Entrevista: Diretor da Deloitte destaca mudanças no perfil dos CIOs
A Deloitte Global, realizou a pesquisa anual, CIOs Survey com 1200 líderes de TI e mostrou que grande parte desses profissionais estão migrando para as áreas de negócios, adquirindo um perfil mais estratégico.
![](https://abradisti.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Deloitte.jpg)
Levantamento produzido pela Delloite, com mais de 1200 líderes de TI, mostra que perfil dos decisores está mudando. Entenda qual o impacto para a Distribuição de Tecnologia
Você imagina o que sua distribuidora venderá, para clientes e revendas, daqui a dois anos? Se você ainda não sabe a resposta, não se preocupe: hoje, o Blog da Abradisti traz uma entrevista com o Technology Strategy & Architecture da Deloitte Brasil, Fábio Pereira, sobre os principais destaques da CIOs Survey – pesquisa promovida pela Deloitte Global, que analisa o perfil dos principais líderes de TI ao redor do mundo.
Para entender todos os detalhes do levantamento, e como ela impacta a Distribuição de TI, ele enfatiza, entre outras coisas, que o decisor da área de tecnologia está deixando de ser apenas técnico para focar, cada vez mais, em questões de negócio. Ou seja: o CIO quer soluções!
Quer saber o que ele nos disse? Então, veja abaixo os principais destaques dessa conversa para a Distribuição de TI no Brasil e no Mundo:
Blog da ABRADISTI – O que é o CIO Survey e qual o grande objetivo deste levantamento?
Fabio Pereira – A Cio Survey é uma pesquisa global, promovida pela Deloitte, realizada anualmente com mais de 1.200 CIOs (termo equivalente diretor de Tecnologia da Informação). Podemos dizer que o grande objetivo dessa análise é compreender o perfil dos líderes de tecnologia e como eles estão atuando em suas empresas. Nas avaliações, olhamos a evolução e o impacto que esses profissionais oferecem em suas organizações, além de outras dimensões, como prioridades de investimentos e principais desafios.
ABRADISTI – Neste ano, a pesquisa contrapôs as habilidades naturais dos gestores, os conhecimentos práticos que eles desenvolveram na indústria de TI e o dia a dia nas organizações. Por que separar esses pontos e quais foram os resultados principais dessa análise?
Fabio Pereira – A pesquisa explora até que ponto a personalidade e o estilo de trabalho impactam o perfil do CIO. Assim, a pesquisa constrói, este ano, uma perspectiva para estabelecer correlações entre estas dimensões de análise, buscando entender as diferentes personalidades e possibilidades de atuação neste cargo.
Dessa forma, vemos que, apesar de a maior parte dos CIOs ainda esteja com sua função associada à dimensão de operadores confiáveis, há uma migração significativa do foco destes profissionais para as áreas de negócio, tornando o perfil destes líderes de TI mais estratégico.
ABRADISTI – Um dos temas principais do estudo é a classificação de prioridades dos CIOs, que neste ano mostrou o aumento da importância dos clientes. O que isso indica para a efetivação dos negócios?
Fabio Pereira – Nossa pesquisa revela que ter o cliente como foco e atuar para ofertar capacidades que garantam os melhores serviços e experiências ao cliente está em evidência. Todo esse cenário indica um caminho estruturado na percepção de valor que levará a um melhor desempenho empresarial.
ABRADISTI – Existem dados para o Brasil? O que eles indicam?
Fabio Pereira – Sim, a pesquisa também foi realizada no Brasil, sendo o segundo país com maior número de respondentes globalmente. Neste cenário, nosso mercado se manteve alinhado às principais tendências globais: o interesse dos CIOs brasileiros por novas tecnologias, como digital, analytics e computação em nuvem, por exemplo, é crescente, sendo esses os três temas considerados de maior impacto para o negócio nos próximos dois anos.
O estudo mapeou, ainda, que essas tecnologias serão também as que mais irão receber investimentos no mesmo período. Esse resultado sugere que o líder de tecnologia do Brasil está se preparando para o impacto que a nova onda digital irá trazer para as organizações, e tem procurado compreender cada vez mais o atual momento digital de negócio e o papel central que sua posição exige.
Faça já o download deste relatório e confira em detalhes onde e como sua oferta pode ficar mais forte para atender os principais CIOs do mundo!
E lembre-se: para ficar por dentro das novidades do mercado de Distribuição de Tecnologia, siga ligado aqui no Blog da Abradisti e nas nossas Redes Sociais!