Notícias

Censo das Revendas de 2024 deve ser o maior – e melhor – da história

Período de coleta de questionários vai até 26 de abril. Distribuidores podem ajudar a superar meta de 1.800 respostas válidas

15/04/2024 11:59:11

A décima terceira edição do Censo das Revendas, o maior estudo dos canais de TI realizado pela Abradisti em tamanho de amostra, promete ser ainda maior. Esse ano, a expectativa da Associação é obter, no mínimo, 1.800 respostas válidas de revendedores, integradores e representantes comerciais de TIC, melhorando ainda mais o retrato do mercado brasileiro feito pelo levantamento.

O questionário do Censo das Revendas já está aberto para receber contribuições de revendedores nesse link, e fica disponível até 26 de abril. Os resultados serão publicamente apresentados pela IT Data, consultoria responsável pela coleta e tratamento dos dados, durante o 14º Encontro Anual da Abradisti, que acontecerá em São Paulo no próximo dia 22 de maio.

Ao todo, o questionário do Censo das Revendas tem 27 questões – 25 perguntas de resposta simples e duas qualitativas. O questionário é formulado pela IT Data com apoio da Abradisti.

Na edição do ano passado foram recebidas 1.408 repostas válidas – valor considerável, mas possível de superar, acredita Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti. Segundo ele, embora aconteça a contribuição de revendas de todas as categorias, é possível que em 2024, as revendas de valor agregado (VAR) se destaquem.

“Percebemos que nos últimos dois anos, de 2022 para cá, a quantidade de revendedores de valor agregado tem aumentado muito. Isso é um sintoma do próprio mercado”, explica Mariano.

Ele se refere à demanda crescente do mercado de tecnologia por valor na hora de comprar tecnologia – cresce o número de CIOs que não querem mais comprar equipamentos, diz ele, mas sim soluções para problemas de negócio.

“Esse ano vamos nos aprofundar nas características do revendedor de valor agregado. Vamos perguntar se ele atua também como provedor de serviços, por exemplo”, explica o executivo, indicando que o Censo de Revendas tende a ser cada vez mais detalhado. A meta é fornecer informação estratégica de qualidade não só para os distribuidores, mas para todo o mercado nacional de tecnologia.

“Isso é muito útil, porque também ajuda o distribuidor a fazer o planejamento estratégico de suas próprias ofertas”, completa.

Estímulo dos distribuidores

Para que o Censo das Revendas de 2024 supere as metas de questionários preenchidos, é fundamental o histórico apoio dado pelas 50 empresas associadas que são Distribuidoras.

Para estimular a ação, a Abradisti criou um incentivo adicional: distribuidores que conseguirem 50 ou mais convites atendidos pelas revendas receberão a avaliação individualizada “Como as Revendas Analisam Minha Distribuidora”.

Empresas que conseguirem 70 questionários preenchidos receberão ainda dados adicionais sobre características regionais dessas revendas.

O relatório sobre a avaliação dos distribuidores foi criado em 2023. Nele, as revendas dizem, de forma anônima, o que pensam a respeito dos distribuidores parceiros, incluindo pontos fortes e de melhoria. São 11 perguntas a respeito desse relacionamento.

No ano passado, oito empresas atingiram ao menos 50 revendas respondentes e receberam o relatório.

“O quanto isso é útil para o planejamento de marketing do distribuidor? Saber como o revendedor te enxerga e quem é esse revendedor, que respondeu [o Censo] como meu convidado? O valor disso é inestimável”, resume Mariano Gordinho.

Para facilitar essa comunicação entre empresas distribuidoras e revendas, a Abradisti formulou uma série de materiais de divulgação que podem ser usados em comunicações por e-mail, redes sociais e outros canais.

É claro que não só os distribuidores que ganham com o Censo. As revendas também recebem uma série de benefícios quando decidem contribuir, e isso continua na edição de 2024.

Primeiro, elas receberão o estudo exclusivo “Oportunidades para as Revendas 2024”, formulado pela IT Data e rico em insights, além, é claro, dos resultados do próprio Censo.

Campanha “Você Sabia?”

Além da campanha de divulgação do Censo das Revendas para os Distribuidores e Revendedores, a Abradisti também faz nas redes sociais e por e-mail marketing a campanha intitulada “Você Sabia?”

“Nós selecionamos os dados importantes do relatório do ano anterior, com o apoio do Ivair Rodrigues, da IT Data, responsável pelo Censo. Junto aos dados ilustrados, preparamos alguns posts destacando esse insight para que o mercado tenha uma visão do que é o Censo, do que existe de informação nele e o quanto ele é importante para quem responde e para quem acessa depois. Uma versão dos resultados do Censo fica disponível no nosso site para download”, explica Mônica Baldani, head de Comunicação e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Marketing da Abradisti.


➡️ Se você é Revendedor, Integrador ou Representante Comercial de TIC, acesse o link abaixo e participe do Censo das Revendas 2024, o prazo vai até dia 26 de abril:

https://page.abradisti.org.br/quero-participar-do-censo-das-revendas-2024

👉🏼 Para acessar os Resultados do Censo das Revendas mais recentes, apresentados durante o 13º Encontro Anual Abradisti em 2023, clique no link abaixo:

https://page.abradisti.org.br/apresentacoes-conteudo-13o-encontro-anual-abradisti

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar