Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Formação e desenvolvimento profissional: As oportunidades de distribuição no Sul do país

O ano de 2013 fechou com 31 mil revendas de informática, segundo a 4ª Pesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), encomendado junto ao IT Data, uma das principais consultorias de análise de mercado em tecnologia do país. …

12/05/2014 11:21

Por Mariano Gordinho*

O ano de 2013 fechou com 31 mil revendas de informática, segundo a Pesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), encomendado junto ao IT Data, uma das principais consultorias de análise de mercado em tecnologia do país.

Notamos um leve recuo de dois pontos percentuais sobre o ano de 2012, indicando que cerca de 500 revendas deixaram de fazer negócios com as 70 distribuidoras brasileiras abordadas no estudo, que juntas representam mais de 95% do mercado.

Na distribuição geográfica, 58% das revendas estão na região Sudeste, enquanto 20% estão na região Sul e 12% no Nordeste. Com 5% e 2% estão as regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente. Esse dado é interessante para distribuidores poderem traçar estratégias regionais.

No Sul, formado por Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, que detém o segundo maior PIB do país, é onde se abriga um dos principais polos de empresas de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) do Brasil. Além disso, é o maior celeiro para treinamento e formação de profissionais voltados para desenvolvimento de TI.

Com a mão de obra deficitária no segmento e o mercado clamando por pessoas especializadas, os bootcamps de formação se aquecem, tendo os estados do Sul como a região que poderá acabar com o apagão de profissionais do setor.

 

Sabendo atuar neste momento favorável, agregando valor e expertise, a região Sul poderá se consolidar como os novos grandes centros de crescimento para o segmento de distribuição de produtos de TI nos próximos anos.

 

*Mariano Gordinho é presidente da ABRADISTI – Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI.