Imprensa

Partner Sales
Partner Sales Pulicado em 12 de jun 2023

Censo da Abradisti revela um crescimento na ordem de 9% no faturamento das revendas de informática em 2022

Reportagem da PartnerSales sobre o resultado do estudo destaca segmento com melhor desempenho em 2022: Revendas de Valor Agregado (VARs) com um crescimento de 15% no período, seguido pelo das lojas virtuais, com 14%

12/06/2023 17:34:00
Censo das Revendas na Imprensa

Os resultados do Censo das Revendas e o Encontro Anual da Abradisti foram destaque em matéria publicada pelo site PartnerSales e também da edição nº 168 da revista impressa, (acesse também a cobertura de outros canais no final deste artigo) que também esteve presente no evento. Acompanhe o conteúdo:

Em 25 de maio, a Abradisti realizou o seu 13º Encontro Anual, um evento presencial para a liderança de seus associados e convidados, e contou com a presença de mais de 100 pessoas em Alphaville (SP).

A programação contou com um panorama da entidade apresentado por Mariano Gordinho, presidente-executivo da entidade, seguido de uma palestra sobre Inovação e Futuro, apresentada por Claudenir Andrade, Diretor da unidade ISV da AFRAC e Diretor de Tecnologia e Inovação Grupo Elgin/Bematech, além da apresentação em primeira mão dos resultados dos Estudos da Abradisti por Ivair Rodrigues, fundador e diretor de Estudos de Mercado da IT Data.

No encontro, a Abradisti – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação – divulga a versão pública dos resultados da 12ª Edição do Estudo Setorial sobre o Mercado de Distribuição de TIC e do Censo das Revendas, promovidos pela entidade e realizados pela IT Data.

“Os dados dos levantamentos estão entre as principais ferramentas que ajudam os líderes do setor no planejamento estratégico e na correção de rota a partir do dia em que são divulgados. O Censo das Revendas há 12 anos ouve as revendas para entender como elas estão atuando, quais as estratégias, quais os desafios entre outros pontos que são aprofundados em mais de 20 perguntas. Na atual edição, foram ouvidos 1.408 revendedores, um número altamente relevante para retratar o setor TIC”, explica Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti.

Segundo Ivair Rodrigues, fundador e diretor de Estudos de Mercado da IT Data, empresa de pesquisa especializada responsável por esses levantamentos desde as primeiras edições, o ano de 2022 teve dois retratos. Houve um primeiro semestre aquecido com a pandemia controlada, a volta dos funcionários aos escritórios, muitos projetos de atualização e ampliação da infraestrutura de TI nas empresas, os novos projetos que foram desengavetados, entre outros fatores.

Além disso, o ano passado foi um período em que o segmento governamental gastou muito em projetos de educação, renovação da infraestrutura, cloud e segurança. Quando a Abradisti apresentou o resultado do Censo em maio de 2022, as revendas estavam com a expectativa de crescimento de 17%.

“Já no segundo semestre, o quadro mudou com o aumento da inadimplência tanto das pessoas físicas quanto jurídicas, aumento dos juros, uma forte instabilidade política, etc. Por isso, os resultados do segundo semestre foram inferiores aos do primeiro, algo raro neste mercado”, afirma Rodrigues.

Censo: resultados por segmento

Os bons resultados do ano foram impulsionados pelas revendas de valor agregado (VARs), cujo foco principal é em empresas maiores e na prestação de serviços diferenciados. Os VARs conseguiram crescer 15% no ano passado. Muitos de seus clientes, que tiveram projetos paralisados ou postergados durante 2020 e 2021, reativaram seus planos em 2022. Isso gerou alguma demanda para estas revendas, principalmente ligada à transformação digital, segurança, infraestrutura e inteligência artificial. As revendas com características de loja virtual também tiveram um crescimento expressivo de 14% em 2022.

Já as revendas de automação comercial cresceram 7% e se beneficiaram da migração gradual de parte do e-commerce para o comércio físico, que começou a voltar à normalidade apenas no segundo semestre de 2021. Em 2022, o comércio funcionou normalmente durante o ano e houve um crescimento significativo no número de empregos com carteira assinada neste segmento, alcançando 350 mil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na média de todas as 1.408 revendas entrevistadas, houve um crescimento de 30% no faturamento com comércio eletrônico, com o percentual deste faturamento das empresas com a atividade de comércio eletrônico passando de 6,7% para 8,7% no dado geral das entrevistadas.

Expectativas para 2023

Com relação a 2023, as revendas já vêm sentindo uma desaceleração do mercado desde junho do ano passado. A estimativa para este ano é de que o faturamento delas acompanhe a previsão da inflação, que é de 6%. Porém, novamente os VARs e as lojas virtuais esperam um resultado superior, com crescimento de 10% e 12%, respectivamente.

Em relação ao mercado de trabalho, 42% das revendas pretendem contratar novos funcionários em 2023. Apenas 7% pretendem demitir.

