Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

A Importância de ser seguro

Notícias de bancos sofrendo ataques cibernéticos ou falhas no sistema de TI têm acontecido com certa frequência, deixando clientes e acionistas frustrados. Exemplo de que, sempre, segurança precisa receber a devida atenção.

12/02/2020 12:17:23

*Por Lucas Porto

Infelizmente, a sensação às vezes é de que parte das empresas trata desse tema como um acessório e dedica apenas o mínimo necessário para o funcionamento das coisas. Esta economia se torna bem cara eventualmente, o resultado pode ser até mesmo perder o controle do sistema.

Nos últimos dois anos, pudemos observar um aumento na receita dos canais de vendas. Parte desse aumento veio de produtos para recuperação, prevenção de perdas e proteção de dados. Mais recentemente aumentaram as vendas de sistemas de gerenciamento de armazenamento e mídias de armazenamento – como flash arrays e NAS (network attached storage) systems.

Parte desse aumento foi a demanda em SMB e consumidores finais certamente com a necessidade de armazenar dados com segurança.

Cloud computing e segurança

Em 2017 as pesquisas de opinião em alguns eventos internacionais apontaram CLOUD COMPUTING como a maior oportunidade de negócios seguido por produtos e serviços de segurança eletrônica.

Novamente, na segunda quinzena de Novembro de 2019, a Veritas trouxe em seu próprio evento esses tópicos enquanto falava dos desafios para os clientes: “Nesses desafios estão inclusos o esperado aumento de volume de dados e dos ataques cibernéticos (também mais direcionados) – especialmente com ransomware”.

Ou seja, fique atento aos e-mails solicitando para você cancelar sua assinatura com a Netflix ou outro serviço do tipo!

Apontando para o uso mais amplo de integração na nuvem (cloud), o outro comentário importante do evento foi: “Mesmo que você tenha sua estrutura própria de centralização dos dados ou use uma nuvem privada ou pública de armazenamento, o back up dos seus dados na nuvem continua sob sua responsabilidade e não do provedor do serviço”.

A regulamentação dos dados também foi assunto. Nós sabemos que a LGPD no Brasil e GDPR na Europa acabou virando um alerta nesse sentido para muitas empresas e que vai além, pois deve-se lidar com as regras das regiões de atuação.

O último desafio mencionado no evento foi sobre a operação em paralelo dos antigos e novos recursos tecnológicos, a complexidade moderna que as empresas têm que lidar.

Contudo existem recursos disponíveis no mercado para que as empresas enfrentem esses desafios, que acabam sendo uma boa oportunidade de negócios para o canal de vendas. E sobre os bancos de que falamos aqui no começo, esperamos que criem uma estrutura para recuperação de dados consultando os canais especializados no assunto.

*Lucas Porto é Country Manager Brasil da CONTEXT World

 

 

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar