Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

News Context: Previsões para o mercado de tecnologia em 2017 – Parte 1

Veja as dicas e projeções dos especialistas da Context para o mercado de TIC.

22/12/2016 12:13

Veja as dicas e projeções dos especialistas da Context para o mercado de TIC

PC’s em 2017

O mercado de PCs não conta com grandes inovações de equipamento e, por isso, as atenções devem focar as novidades dos sistemas operacionais. Dessa forma, em 2017, o Windows 10 deverá ser responsável por muitas das vendas de computadores. Afinal de contas, a necessidade de mobilidade cada vez mais crescente nas empresas, com cada vez mais funcionários trabalhando remotamente, poderá colaborar com as vendas de notebooks e outros produtos móveis, do tipo 2 em 1.

Nesse contexto, o fato é que o consumidor de PC deve permanecer sendo o mais desafiador de se conquistar. O lado bom, porém, é que o mercado de games deve continuar demandando máquinas, o que ajudará a manter opções para este segmento.

Enquanto o mercado de PCs ainda busca um meio de crescer com o uso tradicional das máquinas, novas tecnologias – como a Realidade Virtual – devem gerar alguns negócios que terão efeito positivo nas vendas e suas margens. Do lado econômico, as vendas de PCs, tanto no Brasil quanto na Europa, possivelmente vão continuar sofrendo com as incertezas políticas e cambiais que afetaram todo mercado em 2016.

Marie-Christine Pygott, Analista Senior de PCs da Context World


Uma espiada na Apple

Mesmo que a gente não possa prever o que a Apple vai tirar da cartola no lançamento de novos produtos, os últimos anos foram bem calmos. A última “novidade” da Apple foi o Watch. A questão é que ele demorou tanto para ser lançado que, quando realmente chegou ao mercado, já não era mais surpresa. Nós esperamos em vão, por anos, pelo Apple TV e, recentemente, já dava sono esperar pelo novo Touchbar do MacBook. Em 2017 nós prospectamos apenas mais um iPhone e nada mais que isso.

Apesar disso, depois de muita especulação, a Apple admitiu que está investindo em tecnologia de carros autônomos. Em carta à agência reguladora de transportes dos EUA, a companhia disse estar “empolgada com o potencial de automação em diversas áreas, incluindo transportes”. Os primeiros rumores de desenvolvimento de veículo autônomo vieram da Apple no início de 2015, quando relatórios sugeriram que já havia 600 empregados trabalhando no design de um carro elétrico. Mais tarde, nesse mesmo ano, outras notícias devam conta de que a empresa pretendia lançar para o público um carro elétrico em 2019.

A Apple sempre pode nos surpreender – e isso não será diferente em 2017. A disputa do mercado de carros elétricos está quente e com as informações de que a empresa tem falado de comprar a fabricante de supercarros de luxo McLaren, nós talvez já vejamos um protótipo de iCar aparecendo em 2017 depois que disserem: “ah, só mais uma coisa”.

Jeremy Davies, CEO & Co-fundador da Context World


Enterprise

A CONTEXT estará verificando de perto a evolução dos sistemas de armazenamento e arquiteturas convergentes: como as empresas de serviços gerenciados na nuvem vão, aos poucos, tomando o lugar de aparelhos conectados em rede, nós esperamos um crescimento sólido e contínuo dessas duas frentes. Nesse cenário, empresas para ficar de olho são: Cisco Meraki, Open-Mesh, Zebra (uma empresa da Extreme Networks) e Ruckus.

Outros pontos: as vendas de solid-state drives (SSDs) cresceram em 2016 e, pela primeira vez, ultrapassaram os números de Hard Disk Drives. Como o preço dos SSDs estão caindo – e a capacidade aumentando -, 2017 deve continuar no mesmo caminho. Em 2014 – baseados em nossos relatórios -, nós prevemos que, em 2020, 90% dos produtos de armazenamento seriam SSDs e estamos vendo a indústria seguindo exatamente nessa direção.

Gurvan Meyer, Analista de Pesquisa Senior da área Enterprise da Context World


Displays

As vendas de telas grandes devem continuar subindo com a demanda vindo, principalmente, dos clientes do setor da educação e corporativo. Para os fornecedores de AV, o mercado corporativo será uma boa oportunidade de crescimento, com uma grande mudança em produtos interativos para salas de reuniões, já que as empresas tendem a ter escritórios em diversas localidades e com pessoas se comunicando de vários lugares. 

Lachlan Welsh, Analista Senior para a área de Displays da Context World


Quer saber mais sobre o que vai ser tendência esse ano? Leia: Previsões para o mercado de tecnologia em 2017 – Parte 2.

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar