Censo das Revendas 2022 aponta cenário mais positivo para VAR e Automação Comercial
A conclusão é parte dos resultados do 11º Censo das Revendas, iniciativa da Abradisti e AFRAC e realizado pela IT Data, que entrevistou mais de mil empresas do setor no país
O aumento do faturamento das revendas em 11% em 2021 é um dos dados divulgados nos resultados do Censo das Revendas 2022, iniciativa da Abradisti – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação e da AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços, realizado pela IT Data. O estudo entrevistou 1.026 empresas do setor no país com o objetivo de entender como atuam, quais são as suas estratégias de negócios, seus desafios e levantar os principais indicadores dos canais de venda nos mercados de Tecnologia da Informação, Comunicação e a Automação Comercial.
“O resultado das revendas é um reflexo direto dos resultados das Distribuidoras. Os números do Censo de 2022 refletem um amadurecimento dessa cadeia – indústria, distribuidor e revenda –, nos mostram como essa cadeia amadureceu e entendeu a importância do papel desses três agentes no negócio da distribuição de TIC no mercado”, afirma Mariano Gordinho, presidente-executivo da ABRADISTI.
O estudo mostrou que, ao longo de 2021, com o retorno progressivo das atividades de forma presencial, os canais apresentaram crescimento, principalmente VAR (14%) e automação comercial (12%), mas também revenda de volume (9%) e representante comercial (8%). A parte da pesquisa que se refere a automação comercial foi enriquecida pela parceria das entidades em mais esta edição.
“A automação comercial teve um período bastante crítico de aprendizado em 2020 em função da paralisação do comércio por cerca de 18 meses. Entretanto, diante da necessidade de digitalização do mercado, foi possível reinventar o modo de fazer negócios”, explica o presidente da AFRAC, Paulo E. Guimarães (Peguim). “Prova disso é que o crescimento em faturamento apontado pelo Censo foi maior do que o esperado, que era de 9%.”
Antes da pandemia, apenas 25% das revendas de automação comercial praticavam o comércio eletrônico. Hoje esse número já chega à casa dos 55% e outros 33% pretendem começar a atividade este ano. De acordo com a 11ª edição do Censo das Revendas em 2022, este foi o tipo de revenda em que mais cresceram as vendas “on-line”.
Dentre os produtos mais comercializados em 2021, pela ordem, estão software para ponto de venda (PDV); produtos de identificação automática e captura de dados (AIDC) como códigos de barras, RFID, reconhecimento biométrico e por voz, entre outros; e terminais de PDV.
Crescimento por tipo de revendas
Os resultados mostram também que alguns tipos de revendas conseguiram um crescimento ainda maior, como foi o caso dos VARs (revendas de valor agregado), com 14%, e as revendas especializadas em automação comercial, com 12%. Outro aspecto positivo foi o aumento da abertura de lojas físicas, principalmente a partir do segundo semestre. Bem diferente de 2020, quando 10% das revendas fecharam definitivamente as suas lojas.
As empresas que não investiam em e-commerce e foram pegas despreparadas pela pandemia em 2020, buscaram criar operações on-line rapidamente, ainda que se utilizando de plataformas alternativas e marketplace. Excluindo-se as revendas que atuavam exclusivamente como lojas virtuais, o percentual de revendas que não realizavam comércio eletrônico antes da pandemia era de 69%. No primeiro trimestre de 2022, esta mesma amostra da pesquisa apontou que 53% ainda não realizam comércio eletrônico. Porém, 21% dos entrevistados afirmam que adotarão o e-commerce nos próximos 12 meses (103% a mais), e espera-se que haja um grande crescimento.
“Mesmo com a perspectiva de baixo crescimento econômico em 2022, as revendas de informática estão otimistas”, afirma Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado e fundador da IT Data. “Elas preveem um crescimento de 17%, sendo que 41% pretendem contratar novos funcionários”.
O resultado da pesquisa mostra que as revendas de menor porte apostam ainda no crescimento do e-commerce, apesar de boa parte delas estar abrindo suas lojas físicas ou seus escritórios comerciais e investindo na diversificação de produtos e serviços para atender seus clientes este ano.
Já as revendas com um pouco mais de estrutura e com foco no mercado corporativo, estão vendo ainda oportunidades em clientes de maior porte que estão investindo em transformação digital, cybersegurança, inteligência artificial e LGPD.
Adoção de Cloud
Os resultados do Censo de 2022 mostram ainda que houve um grande aumento na adoção de cloud em 2021. A categoria que representava apenas 3,6% do faturamento das revendas em 2020 subiu para 5% no ano passado. Com a reabertura das lojas e escritórios comerciais em 2021, houve uma recuperação da prestação de serviços no faturamento das empresas, que havia diminuído em 2020.
Prestação de serviços
Os serviços mais comercializados pelas revendas identificados pela pesquisa são de baixa complexidade e baixo valor agregado: instalação de equipamentos (61%), suporte (56%), assistência técnica (56%), infraestrutura de rede (56%).
Dois serviços diferenciados surgiram na lista dos principais serviços com melhor performance em 2021: infraestrutura de rede e locação de equipamentos. No caso de locação de equipamentos, a IT Data observou que, com a pandemia, houve um aumento do interesse dos clientes corporativos em adotar este modelo. Os serviços de infraestrutura de rede foram apontados na lista dos principais, pelo segundo ano seguido.
“Atender às demandas de infraestrutura e serviços das empresas que coordenarão funcionários remotos e dos profissionais trabalhando em ‘home-office’ gerou oportunidades interessantes para as revendas que conseguiram se posicionar neste mercado. Esta demanda pode se reduzir com o fim da pandemia, mas acreditamos que continuará a existir e crescer, não retornando aos patamares pré-pandemia”, conclui Mariano Gordinho, da ABRADISTI.
11º Censo das Revendas
Para a análise, foram ouvidas 1.026 empresas representadas, principalmente, por seus proprietários e sócios (87%).
O estudo considerou cinco tipos diferentes de canais:
- Representante comercial: empresa sem funcionários que comercializa produtos e serviços (13% da base respondente);
- Loja virtual: revenda que comercializa os seus produtos apenas via site (5% da base respondente);
- Revenda de volume: comercializa produtos comoditizados de TI e/ou presta serviços mais básicos, visando atuar nos segmentos pessoas físicas e PMEs (36% da base respondente);
- Revenda de valor agregado (VAR): comercializa produtos e/ou presta serviços mais sofisticados, visando atuar nas médias e grandes empresas (41% da base respondente);
- Revenda de automação comercial: possui foco principal em automação comercial (5% da base respondente)
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