Componentes, PCs e Servidores lideram faturamento dos distribuidores
Pegue R$ 13,3 bilhões, reparta 74% à venda de hardwares, 11% software, 1% serviços e 14% de outros produtos, como suprimentos e acessórios. Assim está a divisão do faturamento dos Distribuidores de TI, segundo a 4ª Pesquisa Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).
Por Alberto Rodrigues*
Pegue R$ 13,3 bilhões, reparta 74% à venda de hardwares, 11% software, 1% serviços e 14% de outros produtos, como suprimentos e acessórios. Assim está a divisão do faturamento dos Distribuidores de TI, segundo a 4ª Pesquisa Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).
Ao olhar precisamente para esses números é possível identificar os produtos que possuem maior representatividade nos distribuidores. Os componentes, como placas-mãe, HDs, pentes de memória etc valeram-se da queda da ilegalidade e hoje são os maiores responsáveis pelo faturamento do setor com 16%.
Já os PCs e Servidores, antes líderes de vendas, recuaram dois pontos percentuais, mas mantiveram o faturamento por conta do aumento dos preços motivado pela alta do dólar. Suprimentos, com 7%, vêm se consolidando como uma alternativa para que revendedores tenham maior rentabilidade. As revendas encontraram uma fonte de renda com produtos de valores razoáveis que o varejo não quer vender, como impressoras.
A pesquisa da Abradisti ainda apontou que entre janeiro e setembro de 2013 foram importados mais de US$ 203 milhões em suprimentos de jato de tinta. No mesmo período, com uma elevação de 20% em relação à 2012, os suprimentos para impressão a laser alcançaram US$ 400 milhões. Confira a participação de cada produto no faturamento dos distribuidores:
Produtos |
% |
Componentes | 16% |
PCs e Servidores | 14% |
Produtos de rede | 12% |
Software | 11% |
Suprimentos | 7% |
Monitores eTVs | 6% |
Games (Hardware e Software) | 5% |
Impressão | 5% |
Mobilidade (celulares e tablets) | 5% |
Acessórios | 3% |
Telefonia | 3% |
Energia | 2% |
Cine e Foto | 0,5% |
Cloud Computing | 0,5% |
Outros | 10% |
O momento é a oportunidade ideal para os distribuidores balizarem seus negócios, criarem mix de produtos e atuarem cada vez mais focados em resultados.
*Alberto Rodrigues é vice presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de TI – Abradisti