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Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Categoria de “outros produtos” segue crescendo nas vendas dos distribuidores de TI e Informática, aponta estudo Abradisti

5ª Pesquisa da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação traz panorama da distribuição, que encerra o ano com faturamento de R$ 12,6 bilhões

16/12/2014 11:37

5ª Pesquisa da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação traz panorama da distribuição, que encerra o ano com faturamento de R$ 12,6 bilhões

Ano de Copa do Mundo, eleições e instabilidade do câmbio refletiram em baixa no setor de distribuição de tecnologia da informação e informática, que regrediu quatro pontos percentuais em relação a 2013. O segmento deve fechar 2014 com faturamento de R$ 12,6 bilhões, de acordo com a Pesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI e o 4º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), encomendado junto ao IT Data, uma das principais consultorias de análise de mercado em tecnologia do país.

“Foi um ano bastante complicado, aquém do esperado na relação de comportamento dos negócios. As incertezas econômicas do país, atreladas ao calendário corrido, fizeram com que muitas empresas congelassem seus investimentos, refletindo diretamente em nosso setor”, afirma Mariano Gordinho, diretor executivo da Abradisti.

Hardwares diminuem participação – “outros produtos” seguem crescendo

Pelo segundo ano seguido, o faturamento com hardwares vem caindo nos distribuidores de TI. Em 2014 representou 71% frente a 74% do ano passado e 81% de 2012.

No movimento contrário, a categoria ‘outros produtos’ preenche a lacuna de itens que não têm destaque nas maiores magazines, mas já representa 16% de todos os negócios do setor, com crescimento de dois pontos percentuais no comparativo a 2013.

A venda de software teve uma ligeira alta, passado de 11% para 12%, enquanto a prestação de serviços por parte dos distribuidores se manteve com 1% da renda total.

Games: a bola da vez

Apesar da retração nas vendas dos distribuidores, os negócios envolvendo games aumentaram para 6% sua participação do faturamento total, seguindo na contramão de todas as outras categorias que caíram ou mantiveram-se estáveis.

Principal produto de comercialização, os componentes recuram um ponto percentual e ficaram com 15%, enquanto os PCs e servidores também diminuíram de 14% para 13%.

Nordeste em destaque nas vendas

Na análise das negociações por parte das revendas, o mercado apresentou uma leve alta, passando de 7,2% em 2013 para 7,3%. O crescimento só foi impulsionado pelo desenvolvimento do Nordeste, que pulou de 9% para 15,9%, enquanto outras regiões mais ricas como Sul e Sudeste observaram queda no faturamento.

“Atualmente apenas 20% do faturamento do Distribuidor vêm do Nordeste, mas a região está cada vez mais se mostrando como um grande potencial de investimentos e negócios”, explicou Gordinho.

Mercado corporativo é fato consumado

Em 2014, o atendimento ao mercado corporativo tornou-se uma realidade para as revendas, representando 51% do faturamento. Um reflexo disso é o aumento da prestação de serviços (35,2%) que ultrapassou a venda de hardwares (31,5%) na receita das lojas especializadas.

“Houve um movimento por mais profissionalização das revendas para identificar oportunidades e atender as demandas das empresas”, comenta o executivo.

Confira outros números importantes trazidos pela 5ª Pesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI e o 4º Censo de Revendas

  • Estimam-se mais de 30 mil revendas no Brasil
  • 25% das revendas possuem apenas 1 funcionário e 68% possuem até 5 funcionários
  • 66% das revendas possuem site, mas apenas 20% fazem comércio eletrônico.
  • A venda de desktops representa 25% de todo o faturamento das revendas
  • 11% das revendas atendem ao Governo
  • Apenas 16% das revendas oferecem serviços em Cloud Computing
  • Os Distribuidores são responsáveis por 98% dos componentes encontrados no mercado

 

Sobre a ABRADISTI

A ABRADISTI – Associação Brasileira de Distribuidores de TI (Tecnologia da Informação) – nasceu em 2010 com o objetivo de fomentar crescimento da cadeia de fornecimento em TI. A Associação foi criada para que o mercado brasileiro entenda o papel do segmento de Distribuição na área de tecnologia da informação no país, bem como sua relevância para a movimentação do setor. Os associados contam com o Selo de Certificação ABRADISTI, que poderá ser divulgado pelas empresas associadas como forma de dar maior credibilidade às organizações que apoiam e suportam as iniciativas da Associação. Para mais informações, acesse: www.abradisti.org.br

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