Notícias

News Context: O que é o Blockchain?

Conheça mais sobre a tecnologia que promete revolucionar a segurança das transações online. E veja porque o Blockchain também merece sua atenção!

17/08/2017 18:37:52
Blockchain

Conheça mais sobre a tecnologia que promete revolucionar a segurança das transações online. E veja porque o Blockchain também merece sua atenção!

Explicar o que é blockchain em alguns parágrafos está além do que pretendemos. Mas o que é importante, nesse caso, é o sabermos que o blockchain não coloca todos os ovos de sua segurança na mesma cesta de terceiros para assegurar as transações (como seria com seu banco ou sua seguradora no modelo tradicional, por exemplo).

Isso porque o blockchain, na verdade, é uma “base de dados distribuída”, que é composta por uma rede que grava continuamente todas as listas de transações em blocos… só que anonimamente.

Sem querer complicar muito, o fato é que essa rede marca os horários de tudo que acontece e liga isso a protocolos que são inerentemente resistentes a qualquer modificação. A segurança está no fato de que qualquer bloco de informação não pode ser retroativamente alterado sem a alteração de todos os outros blocos da corrente.

Então, essencialmente, blockchain é um relógio descentralizado e distribuído, que é usado para gravar muitas transações. Ele é autenticado pela colaboração em massa – via protocolo de troca de valores -, que funciona para manter as transações anônimas para indivíduos que não tenham direito de acesso. Além disso, todas as transações entre os blocos também possuem sistema de segurança na corrente.

Por que o blockchain pode ser a resposta para segurança?

É verdade que precisaríamos de ainda mais espaço para descrever a segurança construída de forma redundante pela corrente de blocos – e nenhuma parte dele é singularmente a peça central do sistema de segurança.

A questão é entender a vantagem de uma rede blockchain aberta ou acessível para o público onde as transações podem ser rapidamente adicionadas e asseguradas sequencialmente como blocos. Essencialmente, blockchains são um “roteiro notorial automático”, que reduz o risco do sistema gerenciado por apenas um terceirizado e a um custo substancialmente menor.

Pensar fora da caixa quando não se tem outra alternativa

Produtos de IoT, por definição, são desenvolvidos para se conectar na internet 24 horas por dia, 365 dias por ano. Com isso, eles irão gerar bilhões de transações sobre nós e nossos negócios.

Muitos deles serão pedidos sem importância, mas algumas das transações em IoT geradas pelas residências, carros e telefones serão informações reais sobre nós e nosso comportamento.

Nenhum sistema criado pelo ser humano é indefinidamente seguro. O blockchain tem sua vulnerabilidade para “ataque em massa”, mas o lado bom é que não temos uma instituição terceirizada por perto cuidando de bilhões e já quase trilhões de transações que serão geradas por IoT. Os bancos não querem ser responsáveis por assegurar minhas informações de saúde ou os caminhos que faço de carro.

A tecnologia oferecida pelo blockchain, em uma rede segura e distribuída, talvez ofereça outra alternativa para garantir uma maior segurança das informações geradas pela tecnologia nesse mundo rápido e digital que transforma nossos hábitos e nossas vidas.

Por CONTEXT World

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar