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News Context: Previsões para o mercado de tecnologia em 2017 – Parte 2

Provavelmente, as vendas de impressoras devem continuar caindo. Mas alguns segmentos podem registrar crescimento em 2017, como as impressoras jato de tinta, para uso empresarial, com lançamentos de equipamentos de alto nível – sendo esperados para rivalizar com as impressoras laser. Ainda é possível dizer que a contratação de equipamentos permanece, portanto, como uma importante opção de vendas, reforçando o papel das parcerias e da proximidade entre fabricantes e canais parceiros.

12/01/2017 11:40

Veja as dicas e projeções dos especialistas da Context para o mercado de TIC

Imaging

Provavelmente, as vendas de impressoras devem continuar caindo.  Mas alguns segmentos podem registrar crescimento em 2017, como as impressoras jato de tinta, para uso empresarial, com lançamentos de equipamentos de alto nível – sendo esperados para rivalizar com as impressoras laser. Ainda é possível dizer que a contratação de equipamentos permanece, portanto, como uma importante opção de vendas, reforçando o papel das parcerias e da proximidade entre fabricantes e canais parceiros. Isso também poderá ser visto entre as empresas, com a aquisição dos negócios de impressão da Samsung, pela HP, que deve se completar na segunda metade de 2017, com ambas as empresas unindo esforços para desvendar o mercado de copiadoras A3.

Zivile Brazdziunaite, Analista de Mercado Senior da Context World para Imaging

 

Impressoras 3D

O ano de 2017 continuará propicio para os mercados de impressoras 3D – com as linhas pessoais (abaixo de U$5,000) e industriais/profissionais se desenvolvendo separadamente. As de uso pessoal, também conhecidas como Desktop 3D, ficarão ainda mais acessíveis, com algumas já atingindo custando a partir de U$300, enquanto algumas das maiores marcas devem aumentar suas presenças no mercado industrial, onde a tecnologia continua a avançar e melhorar.

A líder de mercado, a XYZPrinting, por exemplo, já aumentou sua participação em lojas físicas – na Best Buy, Toys-R-Us e Barnes and Noble, nos EUA, e Darty, Dixons e Media Saturn, na Europa – e planeja continuar expandindo sua atuação, com preços agressivos no varejo ao redor do globo. No próximo ano, no entanto, a expectativa é que vamos ver a HP entrar de cabeça no mercado de impressoras 3D, com a primeira remessa de seu modelo profissional de impressora Multi-Jet Fusion 3D.

Além disso, um novo negócio deve surgir na GE, depois da aquisição de dois dos cinco maiores fabricantes de impressoras 3D em metal no ano de 2016. A HP e outros devem liderar a mudança de foco do mercado das impressoras 3D com plásticos para produção rápida de protótipos médios.

Chris Connery, Vice Presidente Global de Pesquisa e Analise da Context World

 

RV & Gaming

O mundo dos eSports continuará ganhando popularidade e reconhecimento, com fabricantes e revendedores dando cada vez mais atenção para a categoria de PC voltada aos jogos – em um setor que vem se mostrando como uma real chance de recuperação do setor de PCs, após o declínio desse mercado nos últimos anos. O alto preço médio para os produtos relacionados aos jogos, as excelentes condições de vendas casadas e as margens dos acessórios deverão ditar o ritmo em 2017. A Realidade Virtual também continuará crescendo para o consumidor, porém ainda a passos mais lentos.

Jonathan Wagstaff, Country Manager UK e Irlanda da Context

 

Smart Home – Batalha de Gigantes

Em Outubro de 2015, nós prevemos que novas formas de controlar aparelhos domésticos iriam estimular o crescimento do mercado. Listamos três: reconhecimento de voz, reconhecimento de gestos e controle pela mente. Os dois primeiros já estão aí: o controle de voz explodiu desde o lançamento do Echo, em 2016, pela Amazon, que já vendeu mais de 5 milhões de equipamentos. Acreditamos que esse crescimento continuará a ser rápido em 2017, com o Amazon Echo e o lançamento do Google Home. Até por que a Google vai investir pesado em sua propaganda – nos EUA, eles já estão pagando por espaços nas gôndolas das lojas dedicados aos produtos Google Home.

Considerando tudo isso, vemos quatro ou talvez cinco gigantes brigando no mercado de smart home em 2017: Amazon, Google, Apple (com o Homekit), Samsung (com Smart Things) e Microsoft. A carta na manga para Amazon é o entretenimento com acesso ao Prime Music; para Google é a busca fácil; para Apple e Samsung fica a interconexão das operações, potencialmente usando a TV; e para Microsoft está tudo sendo criado a partir da plataforma de PC.

Estamos otimistas de que os consumidores se beneficiarão: com mais ofertas no mercado, pequenas startups não poderão mais criar sistemas próprios e os já existentes terão que ser conectáveis aos grandes nomes para poder sobreviver. Ainda é cedo para dizer quem será o líder desse mercado, mas a Amazon se beneficiou bastante ao lançar primeiro seu produto.

O controle por gestos ganhará mais espaço em 2017, mas o controle pela mente… precisaremos de mais um ano para falar disso.

Adam Simon, Diretor para o Mercado de Varejo da Context World


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