Imprensa

Revista Eletrolar News
Revista Eletrolar News Pulicado em 23 de maio 2023

Censo vai traçar o cenário de negócios em TIC para 2023

Neste artigo, Ivair Rodrigues, fundador e diretor de Estudos de Mercado da IT Data, empresa parceira da Abradisti na realização do Censo das Revendas, aborda as expectativas em relação ao resultado deste ano

23/05/2023 17:12:00
Artigo Ivair Rodrigues, da ITData, na EletrolarNews

A ABRADISTI realiza, há 12 anos, a maior pesquisa junto às revendas de informática no Brasil. Nesse período, verificamos diversas mudanças no setor. Muitas delas desistiram de querer competir com o canal varejista e vender produtos comoditizados. Com o aumento da importância de TI nos negócios das empresas, as revendas priorizaram atender o mercado corporativo.

São muitas oportunidades para este canal: o contínuo crescimento do uso de cloud computing, as questões de segurança e LGPD que as organizações estão enfrentando, e a inteligência artificial, que é o principal projeto de TI identificado pela IT Data nas grandes e médias empresas neste ano. Em 2022, apenas 3% das companhias tinham algum projeto em relação a 5G. Este percentual quintuplicou em 2023

Com tantas oportunidades, as revendas estão ampliando seu leque de produtos e serviços para atender a essa demanda. Na pesquisa de 2022, realizada junto a 1.026 revendas, 41% delas pretendiam contratar funcionários, 27% estavam buscando atender clientes de maior porte e de outras localidades e 80% delas estavam investindo em capacitação técnica.

A pesquisa de 2023 está em andamento. Contamos com os resultados para que os distribuidores possam conhecer ainda mais as revendas e como ajudá-las em seus negócios.

* Por Ivair Rodrigues, Diretor de Estudos e Pesquisas da IT Data, consultoria parceira da ABRADISTI – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação

Este artigo foi originalmente publicado na página 151 na edição on-line da revista Eletrolar News nº 154, acesse pelo link abaixo:

https://www.eletrolar.com/revista-eletrolar-154/

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar