Imprensa

Partner Sales
Partner Sales Pulicado em 09 de out 2023

A importância estratégica da remuneração no setor TIC

A edição 170 da Partner Sales traz um artigo assinado por Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti, que destaca a importância dos dados apurados na Pesquisa Salarial para a gestão de RH das empresas associadas

09/10/2023 17:34:53
A Importância estratégica da remuneração no setor de TIC

* Por Mariano Gordinho

Em agosto, apresentamos os resultados da 6ª Pesquisa Salarial Abradisti, realizada em parceria com a Remunerar, consultoria em remuneração estratégica. O estudo oferece aos associados parâmetros e dados relevantes, que podem ser aplicados na prática no dia a dia da gestão de Recursos Humanos.

Com mais de 3 mil informações salariais das 29 empresas associadas que participaram, tivemos um recorde de adesão, chegando a quase 50% das distribuidoras associadas. Somado a isso, o levantamento de 2023 foi ainda mais abrangente, passando de 64 cargos analisados em 2022 para um total de 87 cargos nesta edição. A pesquisa envolveu 3.031 funcionários, considerando a frequência de salários informados e 5.752 funcionários no efetivo total das empresas. Sem todos esses dados e a contribuição dos RHs das nossas associadas, esse trabalho não teria acontecido.

Quem participa tem acesso a informações privilegiadas, valiosas para a gestão, com uma tabulação confidencial de dados comparativos detalhados em relação às informações fornecidas. Cada empresa participante recebeu um relatório analítico individual e robusto, enviado diretamente pela Remunerar. A Abradisti não tem acesso aos dados de cada empresa, fazemos questão de manter a confidencialidade no compromisso com os participantes.

Com os dados do relatório, o gestor pode fazer uma simulação de custos de folha de pagamento, analisar e identificar eventuais desvios de valores de remuneração que estão abaixo do mercado. É possível também identificar e estudar caso a caso os profissionais que estejam com valores de remuneração acima do padrão em mais de 20%, por exemplo.

Destacamos cinco ponderações relevantes sobre práticas e concessões de benefícios apontados pela Remunerar neste ano:

  1. Importantíssimo avaliar, escutar e conhecer os públicos para os quais concedemos os benefícios;
  2. A percepção de valor de cada funcionário é muito diferente sobre cada um dos benefícios;
  3. Benefício é salário indireto;
  4. Não incidem impostos sobre valores gastos com benefícios e ainda há dedução;
  5. Não é benevolência ter uma robusta prática de RH ou benefícios, é uma questão de competitividade e visão de negócio para atrair e reter profissionais de valor na empresa.

Expresso aqui o nosso agradecimento a todos os associados que participaram desse estudo e seguem engajados, juntamente com a Abradisti, para aprimorarmos cada vez mais a gestão dos negócios em nosso setor.

* Mariano Gordinho é presidente-executivo da ABRADISTI – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação

➡️ Acesse aqui o Sumário Público de Resultados da 6ª Pesquisa Salarial Abradisti

Você pode ler o artigo na íntegra também na página 41 da edição 170 da Revista PartnerSales on-line.

Acesse abaixo:

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar