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Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Componentes, PCs e Servidores lideram faturamento dos distribuidores

Pegue R$ 13,3 bilhões, reparta 74% à venda de hardwares, 11% software, 1% serviços e 14% de outros produtos, como suprimentos e acessórios. Assim está a divisão do faturamento dos Distribuidores de TI, segundo a 4ª Pesquisa Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).

10/06/2014 16:47

Por Alberto Rodrigues*

Pegue R$ 13,3 bilhões, reparta 74% à venda de hardwares, 11% software, 1% serviços e 14% de outros produtos, como suprimentos e acessórios. Assim está a divisão do faturamento dos Distribuidores de TI, segundo a 4ª Pesquisa Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).

Ao olhar precisamente para esses números é possível identificar os produtos que possuem maior representatividade nos distribuidores. Os componentes, como placas-mãe, HDs, pentes de memória etc valeram-se da queda da ilegalidade e hoje são os maiores responsáveis pelo faturamento do setor com 16%.

Já os PCs e Servidores, antes líderes de vendas, recuaram dois pontos percentuais, mas mantiveram o faturamento por conta do aumento dos preços motivado pela alta do dólar. Suprimentos, com 7%, vêm se consolidando como uma alternativa para que revendedores tenham maior rentabilidade. As revendas encontraram uma fonte de renda com produtos de valores razoáveis que o varejo não quer vender, como impressoras.

A pesquisa da Abradisti ainda apontou que entre janeiro e setembro de 2013 foram importados mais de US$ 203 milhões em suprimentos de jato de tinta. No mesmo período, com uma elevação de 20% em relação à 2012, os suprimentos para impressão a laser alcançaram US$ 400 milhões. Confira a participação de cada produto no faturamento dos distribuidores:

 

Produtos

%

Componentes 16%
PCs e Servidores 14%
Produtos de rede 12%
Software 11%
Suprimentos 7%
Monitores eTVs 6%
Games (Hardware e Software) 5%
Impressão 5%
Mobilidade (celulares e tablets) 5%
Acessórios 3%
Telefonia 3%
Energia 2%
Cine e Foto 0,5%
Cloud Computing 0,5%
Outros 10%

 

O momento é a oportunidade ideal para os distribuidores balizarem seus negócios, criarem mix de produtos e atuarem cada vez mais focados em resultados.

*Alberto Rodrigues é vice presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de TI – Abradisti