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Censo das Revendas é destaque no lounge da Abradisti na Autocom 2023

Abradisti participa da Feira Autocom com cinco associadas em espaço integrado e destaca a importância das Revendas participarem e responderem ao Censo 2023

30/03/2023 14:42:33
Censo das Revendas na Autocom 2023

Pelo segundo ano consecutivo a Abradisti esteve presente na Feira Autocom, desta vez com cinco de seus associados em um lounge integrado, localizado bem na entrada do evento realizado pela AFRAC em 28, 29 e 30 de março, em São Paulo.

AGIS, MAZER, PRIMEX, SND e VUNO estiveram com suas equipes no espaço em conjunto com a Abradisti e aproveitaram a oportunidade de gerar novos negócios e networking na área de TIC voltada para Automação Comercial. Todos também trabalharam juntos com a entidade para divulgar o Censo das Revendas 2023, promovido pela associação e realizado pela IT Data, que receberá respostas no questionário até o final do mês de abril.

Em 2022, os respondentes do Censo foram compostos por 40,6% VARs, 35,7% Revendas de Volume, 13,5% Representantes Comerciais, 5,4% Revendas de Automação e 4,9% Lojas Virtuais.

“Trabalhamos constantemente com foco em ampliar cada vez mais o volume de respostas, para os resultados serem ainda mais abrangentes, pois quanto maior o número de participantes qualificados, melhor é a qualidade dos números e dos resultados”, afirma Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti.

A ação durante a Autocom 2023 foi apenas uma das campanhas realizadas pela entidade e pelas empresas associadas para aprimorar ainda mais o levantamento neste ano.

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Segundo Dagoberto Bianchi, vice-presidente de Distribuição da Afrac, o Censo da Abradisti é crucial para os negócios da empresa:

“Estrategicamente falando, quando você faz o Censo com os canais, com os revendedores, ele nos traz informações muito importantes, que detalham o negócio, os sentimentos dele, detalham a necessidade dele, e que a gente aqui na Distribuição, junto com os fabricantes, consegue traçar isso para tentar atendê-los da melhor forma possível”, afirma. “Então, para mim o Censo de canais é o auge de qualquer coisa no nosso mercado“.

O que a revenda ganha ao responder?

A revenda recebe um compilado de 15 relatórios que a IT Data produz, é um material rico, com o objetivo de ajudá-las a melhorarem sua gestão de negócios, consolidado no documento Oportunidades para as revendas em 2023, que inclui também dados do Censo de 2022. Ao ser lançado, o resultado do Censo de 2023 também será compartilhado com as revendas respondentes.

A participação está aberta para o preenchimento do questionário de 2023 por integradores, representantes comerciais e revendas de TIC, com prazo até o dia 23 de abril, por meio do link:

https://page.abradisti.org.br/questionario-censo-2023

Saiba mais sobre o Censo das Revendas

Esta é a 12ª edição do Censo das Revendas, pesquisa de referência do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação, realizada pela Abradisti e executada pela IT Data.

Os resultados do Censo compõem um estudo analítico aprofundado sobre tendências de mercado, expectativas e necessidades dos canais de TIC. O objetivo é apurar dados recentes e desenhar o cenário de negócios como uma ferramenta que auxilie as empresas associadas na definição de estratégias de negócios do setor.

“Compartilhamos essa informação com as revendas que respondem o estudo para permitir que o canal também esteja mais conectado com os dados do mercado de TIC”, afirma Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti.

Segundo ele, diante de novos cenários em 2023, toda informação é muito bem-vinda para todos os players do setor.

“A revenda, por ser quem está próximo ao cliente final na ponta, é capaz de trazer uma fotografia realista do setor. Eles são a nossa melhor interface com aquilo que o mercado possivelmente vai investir em termos de tecnologia de informática, comunicação e serviços, que hoje estão todas dentro de um único cesto. Vemos cada vez mais o setor entendendo a importância de, quando vender tecnologia, entregar também a solução, ser capaz de integrar aquilo que resolve o problema específico do cliente”, analisa Mariano Gordinho.

Segundo Ivair Rodrigues, fundador e diretor de Estudos de Mercado da IT Data, a área de Distribuição é carente de informações, assim como as Revendas.

“Foi por isso que criamos em 2011 esse estudo, com objetivo de proporcionar informações importantes e acessíveis a todos anualmente. Pela continuidade e evolução da pesquisa, vemos a importância que ela representa para revendas, distribuidores e fabricantes”.

Como são classificadas as revendas no Censo?

Os participantes que respondem ao Censo das Revendas têm suas respostas categorizadas de acordo com o tipo de Revenda, seguindo a seguinte divisão:

. Representante Comercial: empresa sem funcionário, que comercializa produtos e serviços.

. Loja Virtual: revenda que comercializa os seus produtos apenas via site.

. Revenda de Volume: revenda que comercializa produtos ‘comoditizados’ de TI e/ou presta serviços mais básicos, visando atuar nos segmentos pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

. Revenda de Valor Agregado: revenda que comercializa produtos e/ou presta serviços mais sofisticados, visando atuar nas médias e grandes empresas.

. Revenda de Automação Comercial: empresa que possui foco principal em Automação Comercial.

Quais são as novidades para a versão 2023?

Para que o estudo consiga apurar as informações mais importantes do segmento, como faturamento, dados de planejamento, ações previstas, o questionário passa periodicamente por adaptações e ajustes finos.

“No decorrer do tempo, notamos que houve uma mudança no perfil das revendas, elas estão migrando para clientes maiores. Percebemos que boa parte das revendas da última pesquisa estão indo para clientes com perfil mais corporativo e com mais de 50 funcionários. Incluímos perguntas para entender esse cenário novo”, explica o diretor da IT Data.

A edição 2023 inclui duas perguntas para que a revenda avalie em diversos quesitos a distribuidora que a convidou, tais como disponibilidade de estoque, logística e pontualidade nas entregas, treinamentos, atendimento, ações de marketing, competitividade de preços, volume de negócios, apoio na geração de oportunidades, para citar apenas alguns pontos.

“Esta iniciativa de acrescentar uma avaliação das distribuidoras por parte das revendas tem como objetivo melhorar a Distribuição em todos os quesitos para o revendedor. É uma ferramenta muito relevante para as revendas, mas principalmente para os distribuidores que terão essa visão mapeada e transparente”, explica o presidente-executivo da entidade.

Ivair Rodrigues reafirma a questão do sigilo nas respostas. “A imparcialidade é importante e o revendedor deve saber que está respondendo a pesquisa e a informação não vai chegar individualmente ao Distribuidor. Esse é um compromisso da IT Data com todos os participantes”.

A avaliação de cada distribuidora só é possível de ser tabulada quando ela ajuda com a divulgação do Censo para as suas revendas parceiras, o que permite que a entidade, o distribuidor e o revendedor trabalhem juntos para gerar um benefício em comum e relevante no final.

Segundo Mariano Gordinho, é imprescindível o apoio da Distribuição para a realização do estudo: “Quanto mais os nossos associados se engajarem, melhor vai ser o resultado geral do Censo, assim como o retorno da avaliação para cada distribuidor que obtiver um número mínimo de 50 respostas válidas”.

Anualmente, após a divulgação dos resultados, as empresas que são associadas à Abradisti recebem um material mais completo do que o divulgado ao público geral, nesse ano, eles vão receber também essa avaliação individualizada.

Saiba mais sobre o Censo das Revendas 2023 e acesse o questionário de 2023, disponível para integradores, representantes comerciais e revendas de TIC, até o dia 23 de abril, por meio do link:

https://page.abradisti.org.br/questionario-censo-2023

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