Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Grupos de Trabalho Abradisti: orientação e avanço para o setor de TI

Conheça o que são os Grupos de Trabalho da Abradisti e como suas ações orientam os processos de seus associados

20/03/2018 12:10

Entender o mercado e as leis é essencial para que sua empresa consiga criar estratégias mais assertivas. Porém, às vezes podem surgir dúvidas na hora de colocar os planejamentos em ação, certo?

É justamente para resolver essas questões e promover a troca de conhecimento dentro do setor de distribuição como um todo que a Abradisti promove uma série de Grupos de Trabalho, com debates que buscam identificar e promover as melhores práticas de gestão e negócios entre os associados.

O que são os Grupos de Trabalho da Abradisti?

Os grupos de Trabalhos da Abradisti são reuniões presenciais, promovem a discussão e a sinergia entre os integrantes do mercado de distribuição de TI, com a participação de especialistas e executivos das próprias empresas associadas.

Realizados em São Paulo, as ações procuram estimular o avanço e desenvolvimento da área, avaliando desafios, práticas e oportunidades que contribuam para a maior competitividade e rentabilidade do setor.

Quais são os Grupos?

Atualmente, a associação conta com 3 Grupos de Trabalho:

1) Encontro de Gestores de RH – o mais antigo dos Grupos de Trabalho da Abradisti, criado em 2010, tem como ênfase a discussão e apoio às estratégias de gestão de pessoas, retenção de talentos e capacitação interna.

Neste grupo, os destaques são o trabalho das Pesquisas de Base Salarial e processos de recrutamento e seleção de talentos.

2) Grupo Operacional e Tributário – também formado em 2010, a meta dessa reunião é apontar e estipular formas de recolhimento de impostos, importação e venda interestadual, alertando as empresas que compõem o setor sobre as melhores opções de negócios.

Entre os avanços obtidos nesta reunião estão a otimização do pagamento de taxas e tributações e o debate inicial de temas que, posteriormente, viraram grandes bandeiras de trabalho da Abradisti, como a não desoneração da folha de pagamento das distribuidoras e a isenção de PIS e COFINS dos itens de informática.

3) Análise de Risco de Crédito – formado em 2014, este grupo avalia os recursos para a concessão e utilização de crédito financeiro por parte dos associados.

Entre as pautas comuns estão dicas para a análise de perfil de compra dos clientes, gestão de recursos e a maximização das contas a receber.

Como funcionam?

Todas as atividades são agendadas previamente e contam com pautas de discussão definidas entre a Abradisti e os associados.

Para elevar o potencial do segmento, os encontros realizam a avaliação de temas do cotidiano, trazidos à pauta por consultores da Abradisti e pelas empresas associadas.

O trabalho inclui a pesquisa e apresentação de propostas e ações que ajudem as companhias a encontrarem opções para garantir mais eficácia e desempenho.

Quando eles ocorrem e como participar?

A agenda de encontros é extensa e acontece durante o ano inteiro. Para ter acesso, o melhor caminho para o associado é procurar a equipe responsável pelo departamento em sua empresa e pedir informações sobre calendário e temas pré-selecionados.

*Caso sua empresa ainda não seja uma associada da Abradisti, veja aqui como ser um sócio!

 Em relação aos eventos, especificamente, eles acontecem seguindo algumas regras:O Grupo de RH traz atividades a cada dois meses (sempre nos meses pares), com reuniões abertas a todos os profissionais ligados à área de recursos humanos dos associados.

 Já as ações do programa Operacional e Tributário também são bimestrais, mas ocorrem nos meses ímpares. O acesso é feito a partir de convites, abertos para todos os associados.

 A reunião de Análise de Crédito é mensal. Para participar, no entanto, é preciso ser associado e ser usuário do Portal de Crédito da Abradisti, que é operado pelo Boa Vista SCPC.

O que você ganha?

Ao participar dos Grupos de Trabalho, os associados podem tirar dúvidas e apresentar temas importantes para o avanço do segmento. Todos os encontros incluem:

 Participação de especialistas do mercado, que trazem dicas e regras essenciais para o sucesso da operação dos associados;

 Apoio de consultores da própria Abradisti, que estão disponíveis para aprofundar explicações em temas do dia a dia (mesmo que eles não estejam em pauta);

 Espaço para troca de experiência entre empresas de diferentes portes e regiões;

 Consultoria jurídica para suporte em questões pontuais e coletivas.

Se você trabalha em uma empresa associada e quer saber como participar de um de nossos Grupos de Trabalho, encontre a área de interesse dentro de seu setor, envie um e-mail para mkt@abradisti.org.br e coloque seu nome na lista!

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar