
Distribuição em transformação: dados, tendências, desafios e oportunidades
Especial Distribuição da Infor Channel (Junho/Julho 2025) ouve especialistas, executivos e entidades para apurar como o setor tem reagido em meio a transições importantes e de alto impacto nos negócios

A edição Especial Distribuição da Revista Infor Channel (Junho/Julho 25) traz na reportagem de capa um panorama completo sobre o setor no Brasil, traçando um amplo cenário sobre como o avanço da Inteligência Artificial, as reformas fiscais, as instabilidades econômicas e a necessidade de adequação dos modelos de negócios têm refletido diretamente neste segmento.
Além de dados recentes extraídos do relatório do Censo das Revendas, o conteúdo traz dados, gráficos e entrevistas com executivos do setor, incluindo representantes da Abradisti, além dos parceiros da IT Data e CONTEXT e executivos das empresas associadas, que analisam os principais vetores de mudança no mercado brasileiro.
Abaixo, os principais destaques extraídos da reportagem:
Adoção de novas tecnologias e as incertezas econômicas e geopolíticas exigem atenção
O segmento de Distribuição de TIC deve crescer em 2025, mas o otimismo vem acompanhado de pontos de atenção e exigências claras: adaptar-se rapidamente a novas tecnologias, lidar com incertezas econômicas e se posicionar estrategicamente diante da concorrência global.
Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti, analisa: a venda de produtos, por si só, já não garante a sustentabilidade do negócio.
“Quem há dez anos atuava como se fosse um grande atacadista, hoje precisa ser um mediador de soluções. Antes, a atividade de distribuição era baseada em preços competitivos, crédito e ajuda em marketing. Agora isso não é mais suficiente.”
Esse novo contexto exige mais do que eficiência logística: pede inteligência de gestão, times qualificados, profissionalização e um posicionamento consultivo dos distribuidores. De acordo com levantamento da IT Data, o faturamento das distribuidoras cresceu 10% em 2024, revertendo a queda registrada no ano anterior. Mas, na prática, há ressalvas, já que o aumento também foi puxado pela alta do dólar e da inflação, como explica Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado da IT Data, empresa responsável pela operacionalização do Censo das Revendas. Ele também antecipa: “Para este ano, o crescimento deve ficar em torno de 2%”.
Outro ponto que trava a fluidez do setor é o cenário fiscal e geopolítico.
“Apesar dos juros altos e do impacto de Trump, o dólar não sobe por acaso: o risco fiscal piorou”, analisa Marco Chiquie, presidente do Conselho de Administração da Abradisti e diretor-presidente da Agis Distribuição.
A preocupação não está só na oscilação cambial, mas também nas eleições futuras e nos conflitos armados que afetam as cadeias logísticas globais.
Nesse sentido, a Reforma Tributária entra em foco como possível aliada. Um dos pontos levantados na reportagem é que o novo regime — baseado no Imposto sobre Valor Agregado (IVA) — exigirá um período de preparação intenso, mas promete simplificar a gestão tributária e reduzir o tempo gasto com apurações e declarações.
Nesta mesma edição, está disponível outra matéria especial com o título: ‘Inovação com identidade local’, com foco em apresentar como as empresas brasileiras do segmento de Distribuição tem adotado tecnologias avançadas e práticas globais, alinhando-se às demandas do mercado nacional.
A edição traz ainda entrevistas exclusivas de executivos de empresas do setor, entre elas, associadas da Abradisti. O Especial Distribuição da Infor Channel é fonte de dados e análises exclusivas, e dá luz a um setor que, apesar dos obstáculos, se mantém resiliente e essencial para o avanço da tecnologia no país.
Para ler a reportagem especial na íntegra, acesse a revista Infor Channel #91 (junho/julho 2025) por meio do link: Infor Channel – Ed. 91 – Junho-Julho 2025 ou visite o site da revista em www.inforchannel.com.br .