Notícias

Abradisti e CONTEXT Brasil lançam TrendX

Projeto divulga insights sobre o mercado mundial de Tecnologia e tem como objetivo ser subsídio, além de estimular a participação de empresas brasileiras no projeto para contribuir com a gestão de negócios do setor de Distribuição de TIC no Brasil

28/05/2024 18:50:20

Insights estratégicos recebidos por e-mail e redes sociais, com dados importantes para que as empresas brasileiras do setor de tecnologia façam uma gestão eficiente dos próprios negócios. Parece um presente de Natal antecipado, mas é um resumo básico do que representa o Projeto TrendX, parceria entre a Abradisti e a consultoria global CONTEXT lançado em 22 de maio, durante o 14º Encontro Anual Abradisti.

Na prática, explica Eduardo Ramos-Schubert, diretor regional para a América Latina da CONTEXT, o TrendX é um conjunto de “pílulas de informação” oriundas da base de conhecimento da empresa. Assim, o público terá uma “degustação” dos insights que os dados da consultoria podem oferecer.

Cada boletim traz um gráfico comentado por Schubert e por Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti.  A divulgação é quinzenal, nas redes sociais da Abradisti e da CONTEXT Brasil, e o disparo por e-mail ocorre mensalmente, com um compilado dos dados e acesso a mais informações na página do projeto.

“Poder olhar, identificar e saber como está o mercado, é vital no mundo dos negócios, principalmente em um setor que tem uma dinâmica muito nervosa como o de distribuição”, pondera Mariano, sobre a importância da parceria. “Quando você tem uma ferramenta como a da CONTEXT, ela passa a ser vital.”

Para Schubert, as informações capturadas e publicadas pela CONTEXT também são positivas para os fabricantes, que podem montar estratégias melhores para favorecer seus produtos. Parte importante desses números vem dos distribuidores, e por isso trabalhar com entidades setoriais como a Abradisti é parte da estratégia da CONTEXT em vários mercados do mundo.

“Entidades setoriais como a Abradisti nascem para a defesa jurídica das indústrias, mas também para propiciar a troca de informação entre os associados de maneira organizada”, diz o executivo. “Temos hoje quase 200 distribuidores no mundo inteiro compartilhando dados conosco semanalmente, alguns diariamente. São 2,5 milhões de SKUs processadas. A CONTEXT tem a maior base de dados do mundo dos produtos da indústria de tecnologia.”

São esses dados que vão alimentar as pílulas de informação do TrendX, explica Schubert, que funcionam como uma “provocação”. A ideia, explica ele, é dar uma informação “mais simples e frequente, abrindo a possibilidade do interessado, se quiser mais, entrar em contato conosco ou com a Abradisti”.

Para Mariano Gordinho, uma nova forma de se comunicar com uma audiência mais ampla é igualmente importante para Abradisti e CONTEXT. Afinal, a informação está “em todos os lugares”, e o TrendX “pode ser uma maneira a mais de capturar o interesse das pessoas”.

10 anos de parceria

A CONTEXT é uma empresa especializada em pesquisar dados sobre o mercado global de tecnologia e telecomunicações (TIC) para obter insights a respeito do comportamento dos consumidores. Também é uma antiga parceira da Abradisti: desde 2014, oferece aos associados da entidade a oportunidade de acessarem o Painel de Análise de Vendas mediante adesão.

O custo para isso é zero: basta que as empresas associadas interessadas enviem seus dados que, de forma anônima, serão usados para as análises. A CONTEXT garante a confidencialidade das informações.

Os distribuidores que aceitam ceder informações recebem em troca dois relatórios.

O primeiro dá insights sobre as próprias vendas da empresa e traça comparações com a média do mercado. Os dados podem ser obtidos por unidades ou por receita em três moedas diferentes, e cruzados por filtros como categoria de produto, setor da indústria ou fabricante.

Já o segundo relatório permite ao distribuidor acessar detalhes do comportamento do mercado como um todo, com recortes por período, produto, quantidade, preço, entre outros.

Segundo o executivo da CONTEXT, a Abradisti tem um longo histórico de prestação de serviço aos associados, inclusive de geração de dados a partir de pesquisas como o Censo das Revendas e a Pesquisa Setorial. É, portanto, “um parceiro natural”, diz Schubert. “Associar o nosso nome à Abradisti é um privilégio”.

➡️ Para conhecer mais detalhes sobre o projeto TrendX, acesse a página: https://page.abradisti.org.br/trendx

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar