Grupo Tributário: simplificando a gestão fiscal da Distribuição de TI
Malaquias Filho, da Velans, fala sobre o papel do Grupo de Trabalho Tributário da Abradisti e como esta ação ajuda o organizar a gestão fiscal da distribuição de TI no Brasil
Quem é empreendedor no Brasil sabe que o desafio é diário: imagine, então, dar conta de todas as questões que envolvem uma grande operação fiscal?
Neste caso, qualquer ajuda é bem-vinda – e necessária. E é exatamente isso que Malaquias Filho, gerente de Controladoria da Velans Distribuidora, encontra no Grupo de Trabalho Tributário, da Abradisti.
O que faz o Grupo de Trabalho Tributário?
Presente nos encontros desde 2014, o executivo afirma que a principal função do Grupo de Trabalho Tributário é tirar dúvidas e simplificar a gestão fiscal das empresas de distribuição.
“O empreendedor brasileiro é um herói. Existem milhares de regras e processos tributários completamente desconhecidos da maior parte das empresas, até mesmo de quem já tem história no mercado. Por isso, a discussão é fundamental para simplificar o entendimento da rotina fiscal e para melhorar o resultado das companhias”, afirma o executivo.
As sessões são realizadas a cada 60 dias e trazem análises e exemplos práticos sobre mudanças na lei ou sobre propostas que ajudem a estimular o desempenho das operações.
Como simplificar a gestão fiscal da distribuição de TI?
De acordo com o especialista, a grande maioria das empresas sequer sabem se estão fazendo suas obrigações de forma correta.
“Há um amplo desconhecimento sobre o que é ou não permitido em diversos aspectos da lei fiscal brasileira. E há, também, divergências sobre os procedimentos para a tributação de vários produtos e serviços”, sinaliza Malaquias, para mostrar como o Grupo de Trabalho da Abradisti contribui para tornar mais claro o trabalho de todos os integrantes da cadeia de distribuição.
Além disso, vale lembrar, a associação mantém sempre um consultor jurídico à disposição dos associados, para tirar qualquer dúvida pontual a respeito do passo a passo do trabalho.
“Mesmo que você saiba que ao seu lado está um concorrente, o fato é que as discussões pelo bem comum do segmento são sempre importantes. Só assim todos nós poderemos ter condições realmente rentáveis para distribuir tecnologia a todo o Brasil”, finaliza.
Quer ver sua empresa dentro deste Grupo de Trabalho: então, acesse já o portfólio online da Abradisti e descubra como fazer parte de nossa associação! Esperamos você!