
Academia Abradisti mira na profissionalização da venda de valor na distribuição
Artigo de Mariano Gordinho na edição 193 da revista PartnerSales apresenta resultados da primeira fase do projeto de capacitação em parceria com a Channels’ University® – Online Campus by Roccato

* Por Mariano Gordinho
A Abradisti atacou uma dor clássica do setor: treinar além do produto. Com a Academia Abradisti, lançada em parceria com a Channels’ University® – Online Campus by Roccato, duas trilhas on‑demand foram oferecidas aos times de Marketing e Vendas das empresas associadas. A aposta foi deixar o conteúdo falar por si: experimentar para comprovar valor e formar embaixadores internos da capacitação profissional além do produto.
Os primeiros resultados validam a estratégia de lançamento do programa: 326 profissionais únicos geraram 521 inscrições e 230 certificações (quando escrevo, o número segue em evolução). Ao final dos cursos, 98% declararam que recomendariam a formação. Do universo de mais de 60 empresas associadas, esta primeira campanha contou com 20 empresas participantes. A amostra de lançamento demonstra o potencial para a formação dos colaboradores das empresas, para também chegar ao objetivo de oferecer qualificação do profissional a todos os canais de venda do mercado.
Treinamentos centrados em features não garantem mudança no discurso comercial. A proposta aqui é operacionalizar venda de valor e centralidade no cliente, encurtando a distância entre conhecer o portfólio e resolver o problema do cliente, com impacto em priorização, proposta e negociação. Há espaço grande para avançar. O primeiro ciclo provou valor, formou os primeiros embaixadores e nos dá base para escalar.
As trilhas são 100% on‑demand, com certificação a nível internacional ao final, e curadoria voltada à realidade dos canais. Foi feita campanha de voucher segmentada, tendo o exemplo da entrega de métricas para RH e lideranças. A comunicação pode ocorrer de forma combinada, com mensagem nominal ao colaborador e relatório por empresa (CNPJ) para o RH, contendo dados de cadastro, progresso e certificações.
Além do desconto especial para os colaboradores certificados da primeira fase, e de condições especiais de desconto para associados em geral no catálogo prioritário, a Academia Abradisti fará campanhas especiais e periódicas com foco em atender às necessidades do mercado em capacitação.
Por que importa para distribuidores e canais
Os dois primeiros cursos oferecidos foram: Técnicas de Venda de Valor – Essencial 2.0 e Experiência do Cliente – Customer Centricity 2.0.
O formato ajuda a padronizar o discurso de valor, reduzir o onboarding de novos vendedores, ou seja, diminuir o prazo para atingir metas com consistência, e ainda elevar conversão e ticket médio. No médio prazo, a Academia Abradisti pretende estender as ofertas também aos canais de revenda por meio de seus distribuidores.
*Mariano Gordinho é presidente-executivo da ABRADISTI – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação.
➡️ Empresas associadas interessadas em pacotes corporativos, com turmas fechadas, KPIs e relatórios executivos, podem contatar mkt@abradisti.org.br. A parceria acadêmica é com a Channels’ University® – Online Campus by Roccato
Este artigo também pode ser lido na íntegra na página 31 da edição 193, de outubro de 2025, da Revista PartnerSales on-line, pelo link abaixo: