutura logística já trouxe contratos com fabricantes, uma vez que ampliou a capacidade de atender às demandas das revendas com mais velocidade.

“O mercado mudou e as revendas também buscam a mesma experiência que o consumidor tem no e-commerce, quando compram um produto em um dia e esperam receber no outro. É onde queremos nos destacar e buscamos parceiros que trabalham com a política de canais”.

Atuação multicanal

A Fort Distribuidora também aposta em outros diferenciais competitivos, como amplo conhecimento técnico sobre o mercado e produto e atendimento qualificado. A diversidade no mix de produtos também é um ponto forte, já que o portfólio inclui linhas de PCs empresariais e gamers, monitores, componentes, produtos de automação, impressão e periféricos. Além disso, a empresa atua tanto como distribuidora de outros fabricantes, como de sua linha própria de computadores corporativos, a PC Fort.

Diante disso, Mariano Gordinho analisa que o mercado de distribuição atravessa atualmente um momento de transformação. Ele lembra que no passado a maioria dos associados era formada por típicos atacadistas de produtos de informática e, hoje, a Abradisti possui associados com atuações múltiplas, seja no varejo e também na fabricação de produtos. 

“Esses associados que trabalham em diversas frentes, vendendo e criando tecnologia, conseguem atuar em todo o ciclo para chegar até o consumidor final. Desse modo, eles detêm um conhecimento profundo sobre o cliente e suas necessidades que muitas vezes os grandes players não conseguem construir”, salienta. “A chegada dessas empresas atesta que a associação não representa apenas um pedaço da cadeia, e sim todos os elos”.

Para a Fort Distribuidora, a trajetória da Abradisti em defesa do setor de Distribuição agrega ao negócio de todos os associados. Como destaque, ele pontua a ação coletiva movida pela entidade e que culminou na redução da carga tributária sobre a importação de GPUs (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico, em tradução livre), que beneficiará o grupo enquanto fabricante. “Quando várias vozes pleiteiam por algo em comum, o coro acaba sendo mais forte”.

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar