Notícias

AGORA, nova associada da Abradisti, anuncia expansão de negócios em TI

Distribuidora e fornecedora de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, conhecida pela sua forte atuação em telecom, inaugura nova fase com ampliação da parceria com Huawei para a linha Enterprise, além do portfólio de Conectividade para Consumer e ISP

16/02/2021 17:25:22
Agora Telecom na Abradisti

Com apostas na consolidação de tendências impulsionadas pela pandemia, como a demanda por conectividade e a migração para o trabalho remoto, a AGORA ingressa em 2021 como a mais nova associada da Abradisti. É um ano considerado “divisor de águas” para a empresa com mais de 27 anos de atuação no mercado brasileiro.

“Este ano marca o início de uma nova etapa para a AGORA, já que estamos ingressando no mercado de soluções de TI, além de atuar no setor de telecomunicações”, destaca o presidente da empresa, Severino Sanches, cuja trajetória profissional é marcada por um capítulo especial.

Sanches também possui grande experiência com associações, uma vez que esteve à frente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) por quatro mandatos consecutivos, há 20 anos.

“Sei o quanto as associações podem ajudar e acredito na força delas tanto para incentivar a discussão de novas ideias e caminhos, quanto para ampliar a atuação junto às autoridades. Cada empresa tem sua fortaleza e a união é muito importante para fortalecer o setor”, declara Sanches. “Acreditamos que o ingresso da AGORA na Abradisti representará uma força a mais em nosso negócio”.

Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti, enxerga a chegada da AGORA na entidade como um momento oportuno, pois traz uma nova vivência para o setor. Segundo ele, a posição de destaque da distribuidora no setor de telecomunicações e de infraestrutura, especialmente em um momento de antecipação do processo de digitalização das corporações, acrescenta novas demandas e necessidades à associação.

“Essa diversidade é positiva para fomentar novos debates e ampliar visões dentro dos grupos de trabalho da Abradisti. A participação da AGORA nos permite colocar à mesa assuntos que ninguém estava enxergando”, enfatiza o presidente da associação que acaba de completar dez anos em 2020.

Expansão dos negócios e parceria com a Huawei

Apesar das adversidades, a pandemia acelerou tendências que estavam previstas para se consolidarem ao longo dos próximos anos. A demanda por conectividade ganhou impulso à medida que as áreas de TI tiveram que se adequar rapidamente para garantir o acesso remoto e a disponibilidade necessários para viabilizar a comunicação com os dados corporativos e suportar a continuidade das operações.

E mesmo com os desafios inerentes à pandemia, a AGORA foi beneficiada pela alta do mercado de provedores de redes e apresentou um crescimento de mais de 40% em receita no ano passado. Em 2020, a companhia também fortaleceu sua equipe com novas contratações e adquiriu a FIT Network, especializada em câmeras de segurança, por um milhão de reais, de olho no aquecimento do segmento de videomonitoramento.

“A demanda por banda larga já vem aumentando nos últimos dez anos, mas o evento da pandemia forçou uma transição para modelos de trabalho remoto, além de aumentar o uso de aplicativos para suportar o avanço dos negócios digitais, como comércio eletrônico, telemedicina, serviços bancários e delivery”, analisa Sanches.

O executivo se revela ainda mais otimista para 2021. As estimativas mais conservadoras da empresa apontam para um crescimento da ordem de 50% a 60% neste ano.

Parceira da Huawei na área de telecom há cinco anos, a AGORA operava até então como distribuidora VAP para as linhas de transporte de dados – o que inclui soluções em rádio enlace, redes de acesso, redes IP e transmissão (DWDM e SDH) com foco nos Provedores de Serviços de Internet (ISPs). Desde novembro do ano passado, passou a fornecer também a seus parceiros soluções de cloud da fabricante chinesa e, a partir deste ano, tornou-se Distribuidora de Valor Agregado (VAD) para a linha Enterprise, que engloba servidores, storage, wi-fi, switches, roteadores e outros.

“Nos últimos três anos, nos tornamos o maior distribuidor da Huawei no Brasil e estamos entre os cinco maiores do mundo, excluindo a China. O sucesso dessa parceria deve-se ao fato de sermos uma empresa brasileira com grande capacidade logística, técnica e cobertura regional”, acrescenta o presidente da AGORA sobre a parceria com a fabricante chinesa, que em 2015 possuía 7% de participação no mercado de brasileiro de provedores de internet e encerrou 2020 com uma fatia de 45%.

De acordo com Sanches, a fabricante chinesa planeja um faturamento na área de Enterprise na ordem de US$500 milhões no Brasil em 2021. “Isso vai exigir um grande esforço da AGORA e pretendemos alcançar uma participação de até 30% a 40% no segmento até 2023”. Cada fabricante tem sua cultura, então nós queremos “tropicalizar” a cultura da Huawei e ser o garantidor da relação com os canais”.

Programa de canais

Para suportar essa nova fase, a distribuidora vem ampliando seu programa de canais, visando parceiros de TI 2nd tier, além de oferecer um programa de benefícios e oportunidades de crescimento e desenvolvimento, bem como treinamentos relacionados às tecnologias do portfólio da Huawei e Motorola Solutions.

“A expansão do nosso escopo exige também uma mudança no comportamento das revendas. Por isso, estamos focados em oferecer apoio a nossos parceiros, investindo no desenvolvimento e capacitação para atendimento dos clientes”, afirma Patricia Cocozza, Diretora de Estratégia e Marketing da AGORA.

Na visão da executiva, as revendas de TI que não atendiam apenas infraestrutura, mas também segurança e conectividade, saíram na frente no ano passado devido à pandemia. “Como muitos projetos para suportar o trabalho remoto foram realizados em caráter de urgência, será necessário fazer as adequações para dar continuidade a esses investimentos”.

Nesse sentido, o time de pré-vendas da distribuidora ganhou seis novas pessoas para dar suporte às revendas e facilitar o acesso tanto ao portfólio Enterprise quanto Commercial da Huawei, além das novas áreas, como cloud – que se mantém forte graças ao modelo híbrido de trabalho que deve persistir pela frente.  

Dentre as novidades que já estão sendo disponibilizadas às revendas, estão soluções de videoconferência interativa totalmente integradas à nuvem, voltadas para o mercado Consumer, e soluções de conectividade baseadas em wi-fi 6, com foco em ISPs.

“O ano de 2021 será de sustentação de tudo que aconteceu em 2020 no mercado, bem como um divisor de águas para a AGORA”, resume o presidente. “Nós nos lançamos em um mercado muito maior e nos próximos anos iniciaremos um movimento de internacionalização na América Latina”.

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar