Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Componentes, PCs e Servidores lideram faturamento dos distribuidores

Pegue R$ 13,3 bilhões, reparta 74% à venda de hardwares, 11% software, 1% serviços e 14% de outros produtos, como suprimentos e acessórios. Assim está a divisão do faturamento dos Distribuidores de TI, segundo a 4ª Pesquisa Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).

18/07/2014 09:52

Por Alberto Rodrigues*

Pegue R$ 13,3 bilhões, reparta 74% à venda de hardwares, 11% software, 1% serviços e 14% de outros produtos, como suprimentos e acessórios. Assim está a divisão do faturamento dos Distribuidores de TI, segundo a 4ª Pesquisa Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).

Ao olhar precisamente para esses números é possível identificar os produtos que possuem maior representatividade nos distribuidores. Os componentes, como placas-mãe, HDs, pentes de memória etc valeram-se da queda da ilegalidade e hoje são os maiores responsáveis pelo faturamento do setor com 16%.

Já os PCs e Servidores, antes líderes de vendas, recuaram dois pontos percentuais, mas mantiveram o faturamento por conta do aumento dos preços motivado pela alta do dólar. Suprimentos, com 7%, vêm se consolidando como uma alternativa para que revendedores tenham maior rentabilidade. As revendas encontraram uma fonte de renda com produtos de valores razoáveis que o varejo não quer vender, como impressoras.

A pesquisa da Abradisti ainda apontou que entre janeiro e setembro de 2013 foram importados mais de US$ 203 milhões em suprimentos de jato de tinta. No mesmo período, com uma elevação de 20% em relação à 2012, os suprimentos para impressão a laser alcançaram US$ 400 milhões. Confira a participação de cada produto no faturamento dos distribuidores:

Produtos

%

Componentes

16%

PCs e Servidores

14%

Produtos de rede

12%

Software

11%

Suprimentos

7%

Monitores eTVs

6%

Games (Hardware e Software)

5%

Impressão

5%

Mobilidade (celulares e tablets)

5%

Acessórios

3%

Telefonia

3%

Energia

2%

Cine e Foto

0,5%

Cloud Computing

0,5%

Outros

10%

O momento é a oportunidade ideal para os distribuidores balizarem seus negócios, criarem mix de produtos e atuarem cada vez mais focados em resultados.

*Alberto Rodrigues é vice presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de TI – Abradisti