Notícias

Alexandra Viana, da Agis, assume GT Tributário da Abradisti

Aumentar engajamento e aprofundar discussões sobre o cenário tributário brasileiro são as maiores missões da especialista. Pesquisa com distribuidores sobre PIS e Cofins é tema urgente

11/08/2020 07:34:00
Alexandra Viana

Aumentar o engajamento dos participantes do Grupo de Trabalho e aprofundar discussões relativas ao cenário tributário brasileiro para os distribuidores de tecnologia da informação: esses são os dois principais objetivos de Alexandra Viana, a nova coordenadora do GT Tributário da Abradisti.

A profissional – que acumula mais de 20 anos de experiência no assunto – ingressou na Agis Distribuidora em 2007 e é gerente de controladoria, contábil e fiscal na empresa desde 2015. Agora, assume também a coordenação do GT dentro de um movimento de reestruturação dos GTs da Abradisti. A especialista participa ativamente do grupo desde sua fundação, em 2009.

“Acredito que ter alguém do grupo como coordenador facilita no gerenciamento das demandas dos participantes, pois, sem dúvidas, todos os gestores tributários enfrentam os mesmos desafios”, pondera Alexandra. “Estamos abertos para receber todos os tipos de dúvidas e demandas, inclusive as pequenas, pois sabemos que serão de interesse coletivo da Abradisti”.

Segundo a nova coordenadora, o objetivo é fortalecer o grupo ao oferecer espaço seguro para o compartilhamento de dificuldades comuns, além de executar um trabalho que efetivamente mitigue riscos e traga benefícios para as empresas associadas. Isso é ainda mais importante em um ambiente tão complexo (e caro) quanto o brasileiro, em que as alterações tributárias acontecem quase em base diária, e variam de estado para estado.

“O setor trabalha em nível nacional e isso faz com que tenhamos que buscar, obrigatoriamente, conhecimento sobre todos os estados da federação. É um desafio muito grande”, explica a gerente da Agis. “Temos associados na maioria dos estados, e aproveitamos para tirar dúvidas de interpretação sobre legislação ou alterações de sistemas”.

Outros assuntos, como PIS/Cofins sobre bonificações de fabricantes, por exemplo, também devem ser discutidos no GT. Essas especificidades tornam de grande valor ter um membro do Grupo de Trabalho em sua coordenação.

“Meu desafio é trazer meu conhecimento de mercado para incentivar mais o grupo a participar”, diz Alexandra. “Participo do grupo desde o início e ele mudou muito. Hoje o grupo é muito mais aberto à discussão, pois existia um receio em função de sermos concorrentes”.

Pesquisa PIS/Cofins

Outra iniciativa importante em andamento do GT Tributário da Abradisti é a realização de uma pesquisa com os distribuidores sobre o tratamento tributário dado às empresas no que diz respeito ao PIS/Cofins e imposto de renda incidente sobre verbas recebidas de fabricantes. O objetivo é mitigar riscos tributários unificando o entendimento do setor a respeito do tema.

Historicamente, o setor da distribuição trabalha com margens de lucro baixas. “O que recompõe nossa margem são as verbas pagas pelos fabricantes, então qualquer risco tributário sobre elas acaba penalizando ainda mais as empresas”, explica Alexandra.

Todos os associados da Abradisti que ainda não o fizeram estão convidados a responder o questionário, que foi enviado aos associados por e-mail e pode ser solicitado novamente pelo e-mail alexandra.viana@abradisti.org.br até o dia 31 de agosto de 2020.

As respostas dadas serão usadas para a criação de um novo grupo de trabalho com objetivo específico de tratar o assunto. A pesquisa pode ser respondida por mais de uma pessoa na mesma empresa (gerente tributário, gerente contábil ou o presidente da companhia), o que permite adquirir conhecimento do risco de acordo com diferentes profissionais e saber se todos partilham da mesma opinião.

“A ideia é criar um guia para que todos nós tenhamos um orientador desde a base contábil até a tributária sobre o assunto, incluindo formas de contabilização recomendadas, tributação que devemos definir sobre as verbas etc.”, explica Alexandra. “Esse orientador será disponibilizado para quem responder a pesquisa.”

Não deixe de participar! Para saber mais, fale com a Alexandra pelo e-mail alexandra.viana@abradisti.org.br

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar