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IT Forum Publicado em 07 de abr 2022

Revendas de tecnologia se concentram em presença online após pandemia

Produtos ligados ao home office foram os que melhor performaram em 2021, revela levantamento anual da Abradisti

07/04/2022 08:07:00

A Abradisti (Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação) e a Afrac (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços) lançam hoje (07/04) a 11ª edição do Censo das Revendas em 2022, com os principais indicadores dos canais de venda nos mercados de Tecnologia da Informação, Comunicação e a Automação Comercial.

Para a análise, o estudo considera cinco tipos diferentes de canais:

  • Representante comercial: empresa sem funcionários que comercializa produtos e serviços;
  • Loja virtual: revenda que comercializa os seus produtos apenas via site;
  • Revenda de volume: comercializa produtos comoditizados de TI e/ou presta serviços mais básicos, visando atuar nos segmentos pessoas físicas e PMEs;
  • Revenda de valor agregado (VAR): comercializa produtos e/ou presta serviços mais sofisticados, visando atuar nas médias e grandes empresas;
  • Revenda de automação comercial: possui foco principal em automação comercial.

Dentro deste universo, os números foram bastantes distintos entre 2020 e 2021. Em 2019 versus 2020, tiveram crescimento somente os canais loja virtual (23,7%), VAR (8,2%) e revenda de volume (4,4%). Já representante comercial teve decréscimo de 13% e revenda de automação comercial 14%.

Em compensação, ao comparar 2020 e 2021, as lojas virtuais apresentaram decréscimo de 1%. Todos os outros canais tiveram crescimento: representante comercial: 8%; revenda de volume: 9%; VAR: 14%; e automação comercial: 12%.

De acordo com Ivair Rodrigues, diretor de estudos de mercado da IT Data (empresa parceira da Abradisti), a baixa no e-commerce aconteceu pois eles estavam sozinhos no mercado e, com a pandemia, todos os outros canais se digitalizaram. Com isso, aumentou a concorrência e, consequentemente, abaixou as vendas.

Para 2022, os canais esperam um crescimento considerado, pelo especialista, bastante otimista: representante comercial: 15%; loja virtual: 17%; revenda de volume: 15%; VAR: 19%; automação comercial: 12%.

Os produtos com melhor performance, considerando todas as revendas entrevistadas, foram:

  • Notebooks
  • Roteadores e produtos de rede
  • Desktops montados pelas revendas
  • Soluções para segurança de rede (firewall, cibersegurança, malware, antivírus, etc)
  • Periféricos (mouse, teclado, webcam, etc)

“A busca dos notebooks e roteadores e produtos de rede vão ao encontro do movimento de trabalho híbrido ou home office. É importante dizer que o home office não acabou. A quantidade de empresas que adotarão o modelo híbrido é muito grande”, frisa Ivair.

Apesar disso, o especialista acredita que esses produtos não terão um resultado tão positivo em 2022. “Acredito que esse quadro muda completamente”.

Leia a matéria completa, com os dados de Faturamento por Categoria de Produto em 2021, no portal IT Forum pelo link abaixo:

https://itforum.com.br/noticias/revendas-de-tecnologia-se-concentram-em-presenca-online-apos-pandemia/

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