Como a Abradisti ajuda a modernizar os processos da distribuição de TI no Brasil
Com os Grupos de Trabalho, associação discute a evolução de diferentes áreas da distribuição, incluindo o RH. Em entrevista exclusiva ao nosso Blog, Rejane Silva, gerente de RH da SND, fala como o departamento pode ser a chave para o crescimento do setor
Você que vende TI já parou para pensar em tudo que mudou nos últimos 10 anos? Quantos produtos e serviços que hoje são fundamentais para sua empresa e em 2008 ainda não existiam?
Certamente muitos.
Por outro lado, é bem possível que as mudanças dentro de sua empresa não tenham acontecido no mesmo ritmo. E mais: boa parte das soluções que você vende talvez ainda nem esteja em uso no seu dia a dia…
É justamente para mudar esse cenário que a Abradisti tem atuado, com seus Grupos de Trabalho, para modernizar os processos da distribuição de TI no Brasil, trazendo informação e eficiência às principais áreas deste mercado.
Um exemplo desse suporte é o Grupo de RH da Abradisti. Quer ver por quê?
>> Veja mais: Grupos de Trabalho Abradisti – orientação e avanço para o setor de TI
Atualização e Evolução: o RH como chave para o crescimento da distribuição
Um segmento que tem como produto principal a inovação não pode manter sistemas arcaicos como base de seu trabalho.
É com esse pensamento, que o Grupo de Trabalho para RH ajuda a levar práticas inovadoras a nossos associados.
Rejane Silva, gerente do departamento de RH da SND, é uma das que mais defendem essa ideia.
Integrante desde o início do GT, a executiva avalia que encontrar formas mais adequadas para o mercado de distribuição acompanhar as transformações do mundo são fundamentais para garantir o sucesso a longo prazo do segmento.
“Antes de criarmos este Grupo de Trabalho com a Abradisti, a maior parte das empresas de distribuição usavam sistemas obsoletos e incompletos. Com nossas conversas e análises, porém, conseguimos identificar melhores opções para simplificar e otimizar a rotina”, diz.
A explicação, segundo a especialista, é simples: ampliar o diálogo e ver pontos em comum para quem faz parte do ambiente de distribuição ajuda a gerar mais inteligência e resultado.
“O que fazemos, em outras palavras, é ampliar a sintonia entre diferentes grupos de interesse, identificando quais práticas e opções são mais válidas para cada um”, completa Rejane.
Cooperação para mudar os processos da distribuição de TI no Brasil
As discussões dentro do GT de RH acontecem presencialmente, a cada 2 meses, e de forma online, diariamente.
O objetivo dessa conversa ativa é compartilhar conteúdo e situações cotidianas, fomentando a interação entre os participantes.
“Há um grande senso de cooperação, que nos ajuda tanto a resolver problemas do dia a dia, quanto para identificar demandas maiores, que são levadas como reivindicações à Abradisti”, conta Rejane, lembrando de conquistas como o desenvolvimento de uma pesquisa salarial anual e de transformações nos modelos de seleção e retenção de talentos das empresas.
Quanto mais, melhor
Cooperar com um concorrente pode soar estranho para alguns. Rejane, porém, avisa: “quanto mais dividimos as ideias, mais podemos melhorar o desempenho de nossas empresas”.
Ainda mais porque é bom lembrar que o GT de RH não obriga o participante a adotar alguma estratégia. “Definimos manuais de melhores práticas, mas cada empresa decide o que usar ou não”, reforça a gerente da SND.
“Quanto mais revendas, distribuidoras e fabricantes participando, melhor será o resultado final para todos”, finaliza.
E a sua empresa também pode ajudar no avanço da distribuição de TI no Brasil! Veja o que Abradisti faz e descubra como podemos, juntos, trabalhar pelo avanço do seu negócio.