Definições de tipos de revendas participantes do Censo das Revendas:

  • Representante Comercial: empresa sem funcionário, que comercializa produtos e serviços.
  • Loja Virtual: revenda que comercializa os seus produtos apenas via site.
  • Revenda de Volume: revenda que comercializa produtos comoditizados de TI e/ou presta serviços mais básicos, visando atuar nos segmentos pessoas físicas e micro e pequenas empresas.
  • Revenda de Valor Agregado: revenda que comercializa produtos e/ou presta serviços mais sofisticados, visando atuar nas médias e grandes empresas.
  • Revenda de Automação Comercial: empresa que possui foco principal em Automação Comercial.

Serviços em destaque

21% das revendas que utilizavam o serviço de marketplace dos grandes varejistas mencionaram que foram prejudicadas pelos problemas financeiros do varejo. Por este motivo, há uma certa indefinição deste canal com relação à utilização deste serviço este ano. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados querem manter ou até ampliar a utilização. Mas 28% querem reduzir e 17% ainda estão com dúvidas.

De acordo com Ivair Rodrigues, é muito importante comparar o resultado da pesquisa deste ano com a do ano passado.

“Quando perguntamos quais os serviços de melhor performance em 2022 e comparamos com o ano anterior, verificamos muitas mudanças. Por exemplo, assistência técnica era apontada como principal serviço prestado em 2021. Em 2022, ela não aparece nem entre os 10 primeiros”, explica.

Outros serviços ganharam destaque em 2022 como help desk, integração de soluções, SaaS e terceirização. Em compensação, outros serviços ligados a home office, que foi destaque em 2021, perderam participação.

ESTUDO SETORIAL ABRADISTI

Faturamento dos Distribuidores de TIC cresce 3,2% em 2022

A ABRADISTI finalizou em maio a sua pesquisa anual junto aos Distribuidores de TIC, realizada também pela da IT Data. Os 49 associados da categoria Distribuidores da Abradisti entrevistados representam 76% de todo o mercado de TIC no Brasil (a entidade possui também as categorias Fabricantes e Parceiros Estratégicos, somando 65 associados atualmente).

Os distribuidores de TIC estimavam um crescimento de faturamento de 10% quando responderam à pesquisa do ano passado entre março e maio de 2022. Os resultados do primeiro semestre mostravam que este percentual de crescimento era bem realista. Mas os problemas políticos, principalmente com relação às eleições, e os econômicos, com o aumento da inflação e dos juros, frearam o mercado de TIC. Tanto que, pela primeira vez desde que a IT Data estuda esse mercado (há 18 anos), as vendas no segundo semestre foram inferiores às do primeiro.

De acordo com Ivair Rodrigues, da IT Data, alguns produtos muito importantes para os distribuidores não tiveram boa performance no segundo semestre como celulares, produtos de rede, produtos relacionados a game, etc.

O Estudo Setorial estima que o setor tenha movimentado R$28.9 bilhões em 2022, com um crescimento de 3,2%. Em 2021, o crescimento havia alcançado 14%. O número de funcionários do setor se manteve em 10.700.

Para compensar este baixo crescimento, os distribuidores associados à Abradisti colocaram mais foco em energia solar, o que fez com que o faturamento dos 49 membros distribuidores tenha crescido 9,6% no ano passado.

Os associados que responderam à pesquisa foram bem conservadores em suas projeções para este ano, devido ao momento político e econômico que o país atravessa. Por isso, a expectativa é de que haja um crescimento em seu faturamento de 2,8% em TIC em 2023.

No ano passado, o principal desafio apontado por 52% dos distribuidores da entidade foi com relação ao gerenciamento remoto dos funcionários. Como 75% dos distribuidores ainda adotam o modelo “home office” parcial, essa preocupação caiu para 29%. Em 2023, a taxa de juros foi apontada como o grande desafio para 62% dos entrevistados.

  • Esta reportagem está disponível para leitura na íntegra no site PartnerSales por meio do link:

https://www.partnersales.com.br/noticia/censo-da-abradisti-revela-um-crescimento-na-ordem-de-9-no-faturamento-das-revendas-de-informatica-em-2022

  • Leia também a reportagem publicada na edição 168 da versão impressa da PartnerSales:

https://issuu.com/partnersales/docs/partnersales_168_julho_2023

Acompanhe a repercusão do Censo das Revendas na Imprensa também pelos sites:

  • Infor Channel: Censo da Abradisti anuncia crescimento de 9% no faturamento das revendas de informática em 2022

https://inforchannel.com.br/2023/06/02/censo-da-abradisti-anuncia-crescimento-de-9-no-faturamento-das-revendas-de-informatica-em-2022/

  • TI Inside: Revendas de informática crescem 9%, aponta Censo da Abradisti

https://tiinside.com.br/02/06/2023/revendas-de-informatica-crescem-9-aponta-censo-da-abradisti

  • IT Forum: Faturamento do setor de distribuição no Brasil atinge R$ 28,9 bi em 2022

https://itforum.com.br/noticias/faturamento-distribuicao-tic-brasil-2022

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar